Percursos para o desenvolvimento da cidadania global: a formação de professores e a literatura para a infância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/7653 |
Resumo: | A diversidade e o contacto entre diferentes povos e culturas, que caracteriza (e enriquece) o mundo atual, torna premente a preparação de indivíduos preocupados com as suas ações locais e as consequências globais dos seus atos, perspetivando o bem comum, o desenvolvimento sustentável e o respeito pelos direitos humanos. A promoção de uma educação para a cidadania global é, por isso, fundamental para todos e precisa de se iniciar desde os primeiros anos, preparando (futuros) cidadãos ativos, que exerçam um papel consciente da importância da ação local para um mundo globalizado mais justo. Enquanto sistema modelizante do mundo e pelas potencialidades que apresenta de questionamento, reflexão e projeção de vivências, a literatura para a infância revela-se como um espaço privilegiado para crianças (e adultos) pensarem sobre o seu lugar (e o do outro) no mundo e sobre formas de todos (con)viverem de forma sustentável e harmoniosa. É precisamente com estas preocupações em mente que neste artigo pretendemos refletir sobre os resultados de dois estudos de caso de abordagem qualitativa, centrados na educação para a cidadania global através da literatura para a infância. Num dos estudos, desenvolvido em 2021, analisaram-se dois livros-álbum, procurando neles indícios que pudessem servir de reflexão às crianças e seus mediadores sobre princípios de cidadania global. Os resultados apontaram para livros-álbum que apresentam possibilidades de reflexão de grande riqueza, através da experiência e questionamento das personagens destas histórias que as crianças facilmente projetarão nas suas próprias vivências.Desenvolvido no ano letivo de 2019/2020, outro estudo teve como participantes 13 estudantes da Licenciatura em Educação Básica, a frequentarem uma unidade curricular de literatura para a infância. Estes estudantes responderam a um questionário online para identificação e caracterização das suas representações sobre educação para a cidadania global e sua promoção através da literatura para a infância. Os dados foram tratados com recurso a análise de conteúdo. Os resultados apontam para estudantes preocupados com a promoção de uma cidadania global, nomeadamente sugerindo itinerários de leitura para a sua promoção. Apesar disso, revelam que estes estão muito mais focados nas suas atitudes do que nos seus conhecimentos e competências, o mesmo se revelando na sua promoção junto das crianças. |
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Percursos para o desenvolvimento da cidadania global: a formação de professores e a literatura para a infânciaEducação para a cidadania globalLiteratura para a infânciaFormação de professores/educadoresLivros-álbumEducación para la ciudadanía globalLiteratura para niñosFormación de profesionales de la educaciónLibros para niñosGlobal citizenship educationChildren’s literatureTeacher educationPicturebooksÉducation à la citoyenneté mondialeLittérature d’enfanceFormation des enseignantsLivres d’enfanceA diversidade e o contacto entre diferentes povos e culturas, que caracteriza (e enriquece) o mundo atual, torna premente a preparação de indivíduos preocupados com as suas ações locais e as consequências globais dos seus atos, perspetivando o bem comum, o desenvolvimento sustentável e o respeito pelos direitos humanos. A promoção de uma educação para a cidadania global é, por isso, fundamental para todos e precisa de se iniciar desde os primeiros anos, preparando (futuros) cidadãos ativos, que exerçam um papel consciente da importância da ação local para um mundo globalizado mais justo. Enquanto sistema modelizante do mundo e pelas potencialidades que apresenta de questionamento, reflexão e projeção de vivências, a literatura para a infância revela-se como um espaço privilegiado para crianças (e adultos) pensarem sobre o seu lugar (e o do outro) no mundo e sobre formas de todos (con)viverem de forma sustentável e harmoniosa. É precisamente com estas preocupações em mente que neste artigo pretendemos refletir sobre os resultados de dois estudos de caso de abordagem qualitativa, centrados na educação para a cidadania global através da literatura para a infância. Num dos estudos, desenvolvido em 2021, analisaram-se dois livros-álbum, procurando neles indícios que pudessem servir de reflexão às crianças e seus mediadores sobre princípios de cidadania global. Os resultados apontaram para livros-álbum que apresentam possibilidades de reflexão de grande riqueza, através da experiência e questionamento das personagens destas histórias que as crianças facilmente projetarão nas suas próprias vivências.Desenvolvido no ano letivo de 2019/2020, outro estudo teve como participantes 13 estudantes da Licenciatura em Educação Básica, a frequentarem uma unidade curricular de literatura para a infância. Estes estudantes responderam a um questionário online para identificação e caracterização das suas representações sobre educação para a cidadania global e sua promoção através da literatura para a infância. Os dados foram tratados com recurso a análise de conteúdo. Os resultados apontam para estudantes preocupados com a promoção de uma cidadania global, nomeadamente sugerindo itinerários de leitura para a sua promoção. Apesar disso, revelam que estes estão muito mais focados nas suas atitudes do que nos seus conhecimentos e competências, o mesmo se revelando na sua promoção junto das crianças.La diversidad y el contacto entre los diferentes pueblos y culturas, que caracteriza (y enriquece) el mundo actual, hace imperativo preparar a individuos preocupados por sus acciones locales y las consecuencias globales de sus acciones, con miras al bien común, el desarrollo sostenible y el respeto a los derechos humanos. La promoción de la educación para la ciudadanía global es, por tanto, fundamental para todos y debe empezar desde los primeros años, preparando (futuros) ciudadanos activos, que asuman un papel consciente de la importancia de la acción local para un mundo globalizado más justo. Como sistema de modelado del mundo y por el potencial que presenta para el cuestionamiento, la reflexión y la proyección de experiencias, la literatura para niños se revela como un espacio privilegiado para que los niños (y adultos) piensen en su lugar (y el de los demás) en el mundo y sobre formas para que todos puedan (con)vivir de manera sostenible y armoniosa. Es precisamente con estas inquietudes que en este artículo pretendemos reflexionar sobre los resultados de dos estudios de caso con un enfoque cualitativo, centrados en la educación para la ciudadanía global a través de la literatura infantil. Desarrollado en 2021, en un estudio se analizaron dos libros para niños, buscando en ellos pistas que pudieran servir de reflexión para los niños y sus mediadores sobre los principios de ciudadanía global. Los resultados apuntaron a libros-álbumes que presentan posibilidades de reflexión de gran riqueza, a través de la vivencia y el cuestionamiento de los personajes de estos cuentos, que los niños fácilmente proyectarán en su propi vivencia. Desarrollado en el curso escolar 2019/2020, otro estudio contó con 13 estudiantes de pregrado en educación básica como participantes, que asistían a una unidad curricular de literatura infantil. Se les puso a su disposición un cuestionario en línea para identificar y caracterizar sus representaciones sobre la educación para la ciudadanía global y, en particular, su promoción a través de la literatura infantil. Los datos fueron procesados mediante análisis de contenido. Los resultados apuntaron a estudiantes preocupados por promover la ciudadanía global, es decir, proponiendo itinerarios de lectura para su promoción. A pesar de esto, estuvieron mucho más enfocados en sus actitudes que en sus conocimientos y habilidades, lo mismo se reveló en su promoción hacia los niños.The diversity and contact between different peoples and cultures, which characterizes (and enriches) the current world, makes it imperative to prepare individuals concerned with their local actions and the global consequences of their actions, with a view towards common good, sustainable development and respect for human rights. The promotion of education for global citizenship is, therefore, fundamental for everyone and needs to start from the early years, preparing (future) active citizens, who are aware of the relevance of local actions for a fairer globalized world . As a modeling system of the world and because of the potential it presents for questioning, reflecting, and projecting experiences, clhildren’s literature reveals itself as a privileged space for children (and adults) to think about their place (and that of others) in the world and about ways for everyone to (co)live in a sustainable and harmonious way. It is precisely with these concerns that in this article we intend to reflect on the results of two case studies with a qualitative approach, focusing on education for global citizenship through children’s literature. In one of studies, developed in 2021, two children’s books were analyzed to identifyclues that could serve as a reflection for children and their mediators on principles of global citizenship. The results pointed to book-albums that present rich possibilities for reflection through the experience and questioning of the characters in these stories, which children will easily project in their own experiences. Participants in the other study, developed in the 2019/2020 academic year, were 13 undergraduate students in basic education attending a curricular unit of Children’s Literature. An online questionnaire was made available to them to identify and characterize their representations about education for global citizenship and, particularly, its promotion through children’s literature. Data were treated using content analysis.. The results pointed to students concerned with promoting global citizenship, namely suggesting reading itineraries for its promotion. Despite this, they were much more focused on their attitudes than on their knowledge and skills, the same being revealed in their promotion to children.La diversité et le contact entre les différents peuples et cultures, qui caractérisent (et enrichissent) le monde actuel, rendent impératif de préparer les individus concernés par leurs actions locales et les conséquences globales de leurs actions, dans une optique de bien commun, de développement durable et de respect pour les droits de l’homme. La promotion de l’éducation à la citoyenneté mondiale est donc fondamentale pour tous et doit commencer dès les premières années, en préparant les (futurs) citoyens actifs, conscients de la pertinence des actions locales pour un monde globalisé plus juste. En tant que système de modélisation du monde et en raison du potentiel qu’elle présente pour interroger, réfléchir et projeter des expériences, la littérature jeunesse se révèle comme un espace privilégié pour que les enfants (et les adultes) réfléchissent à leur place (et à celle des autres) dans le monde. monde et sur les moyens pour chacun de (co)vivre de manière durable et harmonieuse. C’est précisément avec ces préoccupations que nous entendons dans cet article réfléchir sur les résultats de deux études de cas avec une approche qualitative, portant sur l’éducation à la citoyenneté mondiale à travers la littérature jeunesse. Dans une des études, élaborée en 2021, deux livres pour enfants ont été analysés pour identifier des indices qui pourraient servir de réflexion aux enfants et à leurs médiateurs sur les principes de la citoyenneté mondiale. Les résultats ont pointé vers des livres-albums qui présentent de riches possibilités de réflexion à travers l’expérience et le questionnement. Les participants d’une autre étude, développée au cours de l’année académique 2019/2020, étaient 13 étudiants de premier cycle en éducation de base fréquentant une unité de programme de littérature pour enfants. Un questionnaire en ligne a été mis à leur disposition pour identifier et caractériser leurs représentations sur l’éducation à la citoyenneté mondiale et, en particulier, sa promotion à travers la littérature jeunesse. Les données ont été traitées à l’aide d’une analyse de contenu. Les résultats ont mis en évidence les étudiants soucieux de promouvoir la citoyenneté mondiale, notamment en suggérant des itinéraires de lecture pour sa promotion. Malgré cela, ils étaient beaucoup plus axés sur leurs attitudes que sur leurs connaissances et leurs compétences, ce qui se révélait également dans leur promotion auprès des enfants. des personnages de ces histoires, que les enfants projetteront facilement dans leurs propres expériences.UA EDITORARepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuMacário, Maria João2023-03-09T10:40:09Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/7653porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-11T02:30:55Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/7653Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:21:51.989261Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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