Zona Franco e sistema bancário africano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Ana
Data de Publicação: 1988
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/24169
Resumo: A Zona Franco, ou mais correctamente, as duas sub-zonas franco começaram por ser um espaço geograficamente definido ·entre a França ·e as suas colónias africanas onde. se procedia livremente as transferências comerciais e financeiras. Depois de 1966, com a liberalização dos fluxos financeiros entre a França e os restantes países, a caracterização das relações entre a França e as suas ex-colónias adquiriu um significado marcadamente monetário. Hoje a França define com seis países da África Central (Camarões, Congo, Gabão, República Centro Africana, Tchad e Guiné· Equatorial) e com sete países ·da África Ocidental (Costa do Marfim, Benin, Burkina, Faro, Niger, Senegal, Togol e Mali) uma zona monetária (a Zona Franco) cuja característica determinante é a convenção estabelecida entre o Banco Emissor destes Estados e o Tesouro francês, de constituição de uma “conta de operações". A existência desta "conta de operações” permite a convertibilidade das moedas africanas em francos franceses no interior da Zona Franco (a uma taxa de câmbio fixa), assim como a gestão comum das reservas de ouro e divisas.
id RCAP_d2f918c2bcbef81c1d79440bf1a82958
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/24169
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Zona Franco e sistema bancário africanoPolítica monetáriaSistema monetário europeuZona FrancoTaxa de câmbioColóniasIntegração económicaEconomia do desenvolvimentoÁfricaFrançaA Zona Franco, ou mais correctamente, as duas sub-zonas franco começaram por ser um espaço geograficamente definido ·entre a França ·e as suas colónias africanas onde. se procedia livremente as transferências comerciais e financeiras. Depois de 1966, com a liberalização dos fluxos financeiros entre a França e os restantes países, a caracterização das relações entre a França e as suas ex-colónias adquiriu um significado marcadamente monetário. Hoje a França define com seis países da África Central (Camarões, Congo, Gabão, República Centro Africana, Tchad e Guiné· Equatorial) e com sete países ·da África Ocidental (Costa do Marfim, Benin, Burkina, Faro, Niger, Senegal, Togol e Mali) uma zona monetária (a Zona Franco) cuja característica determinante é a convenção estabelecida entre o Banco Emissor destes Estados e o Tesouro francês, de constituição de uma “conta de operações". A existência desta "conta de operações” permite a convertibilidade das moedas africanas em francos franceses no interior da Zona Franco (a uma taxa de câmbio fixa), assim como a gestão comum das reservas de ouro e divisas.ISEG - CEsARepositório da Universidade de LisboaFranco, Ana2022-04-26T20:15:02Z1988-091988-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/24169porFranco, Ana .1988. “Zona Franco e sistema bancário africano” . Instituto Superior de Economia e Gestão. CEsA - Documentos de Trabalho nº 10/ 1988.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:53:49Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/24169Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:08:16.767888Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Zona Franco e sistema bancário africano
title Zona Franco e sistema bancário africano
spellingShingle Zona Franco e sistema bancário africano
Franco, Ana
Política monetária
Sistema monetário europeu
Zona Franco
Taxa de câmbio
Colónias
Integração económica
Economia do desenvolvimento
África
França
title_short Zona Franco e sistema bancário africano
title_full Zona Franco e sistema bancário africano
title_fullStr Zona Franco e sistema bancário africano
title_full_unstemmed Zona Franco e sistema bancário africano
title_sort Zona Franco e sistema bancário africano
author Franco, Ana
author_facet Franco, Ana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Política monetária
Sistema monetário europeu
Zona Franco
Taxa de câmbio
Colónias
Integração económica
Economia do desenvolvimento
África
França
topic Política monetária
Sistema monetário europeu
Zona Franco
Taxa de câmbio
Colónias
Integração económica
Economia do desenvolvimento
África
França
description A Zona Franco, ou mais correctamente, as duas sub-zonas franco começaram por ser um espaço geograficamente definido ·entre a França ·e as suas colónias africanas onde. se procedia livremente as transferências comerciais e financeiras. Depois de 1966, com a liberalização dos fluxos financeiros entre a França e os restantes países, a caracterização das relações entre a França e as suas ex-colónias adquiriu um significado marcadamente monetário. Hoje a França define com seis países da África Central (Camarões, Congo, Gabão, República Centro Africana, Tchad e Guiné· Equatorial) e com sete países ·da África Ocidental (Costa do Marfim, Benin, Burkina, Faro, Niger, Senegal, Togol e Mali) uma zona monetária (a Zona Franco) cuja característica determinante é a convenção estabelecida entre o Banco Emissor destes Estados e o Tesouro francês, de constituição de uma “conta de operações". A existência desta "conta de operações” permite a convertibilidade das moedas africanas em francos franceses no interior da Zona Franco (a uma taxa de câmbio fixa), assim como a gestão comum das reservas de ouro e divisas.
publishDate 1988
dc.date.none.fl_str_mv 1988-09
1988-09-01T00:00:00Z
2022-04-26T20:15:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/24169
url http://hdl.handle.net/10400.5/24169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Franco, Ana .1988. “Zona Franco e sistema bancário africano” . Instituto Superior de Economia e Gestão. CEsA - Documentos de Trabalho nº 10/ 1988.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISEG - CEsA
publisher.none.fl_str_mv ISEG - CEsA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131176943747072