Ritos de comunhão do Ordo missae : horizontes de teologia prática da celebração segundo a reforma promovida pelo Concílio Vaticano II
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/27760 |
Resumo: | A presente investigação teve como ponto de partida a análise dos Ritos da Comunhão do Ordo Missae. Por isso, pretendemos primeiramente apresentar um apontamento histórico sobre o Ordo Missae. Através disso, pudemos ver o desenvolvimento ritual da celebração da Missa, desde a Última Ceia de Jesus com os apóstolos até à reforma operada pelo Concílio Vaticano II. Ao mesmo tempo, e não pretendendo ser apenas um trabalho de âmbito histórico, apresentamos cada rito, desde o Pai-Nosso até à Oração Pós-Comunhão, com o seu desenvolvimento ritual, bem como o seu caráter teológico. Procurámos ainda com este trabalho elaborar uma mistagogia dos ritos da comunhão, com base numa espiritualidade eucarística. Apesar de tanto se ter falado e escrito acerca da Eucaristia, é necessária uma melhor vivência eucarística. Para isso, tivemos em conta que era necessário um “caráter prático” e por isso fomos colocando alguns elementos necessários para uma melhor vivência da Comunhão (no sentido em que só analizámos os Ritos da Comunhão), da sua prática mais frequente, que nos faz ser Igreja e nos envia em Missão. Podemos, assim, reconhecer que a Eucaristia é o alimento que acompanha a peregrinação dos cristãos, até ao encontro com o Senhor vivo e glorioso. |
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Ritos de comunhão do Ordo missae : horizontes de teologia prática da celebração segundo a reforma promovida pelo Concílio Vaticano IIEucaristiaRitos da ComunhãoMistagogiaEspiritualidadeMissãoIgrejaEucharistRites of CommunionMystagogySpiritualityMissionChurchDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoA presente investigação teve como ponto de partida a análise dos Ritos da Comunhão do Ordo Missae. Por isso, pretendemos primeiramente apresentar um apontamento histórico sobre o Ordo Missae. Através disso, pudemos ver o desenvolvimento ritual da celebração da Missa, desde a Última Ceia de Jesus com os apóstolos até à reforma operada pelo Concílio Vaticano II. Ao mesmo tempo, e não pretendendo ser apenas um trabalho de âmbito histórico, apresentamos cada rito, desde o Pai-Nosso até à Oração Pós-Comunhão, com o seu desenvolvimento ritual, bem como o seu caráter teológico. Procurámos ainda com este trabalho elaborar uma mistagogia dos ritos da comunhão, com base numa espiritualidade eucarística. Apesar de tanto se ter falado e escrito acerca da Eucaristia, é necessária uma melhor vivência eucarística. Para isso, tivemos em conta que era necessário um “caráter prático” e por isso fomos colocando alguns elementos necessários para uma melhor vivência da Comunhão (no sentido em que só analizámos os Ritos da Comunhão), da sua prática mais frequente, que nos faz ser Igreja e nos envia em Missão. Podemos, assim, reconhecer que a Eucaristia é o alimento que acompanha a peregrinação dos cristãos, até ao encontro com o Senhor vivo e glorioso.This research had as its starting point the analysis of the Rites of Communion of the Ordo Missae. Therefore, we intend to present first an historical note on the Ordo Missae. Through this, we could see the ritual development of the celebration of the Mass, since the Last Supper of Jesus with the apostles until the reform operated by the Second Vatican Council. At the same time, and not pretending to be just a work of historical context, we present each rite, since Our Father until the Post-Communion Prayer, with its ritual development, as well as its theological character. We intend also with this work to develop a mystagogy of the rites of Holy Communion, on the basis of an eucharistic spirituality. Although much has been said and written about the Eucharist, there is a need for better living the eucharist. To this, we have taken into account that what was needed was a "practical character" and that is why we have been putting some elements needed for a better experience of Communion (in the sense that we only analyzed the rites of Communion), from its more frequent practice, which makes us be Church and sends us on Mission. We can, thus, recognize that the Eucharist is the food that accompanies the peregrination of Christians, until to the encounter with the alive and glorious Lord.Carvalho, Joaquim Augusto Félix deVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaRodrigues, Diogo André Costa2019-06-17T10:33:05Z2017-10-1820172017-10-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/27760TID:202016080porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:33:20Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/27760Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:22:13.737339Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A presente investigação teve como ponto de partida a análise dos Ritos da Comunhão do Ordo Missae. Por isso, pretendemos primeiramente apresentar um apontamento histórico sobre o Ordo Missae. Através disso, pudemos ver o desenvolvimento ritual da celebração da Missa, desde a Última Ceia de Jesus com os apóstolos até à reforma operada pelo Concílio Vaticano II. Ao mesmo tempo, e não pretendendo ser apenas um trabalho de âmbito histórico, apresentamos cada rito, desde o Pai-Nosso até à Oração Pós-Comunhão, com o seu desenvolvimento ritual, bem como o seu caráter teológico. Procurámos ainda com este trabalho elaborar uma mistagogia dos ritos da comunhão, com base numa espiritualidade eucarística. Apesar de tanto se ter falado e escrito acerca da Eucaristia, é necessária uma melhor vivência eucarística. Para isso, tivemos em conta que era necessário um “caráter prático” e por isso fomos colocando alguns elementos necessários para uma melhor vivência da Comunhão (no sentido em que só analizámos os Ritos da Comunhão), da sua prática mais frequente, que nos faz ser Igreja e nos envia em Missão. Podemos, assim, reconhecer que a Eucaristia é o alimento que acompanha a peregrinação dos cristãos, até ao encontro com o Senhor vivo e glorioso. |
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