Características e prevalência do fenómeno do bullying nos alunos do 3º ciclo, a frequentar escolas públicas e privadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Mariana Alves de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/27223
Resumo: O bullying está muito frequente nas escolas portuguesas. O relatório anual da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) revela que foram registados 116 crimes de bullying em Portugal em 2016. Assim, é importante preveni-lo, sendo imprescindível investigá-lo de forma aprofundada. O presente estudo tem como objetivo analisar se o fenómeno do bullying se manifesta de forma diferente numa escola pública ou privada, em alunos do 3ºciclo. Pretende-se ainda analisar se o bullying varia tendo em conta as seguintes variáveis: género, idade, escolaridade, autoestima, número de amigos e local de ocorrência. A amostra é constituída por 248 alunos do 3ºciclo, de duas escolas (uma pública e uma privada). Foram utilizados três instrumentos: Questionário Sócio demográfico, o, Questionário p/a o estudo da violência entre pares no 3º ciclo do ensino básico (Freire, Simão & Ferreira, 2005) e a Escala de Autoestima de Rosenberg (Santos Maia, 2003). Não foram encontradas diferenças entre a escola pública e a privada relativamente à incidência da vitimização e dos tipos de bullying. Para além disso, concluiu-se que o bullying não varia tendo em conta o género, idade, escolaridade, autoestima e o número de amigos. Verifica-se uma tendência para a diminuição da vitimização à medida que a idade aumenta; para o aumento de amigos à medida que a agressão aumenta; e para a diminuição da autoestima à medida que a vitimização aumenta. Por último, importa realçar que o recreio é o local onde mais ocorrem comportamentos de bullying.
id RCAP_d2e2beeb48b0102b85f3d7431df34082
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/27223
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Características e prevalência do fenómeno do bullying nos alunos do 3º ciclo, a frequentar escolas públicas e privadasBullyingEscola pública e escola privadaVitimização3º cicloPublic school and private schoolVictimizationMiddle schoolDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaO bullying está muito frequente nas escolas portuguesas. O relatório anual da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) revela que foram registados 116 crimes de bullying em Portugal em 2016. Assim, é importante preveni-lo, sendo imprescindível investigá-lo de forma aprofundada. O presente estudo tem como objetivo analisar se o fenómeno do bullying se manifesta de forma diferente numa escola pública ou privada, em alunos do 3ºciclo. Pretende-se ainda analisar se o bullying varia tendo em conta as seguintes variáveis: género, idade, escolaridade, autoestima, número de amigos e local de ocorrência. A amostra é constituída por 248 alunos do 3ºciclo, de duas escolas (uma pública e uma privada). Foram utilizados três instrumentos: Questionário Sócio demográfico, o, Questionário p/a o estudo da violência entre pares no 3º ciclo do ensino básico (Freire, Simão & Ferreira, 2005) e a Escala de Autoestima de Rosenberg (Santos Maia, 2003). Não foram encontradas diferenças entre a escola pública e a privada relativamente à incidência da vitimização e dos tipos de bullying. Para além disso, concluiu-se que o bullying não varia tendo em conta o género, idade, escolaridade, autoestima e o número de amigos. Verifica-se uma tendência para a diminuição da vitimização à medida que a idade aumenta; para o aumento de amigos à medida que a agressão aumenta; e para a diminuição da autoestima à medida que a vitimização aumenta. Por último, importa realçar que o recreio é o local onde mais ocorrem comportamentos de bullying.Bullying is very frequent in Portuguese schools. The annual Portuguese Association of victim support (APAV) report reveals that 116 crimes of bullying have been registered in Portugal in 2016. Therefore, it is important to prevent it, and it is crucial to deeply investigate it. This study intends to analyze if the phenomenon of bullying manifests itself differently in public or private schools, in middle school students. It is intended to analyze if bullying varies considering the following variables: gender, age, schooling, self-esteem, number of friends and place of occurrence. The sample is constituted by 248 Middle School students from two schools (a public school and a private school). Three instruments have been used: a socio- demographic questionnaire, the Questionnaire for the study of violence among pairs in elementary school (Freire, Simão & Ferreira, 2005) and Rosenberg´s Self Esteem Scale (Santos Maia, 2003).. Differences between public and private schools haven´t been found in what refers to the occurrence of victimization and the types of bullying. Furthermore, it has been concluded that bullying doesn´t vary according to gender, age, schooling, self esteem and the number of friends. There is a tendency for the decrease of victimization with increasing age, for the increase of friends while the aggression increases and for the decrease of self esteem while victimization increases. Finally, it should be noted that it is the playground where more bullying cases occur.Azevedo, Ângela Maria Pereira e SáVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSousa, Mariana Alves de2019-04-02T14:36:35Z2018-04-1120172018-04-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/27223TID:201907291porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:32:47Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/27223Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:21:48.607466Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Características e prevalência do fenómeno do bullying nos alunos do 3º ciclo, a frequentar escolas públicas e privadas
title Características e prevalência do fenómeno do bullying nos alunos do 3º ciclo, a frequentar escolas públicas e privadas
spellingShingle Características e prevalência do fenómeno do bullying nos alunos do 3º ciclo, a frequentar escolas públicas e privadas
Sousa, Mariana Alves de
Bullying
Escola pública e escola privada
Vitimização
3º ciclo
Public school and private school
Victimization
Middle school
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Características e prevalência do fenómeno do bullying nos alunos do 3º ciclo, a frequentar escolas públicas e privadas
title_full Características e prevalência do fenómeno do bullying nos alunos do 3º ciclo, a frequentar escolas públicas e privadas
title_fullStr Características e prevalência do fenómeno do bullying nos alunos do 3º ciclo, a frequentar escolas públicas e privadas
title_full_unstemmed Características e prevalência do fenómeno do bullying nos alunos do 3º ciclo, a frequentar escolas públicas e privadas
title_sort Características e prevalência do fenómeno do bullying nos alunos do 3º ciclo, a frequentar escolas públicas e privadas
author Sousa, Mariana Alves de
author_facet Sousa, Mariana Alves de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azevedo, Ângela Maria Pereira e Sá
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Mariana Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Bullying
Escola pública e escola privada
Vitimização
3º ciclo
Public school and private school
Victimization
Middle school
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Bullying
Escola pública e escola privada
Vitimização
3º ciclo
Public school and private school
Victimization
Middle school
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description O bullying está muito frequente nas escolas portuguesas. O relatório anual da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) revela que foram registados 116 crimes de bullying em Portugal em 2016. Assim, é importante preveni-lo, sendo imprescindível investigá-lo de forma aprofundada. O presente estudo tem como objetivo analisar se o fenómeno do bullying se manifesta de forma diferente numa escola pública ou privada, em alunos do 3ºciclo. Pretende-se ainda analisar se o bullying varia tendo em conta as seguintes variáveis: género, idade, escolaridade, autoestima, número de amigos e local de ocorrência. A amostra é constituída por 248 alunos do 3ºciclo, de duas escolas (uma pública e uma privada). Foram utilizados três instrumentos: Questionário Sócio demográfico, o, Questionário p/a o estudo da violência entre pares no 3º ciclo do ensino básico (Freire, Simão & Ferreira, 2005) e a Escala de Autoestima de Rosenberg (Santos Maia, 2003). Não foram encontradas diferenças entre a escola pública e a privada relativamente à incidência da vitimização e dos tipos de bullying. Para além disso, concluiu-se que o bullying não varia tendo em conta o género, idade, escolaridade, autoestima e o número de amigos. Verifica-se uma tendência para a diminuição da vitimização à medida que a idade aumenta; para o aumento de amigos à medida que a agressão aumenta; e para a diminuição da autoestima à medida que a vitimização aumenta. Por último, importa realçar que o recreio é o local onde mais ocorrem comportamentos de bullying.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-04-11
2018-04-11T00:00:00Z
2019-04-02T14:36:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/27223
TID:201907291
url http://hdl.handle.net/10400.14/27223
identifier_str_mv TID:201907291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131920095772672