Aprendizagem Grupal: o estado da arte através de uma revisão bibliométrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Rita Barros da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/96461
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_d2da96bbf25dfa44235099ca0b9dbcfc
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/96461
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagem Grupal: o estado da arte através de uma revisão bibliométricaTeam Learning: the state of the art through a bibliometric reviewAprendizagem GrupalAnálise BibliométricaKeyword SearchVOSviewerTeam LearningBibliometric analysisKeyword SearchVOSviewerDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoCom o presente trabalho pretendemos analisar o estado da arte da temática da Aprendizagem Grupal, no período temporal compreendido entre 2010 e 2020, através de uma análise bibliométrica. Para aceder aos trabalhos considerados mais significativos acerca do tema, procedemos à realização de uma “Keyword Search”, com um total de 570 publicações, recorrendo às bases SSCI e ESCI, incorporadas na base de dados Web of Science e aos mapas de ligações bibliométricas do software informático VOSviewer. Os resultados revelam um aumento do número de publicações ao longo da década, sendo que na sua maioria são trabalhos empíricos. Identificaram-se os autores e os artigos de referência na investigação da aprendizagem grupal, as revistas e os países que mais publicaram acerca do tópico e, ainda, os temas e variáveis mais relacionadas com a aprendizagem grupal. Posteriormente, realizamos uma análise ao conteúdo de 19 publicações selecionadas da amostra recolhida no passo anterior, que nos permitiu recolher informação acerca dos aspetos mais referidos na definição de aprendizagem grupal, bem como as variáveis com que mais se tem relacionado. Por fim, analisamos a evolução do conceito tendo por base no Modelo de Evolução dos Conceitos de Reichers & Schneider (1990). Perante os resultados obtidos nas análises realizadas consideramos que o conceito de aprendizagem grupal se encontra na fase segunda fase do modelo, Avaliação e Elaboração, mas em transição para a terceira fase de Consolidação e Acomodação.The present work attempts to analyze the state of the art of Team Learning, in the period between 2010 and 2020, through a bibliometric analysis. In order to access the most significant papers on the topic, we proceeded to a keyword search, with a total of 570 publications, using the SSCI and ESCI databases, incorporated in the Web of Science databases and the maps of bibliometric connections of the computer software VOSviewer. The results reveal an increase in the number of publications over the period of analysis, with the majority of publications being empirical works. We also identified the authors and reference articles in the investigation of team learning, the journals and the countries that published the most and the themes and variables most related to team learning. Subsequently, we carried out a content analysis of 19 publications, selected from the sample collected in the previous step, which allowed us to analyze the aspects most mentioned in the definition of team learning, the techniques used in these papers, as well as the variables that have been mostly related to the topic. Finally, we analyzed the evolution of the concept of team learning based on Reichers & Schneider's Concept Evolution Model, from 1990. Given the results obtained in the analysis we carried out, we consider that the concept of team learning is framed in the second phase of the model, the Assessment and Elaboration phase, but in transition to the third phase of Consolidation and Accommodation.2021-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/96461http://hdl.handle.net/10316/96461TID:202793397porSilva, Ana Rita Barros dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T03:55:49Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/96461Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:14:42.830113Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem Grupal: o estado da arte através de uma revisão bibliométrica
Team Learning: the state of the art through a bibliometric review
title Aprendizagem Grupal: o estado da arte através de uma revisão bibliométrica
spellingShingle Aprendizagem Grupal: o estado da arte através de uma revisão bibliométrica
Silva, Ana Rita Barros da
Aprendizagem Grupal
Análise Bibliométrica
Keyword Search
VOSviewer
Team Learning
Bibliometric analysis
Keyword Search
VOSviewer
title_short Aprendizagem Grupal: o estado da arte através de uma revisão bibliométrica
title_full Aprendizagem Grupal: o estado da arte através de uma revisão bibliométrica
title_fullStr Aprendizagem Grupal: o estado da arte através de uma revisão bibliométrica
title_full_unstemmed Aprendizagem Grupal: o estado da arte através de uma revisão bibliométrica
title_sort Aprendizagem Grupal: o estado da arte através de uma revisão bibliométrica
author Silva, Ana Rita Barros da
author_facet Silva, Ana Rita Barros da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Rita Barros da
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Grupal
Análise Bibliométrica
Keyword Search
VOSviewer
Team Learning
Bibliometric analysis
Keyword Search
VOSviewer
topic Aprendizagem Grupal
Análise Bibliométrica
Keyword Search
VOSviewer
Team Learning
Bibliometric analysis
Keyword Search
VOSviewer
description Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/96461
http://hdl.handle.net/10316/96461
TID:202793397
url http://hdl.handle.net/10316/96461
identifier_str_mv TID:202793397
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134045087465472