Características e prevalência do fenómeno do bullying nos alunos do 3º ciclo, a frequentar escolas públicas e privadas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/27223 |
Resumo: | O bullying está muito frequente nas escolas portuguesas. O relatório anual da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) revela que foram registados 116 crimes de bullying em Portugal em 2016. Assim, é importante preveni-lo, sendo imprescindível investigá-lo de forma aprofundada. O presente estudo tem como objetivo analisar se o fenómeno do bullying se manifesta de forma diferente numa escola pública ou privada, em alunos do 3ºciclo. Pretende-se ainda analisar se o bullying varia tendo em conta as seguintes variáveis: género, idade, escolaridade, autoestima, número de amigos e local de ocorrência. A amostra é constituída por 248 alunos do 3ºciclo, de duas escolas (uma pública e uma privada). Foram utilizados três instrumentos: Questionário Sócio demográfico, o, Questionário p/a o estudo da violência entre pares no 3º ciclo do ensino básico (Freire, Simão & Ferreira, 2005) e a Escala de Autoestima de Rosenberg (Santos Maia, 2003). Não foram encontradas diferenças entre a escola pública e a privada relativamente à incidência da vitimização e dos tipos de bullying. Para além disso, concluiu-se que o bullying não varia tendo em conta o género, idade, escolaridade, autoestima e o número de amigos. Verifica-se uma tendência para a diminuição da vitimização à medida que a idade aumenta; para o aumento de amigos à medida que a agressão aumenta; e para a diminuição da autoestima à medida que a vitimização aumenta. Por último, importa realçar que o recreio é o local onde mais ocorrem comportamentos de bullying. |
id |
RCAP_d2e2beeb48b0102b85f3d7431df34082 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/27223 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Características e prevalência do fenómeno do bullying nos alunos do 3º ciclo, a frequentar escolas públicas e privadasBullyingEscola pública e escola privadaVitimização3º cicloPublic school and private schoolVictimizationMiddle schoolDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaO bullying está muito frequente nas escolas portuguesas. O relatório anual da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) revela que foram registados 116 crimes de bullying em Portugal em 2016. Assim, é importante preveni-lo, sendo imprescindível investigá-lo de forma aprofundada. O presente estudo tem como objetivo analisar se o fenómeno do bullying se manifesta de forma diferente numa escola pública ou privada, em alunos do 3ºciclo. Pretende-se ainda analisar se o bullying varia tendo em conta as seguintes variáveis: género, idade, escolaridade, autoestima, número de amigos e local de ocorrência. A amostra é constituída por 248 alunos do 3ºciclo, de duas escolas (uma pública e uma privada). Foram utilizados três instrumentos: Questionário Sócio demográfico, o, Questionário p/a o estudo da violência entre pares no 3º ciclo do ensino básico (Freire, Simão & Ferreira, 2005) e a Escala de Autoestima de Rosenberg (Santos Maia, 2003). Não foram encontradas diferenças entre a escola pública e a privada relativamente à incidência da vitimização e dos tipos de bullying. Para além disso, concluiu-se que o bullying não varia tendo em conta o género, idade, escolaridade, autoestima e o número de amigos. Verifica-se uma tendência para a diminuição da vitimização à medida que a idade aumenta; para o aumento de amigos à medida que a agressão aumenta; e para a diminuição da autoestima à medida que a vitimização aumenta. Por último, importa realçar que o recreio é o local onde mais ocorrem comportamentos de bullying.Bullying is very frequent in Portuguese schools. The annual Portuguese Association of victim support (APAV) report reveals that 116 crimes of bullying have been registered in Portugal in 2016. Therefore, it is important to prevent it, and it is crucial to deeply investigate it. This study intends to analyze if the phenomenon of bullying manifests itself differently in public or private schools, in middle school students. It is intended to analyze if bullying varies considering the following variables: gender, age, schooling, self-esteem, number of friends and place of occurrence. The sample is constituted by 248 Middle School students from two schools (a public school and a private school). Three instruments have been used: a socio- demographic questionnaire, the Questionnaire for the study of violence among pairs in elementary school (Freire, Simão & Ferreira, 2005) and Rosenberg´s Self Esteem Scale (Santos Maia, 2003).. Differences between public and private schools haven´t been found in what refers to the occurrence of victimization and the types of bullying. Furthermore, it has been concluded that bullying doesn´t vary according to gender, age, schooling, self esteem and the number of friends. There is a tendency for the decrease of victimization with increasing age, for the increase of friends while the aggression increases and for the decrease of self esteem while victimization increases. Finally, it should be noted that it is the playground where more bullying cases occur.Azevedo, Ângela Maria Pereira e SáVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSousa, Mariana Alves de2019-04-02T14:36:35Z2018-04-1120172018-04-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/27223TID:201907291porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:32:47Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/27223Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:21:48.607466Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Características e prevalência do fenómeno do bullying nos alunos do 3º ciclo, a frequentar escolas públicas e privadas |
title |
Características e prevalência do fenómeno do bullying nos alunos do 3º ciclo, a frequentar escolas públicas e privadas |
spellingShingle |
Características e prevalência do fenómeno do bullying nos alunos do 3º ciclo, a frequentar escolas públicas e privadas Sousa, Mariana Alves de Bullying Escola pública e escola privada Vitimização 3º ciclo Public school and private school Victimization Middle school Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Características e prevalência do fenómeno do bullying nos alunos do 3º ciclo, a frequentar escolas públicas e privadas |
title_full |
Características e prevalência do fenómeno do bullying nos alunos do 3º ciclo, a frequentar escolas públicas e privadas |
title_fullStr |
Características e prevalência do fenómeno do bullying nos alunos do 3º ciclo, a frequentar escolas públicas e privadas |
title_full_unstemmed |
Características e prevalência do fenómeno do bullying nos alunos do 3º ciclo, a frequentar escolas públicas e privadas |
title_sort |
Características e prevalência do fenómeno do bullying nos alunos do 3º ciclo, a frequentar escolas públicas e privadas |
author |
Sousa, Mariana Alves de |
author_facet |
Sousa, Mariana Alves de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Azevedo, Ângela Maria Pereira e Sá Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Mariana Alves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bullying Escola pública e escola privada Vitimização 3º ciclo Public school and private school Victimization Middle school Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Bullying Escola pública e escola privada Vitimização 3º ciclo Public school and private school Victimization Middle school Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
description |
O bullying está muito frequente nas escolas portuguesas. O relatório anual da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) revela que foram registados 116 crimes de bullying em Portugal em 2016. Assim, é importante preveni-lo, sendo imprescindível investigá-lo de forma aprofundada. O presente estudo tem como objetivo analisar se o fenómeno do bullying se manifesta de forma diferente numa escola pública ou privada, em alunos do 3ºciclo. Pretende-se ainda analisar se o bullying varia tendo em conta as seguintes variáveis: género, idade, escolaridade, autoestima, número de amigos e local de ocorrência. A amostra é constituída por 248 alunos do 3ºciclo, de duas escolas (uma pública e uma privada). Foram utilizados três instrumentos: Questionário Sócio demográfico, o, Questionário p/a o estudo da violência entre pares no 3º ciclo do ensino básico (Freire, Simão & Ferreira, 2005) e a Escala de Autoestima de Rosenberg (Santos Maia, 2003). Não foram encontradas diferenças entre a escola pública e a privada relativamente à incidência da vitimização e dos tipos de bullying. Para além disso, concluiu-se que o bullying não varia tendo em conta o género, idade, escolaridade, autoestima e o número de amigos. Verifica-se uma tendência para a diminuição da vitimização à medida que a idade aumenta; para o aumento de amigos à medida que a agressão aumenta; e para a diminuição da autoestima à medida que a vitimização aumenta. Por último, importa realçar que o recreio é o local onde mais ocorrem comportamentos de bullying. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2018-04-11 2018-04-11T00:00:00Z 2019-04-02T14:36:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/27223 TID:201907291 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/27223 |
identifier_str_mv |
TID:201907291 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131920095772672 |