Empreendedorismo e a perceção dos investidores: O papel moderador das diferenças individuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caldeira, Inês Quaresma
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/27287
Resumo: Esta dissertação procura acrescentar informação relevante à investigação relativa aos empreendedores, tendo-se focado em dois estudos, cada um com o objetivo de colmatar algumas lacunas da literatura. No primeiro estudo, o objetivo é analisar os empreendedores enquanto indivíduos e em fatores que influenciam a sua ação. Para este objetivo, recolheu-se uma amostra de 60 empreendedores (1 por start-up), tendo questionado os mesmos relativamente à sua Experiência Anterior (para analisar o seu efeito moderador nas restantes), Habilitações Literárias, tópicos para aferir presença dos Traços de Personalidade (a partir da The Big Five Theory) e Mobilização das suas Redes de Networking, tanto internas como externas. No segundo estudo focamos os investidores, nomeadamente os profissionais responsáveis, dentro das incumbadoras portuguesas dos empreendedores inquiridos, de selecionar empreendedores e projetos. O objetivo foi questionar relativamente à atenção e importância que conferem a cada um dos fatores avaliados no primeiro estudo. No fim, comparamos os resultados dos dois estudos para, adicionalmente, ser possível perceber se existe discrepância entre as respostas. Para tal, questionou-se as incumbadoras responsáveis pelas start-ups do primeiro estudo, num total de 7, relativamente à importância que conferiam a cada uma das dimensões também estudadas no primeiro estudo. Os resultados permitiram compreender que as relações referidas na ação do empreendedorismo são efetivamente significativas, no entanto, no segundo estudo os investidores consideraram fatores relativos à personalidade pouco importantes, o que não se alinha com os resultados do primeiro estudo. Assim sendo, verificou-se existirem efetivamente diferenças entre os dois estudos, o que permitiu também uma reflexão.
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spelling Empreendedorismo e a perceção dos investidores: O papel moderador das diferenças individuaisEmpreendedorismo -- EntrepreneurshipNetworkingThe Big Five theoryEsta dissertação procura acrescentar informação relevante à investigação relativa aos empreendedores, tendo-se focado em dois estudos, cada um com o objetivo de colmatar algumas lacunas da literatura. No primeiro estudo, o objetivo é analisar os empreendedores enquanto indivíduos e em fatores que influenciam a sua ação. Para este objetivo, recolheu-se uma amostra de 60 empreendedores (1 por start-up), tendo questionado os mesmos relativamente à sua Experiência Anterior (para analisar o seu efeito moderador nas restantes), Habilitações Literárias, tópicos para aferir presença dos Traços de Personalidade (a partir da The Big Five Theory) e Mobilização das suas Redes de Networking, tanto internas como externas. No segundo estudo focamos os investidores, nomeadamente os profissionais responsáveis, dentro das incumbadoras portuguesas dos empreendedores inquiridos, de selecionar empreendedores e projetos. O objetivo foi questionar relativamente à atenção e importância que conferem a cada um dos fatores avaliados no primeiro estudo. No fim, comparamos os resultados dos dois estudos para, adicionalmente, ser possível perceber se existe discrepância entre as respostas. Para tal, questionou-se as incumbadoras responsáveis pelas start-ups do primeiro estudo, num total de 7, relativamente à importância que conferiam a cada uma das dimensões também estudadas no primeiro estudo. Os resultados permitiram compreender que as relações referidas na ação do empreendedorismo são efetivamente significativas, no entanto, no segundo estudo os investidores consideraram fatores relativos à personalidade pouco importantes, o que não se alinha com os resultados do primeiro estudo. Assim sendo, verificou-se existirem efetivamente diferenças entre os dois estudos, o que permitiu também uma reflexão.This dissertation seeks to add relevant information to research on entrepreneurs, having focused on two studies, each with the aim of filling some gaps in the literature. In the first study, the objective is to analyze entrepreneurs as individuals and in factors that influence their action. For this purpose, a sample of 60 entrepreneurs (1 per start-up) was collected, having questioned them regarding their Previous Experience (as a moderator), Literary Qualifications, topics to assess the presence of Personality Traits (from Big Five Theory) and Mobilization of their Networking Networks , both internal and external. In the second study, we focus the investors, namely the professionals responsible, within the Portuguese incumbadoras responsible for the surveyed entrepreneurs, for selecting entrepreneurs and projects. We tried to understand the importance given to each of the factors evaluated in the first study. In the end, we compared the results to, additionally, be able to see whether or not there is a discrepancy between the responses. For this study, the incumbents responsible for the start-ups in the first study, a total of 7, were questioned regarding the importance they gave to each of the dimensions also studied in the first study. We concluded that the relationships referred in entrepreneurship are effectively significant, however, in the second study, investors considered factors related to personality to be of little importance, which does not line with the results of the first study. Therefore, it was verified that there are indeed differences between the two studies, which also allowed reflection.2023-01-17T14:38:04Z2022-12-22T00:00:00Z2022-12-222022-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/27287TID:203146557porCaldeira, Inês Quaresmainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:27:19Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/27287Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:12:11.056092Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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