Aprendizagem socioemocional, personalidade e bem-estar subjectivo em crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11067/3590 |
Resumo: | Resumo: A investigação tem revelado que a aprendizagem socioemocional está relacionada com o bem-estar subjetivo e este com a personalidade. Pouco se sabe, porém, acerca da relação entre personalidade e aprendizagem socioemocional. O objetivo deste estudo foi avaliar: a) a relação entre aprendizagem socioemocional e personalidade b) a relação entre aprendizagem socioemocional e bem-estar subjetivo; e c) diferenças de género na aprendizagem socioemocional. Participaram neste estudo 701 crianças, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos (M=10.93; DP=0.731), de 5 escolas do Distrito do Porto. A aprendizagem socioemocional foi avaliada através da versão portuguesa da Escala de Aprendizagem Socioemocional. A personalidade foi avaliada através da versão portuguesa do Inventário de Temperamento e Carácter (TCI Júnior). Para a avaliação do bem-estar subjetivo foram utilizados quatro instrumentos: Escala Breve de Satisfação com a Vida; Escala Breve de Satisfação com o Suporte Social; Escala de Tonalidade Emocional e a KIDSCREEN10. Os resultados revelaram que a aprendizagem socioemocional está positivamente relacionada com a personalidade ao nível de duas dimensões de temperamento, a dependência de recompensa e a persistência, e com todas as dimensões de caráter, a autodiretividade, a cooperação e a autotranscendência. Verificou-se que a aprendizagem socioemocional está negativamente relacionada com as dimensões de temperamento, procura de novidade e evitamento de perigo. Entre aprendizagem socioemocional e bem-estar subjetivo registou-se também uma correlação positiva (à exceção do afeto negativo). Entre géneros registou-se uma diferença significativa ao nível da aprendizagem socioemocional, com valores mais elevados no sexo feminino. Estes resultados têm importantes implicações práticas, nomeadamente ao nível da promoção de competências sociais e emocionais e do bem-estar subjetivo. |
id |
RCAP_d2c98691fcd154c630371bd9bfda3f1b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/3590 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprendizagem socioemocional, personalidade e bem-estar subjectivo em criançasPsicologiaPsicologia clínicaBem-estar - Aspectos psicológicosAvaliação psicológicaTeste psicológico - Escala de Aprendizagem SocioemocionalTeste Psicológico - Inventário de Temperamento e Carácter-Júnior (JTCI)Teste Psicológico - Escala breve de satisfação com a vida (EBVS)Teste Psicológico - Escala Breve de Satisfação com o Suporte Social (EBSSS)Teste Psicológico - Escala de Tonalidade EmocionalResumo: A investigação tem revelado que a aprendizagem socioemocional está relacionada com o bem-estar subjetivo e este com a personalidade. Pouco se sabe, porém, acerca da relação entre personalidade e aprendizagem socioemocional. O objetivo deste estudo foi avaliar: a) a relação entre aprendizagem socioemocional e personalidade b) a relação entre aprendizagem socioemocional e bem-estar subjetivo; e c) diferenças de género na aprendizagem socioemocional. Participaram neste estudo 701 crianças, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos (M=10.93; DP=0.731), de 5 escolas do Distrito do Porto. A aprendizagem socioemocional foi avaliada através da versão portuguesa da Escala de Aprendizagem Socioemocional. A personalidade foi avaliada através da versão portuguesa do Inventário de Temperamento e Carácter (TCI Júnior). Para a avaliação do bem-estar subjetivo foram utilizados quatro instrumentos: Escala Breve de Satisfação com a Vida; Escala Breve de Satisfação com o Suporte Social; Escala de Tonalidade Emocional e a KIDSCREEN10. Os resultados revelaram que a aprendizagem socioemocional está positivamente relacionada com a personalidade ao nível de duas dimensões de temperamento, a dependência de recompensa e a persistência, e com todas as dimensões de caráter, a autodiretividade, a cooperação e a autotranscendência. Verificou-se que a aprendizagem socioemocional está negativamente relacionada com as dimensões de temperamento, procura de novidade e evitamento de perigo. Entre aprendizagem socioemocional e bem-estar subjetivo registou-se também uma correlação positiva (à exceção do afeto negativo). Entre géneros registou-se uma diferença significativa ao nível da aprendizagem socioemocional, com valores mais elevados no sexo feminino. Estes resultados têm importantes implicações práticas, nomeadamente ao nível da promoção de competências sociais e emocionais e do bem-estar subjetivo.Abstract: Investigation has been exposing that socioemotional functioning is closely related to subjective well-being, which in turn is related to personality. Yet little is known about the relationship between personality and socioemotional skills. The purpose of this study has been to assess: a) the connection between socioemotional learning and personality; b) the relationship between socioemotional learning and subjective well-being; c) gender differences in socioemotional learning. The sample consisted of 701 students from both genders, aged between 10 and 12 years old (M=10.93; DP=0.731), attending 5 different schools in Oporto. Social-emotional learning has been assessed by using the Portuguese version of the social-emotional learning scale. Personality has been assessed by using the Portuguese version of the JTCI (Junior Temperamental and Character Inventory). In order to assess subjective well-being four instruments were used: Brief Satisfaction Life Scale, Brief Satisfaction Social Support Scale, Emotional Tonality Scale and KIDSCREEN10. The results have shown that socioemotional learning and personality have a positive relation between two temperamental dimensions, reward dependency and persistence, and with all character dimensions, self-directedness, cooperativeness and self-transcendence. It was shown that socioemotional learning is negatively related to the temperamental dimensions, novelty search and harm avoidance. Regarding the relationship between socioemotional learning and subjective well-being, the observed correlation was also a positive one, with the exception of the negative affection dimension. It was observed a significant difference between genders in socioemotional learning, with higher values in the feminine gender. These results have important practical implications, on the social and emotional skills dimensions and subjective well-being.2017-11-14T17:41:45Z2017-11-142017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/3590http://hdl.handle.net/11067/3590TID:201728168pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Andreia Sofia Faria dereponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:44:07Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/3590Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:25:08.143864Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem socioemocional, personalidade e bem-estar subjectivo em crianças |
title |
Aprendizagem socioemocional, personalidade e bem-estar subjectivo em crianças |
spellingShingle |
Aprendizagem socioemocional, personalidade e bem-estar subjectivo em crianças Melo, Andreia Sofia Faria de Psicologia Psicologia clínica Bem-estar - Aspectos psicológicos Avaliação psicológica Teste psicológico - Escala de Aprendizagem Socioemocional Teste Psicológico - Inventário de Temperamento e Carácter-Júnior (JTCI) Teste Psicológico - Escala breve de satisfação com a vida (EBVS) Teste Psicológico - Escala Breve de Satisfação com o Suporte Social (EBSSS) Teste Psicológico - Escala de Tonalidade Emocional |
title_short |
Aprendizagem socioemocional, personalidade e bem-estar subjectivo em crianças |
title_full |
Aprendizagem socioemocional, personalidade e bem-estar subjectivo em crianças |
title_fullStr |
Aprendizagem socioemocional, personalidade e bem-estar subjectivo em crianças |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem socioemocional, personalidade e bem-estar subjectivo em crianças |
title_sort |
Aprendizagem socioemocional, personalidade e bem-estar subjectivo em crianças |
author |
Melo, Andreia Sofia Faria de |
author_facet |
Melo, Andreia Sofia Faria de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Andreia Sofia Faria de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Psicologia clínica Bem-estar - Aspectos psicológicos Avaliação psicológica Teste psicológico - Escala de Aprendizagem Socioemocional Teste Psicológico - Inventário de Temperamento e Carácter-Júnior (JTCI) Teste Psicológico - Escala breve de satisfação com a vida (EBVS) Teste Psicológico - Escala Breve de Satisfação com o Suporte Social (EBSSS) Teste Psicológico - Escala de Tonalidade Emocional |
topic |
Psicologia Psicologia clínica Bem-estar - Aspectos psicológicos Avaliação psicológica Teste psicológico - Escala de Aprendizagem Socioemocional Teste Psicológico - Inventário de Temperamento e Carácter-Júnior (JTCI) Teste Psicológico - Escala breve de satisfação com a vida (EBVS) Teste Psicológico - Escala Breve de Satisfação com o Suporte Social (EBSSS) Teste Psicológico - Escala de Tonalidade Emocional |
description |
Resumo: A investigação tem revelado que a aprendizagem socioemocional está relacionada com o bem-estar subjetivo e este com a personalidade. Pouco se sabe, porém, acerca da relação entre personalidade e aprendizagem socioemocional. O objetivo deste estudo foi avaliar: a) a relação entre aprendizagem socioemocional e personalidade b) a relação entre aprendizagem socioemocional e bem-estar subjetivo; e c) diferenças de género na aprendizagem socioemocional. Participaram neste estudo 701 crianças, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos (M=10.93; DP=0.731), de 5 escolas do Distrito do Porto. A aprendizagem socioemocional foi avaliada através da versão portuguesa da Escala de Aprendizagem Socioemocional. A personalidade foi avaliada através da versão portuguesa do Inventário de Temperamento e Carácter (TCI Júnior). Para a avaliação do bem-estar subjetivo foram utilizados quatro instrumentos: Escala Breve de Satisfação com a Vida; Escala Breve de Satisfação com o Suporte Social; Escala de Tonalidade Emocional e a KIDSCREEN10. Os resultados revelaram que a aprendizagem socioemocional está positivamente relacionada com a personalidade ao nível de duas dimensões de temperamento, a dependência de recompensa e a persistência, e com todas as dimensões de caráter, a autodiretividade, a cooperação e a autotranscendência. Verificou-se que a aprendizagem socioemocional está negativamente relacionada com as dimensões de temperamento, procura de novidade e evitamento de perigo. Entre aprendizagem socioemocional e bem-estar subjetivo registou-se também uma correlação positiva (à exceção do afeto negativo). Entre géneros registou-se uma diferença significativa ao nível da aprendizagem socioemocional, com valores mais elevados no sexo feminino. Estes resultados têm importantes implicações práticas, nomeadamente ao nível da promoção de competências sociais e emocionais e do bem-estar subjetivo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-14T17:41:45Z 2017-11-14 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11067/3590 http://hdl.handle.net/11067/3590 TID:201728168 |
url |
http://hdl.handle.net/11067/3590 |
identifier_str_mv |
TID:201728168 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136733225287680 |