Cinema e formação de público: perspetivas sobre a programação alternativa ao circuito comercial na Madeira no início do século XXI
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/3859 |
Resumo: | Esta dissertação surgiu no contexto do mestrado em “Gestão Cultural” da Universidade da Madeira, e propõe como tema: o “Cinema e formação de público: perspectivas sobre a programação alternativa ao circuito comercial na Madeira no início do século XXI”. Durante a redacção foi recolhida informação de várias fontes disponibilizadas digitalmente ou fisicamente, apesar das referências bibliográficas sobre a temática cinematográfica na Madeira serem escassas. Procedeu-se, deste modo, à recolha de artigos da imprensa regional disponibilizados pelo Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira, assim como outras fontes, artigos de revista, livros e teses, sobre os vários temas abordados. Esta dissertação começa primeiro por discutir e classificar um conjunto de conceitos terminológicos associados ao cinema, assim como as suas origens. Partindo de seguida para uma análise, comparativa entre as salas de cinema em Portugal e no âmbito regional, e salientando como estas foram desaparecendo com o exponencial crescimento das grandes superfícies comerciais. Referiu-se ainda a história das origens do cineclubismo em Portugal, enquadrando simultaneamente o acontecimento do Cine Forum, distinguindo a sua importância na programação cinematográfica na RAM. Realiza-se também uma breve análise dos principais acontecimentos histórico-culturais no contexto cinematográfico nacional, reflectindo também sobre o contexto da produção. Dando passo, então, ao capítulo dedicado ao estudo de caso da presente dissertação onde se analisa e sistematiza os vários festivais e ciclos que decorreram e ainda decorrem no âmbito regional. Como conclusão, destacou-se as várias abordagens relativamente à programação cinematográfica na Madeira, que pareceram ser relevantes e necessárias para compreender o estado da memória e da preservação do cinema no sector cultural da região. A lacuna existente na programação cinematográfica da região pareceu ser relevante e necessária para compreender o estado da memória e da preservação cinematográfica, e como estas influenciam o discurso social na cultura cinematográfica na Madeira. |
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Cinema e formação de público: perspetivas sobre a programação alternativa ao circuito comercial na Madeira no início do século XXIMadeira (Portugal)CinemaCine ForumMemóriaFestivaisCulturaHeritageFestivalsCultureGestão Cultural.Faculdade de Artes e HumanidadesDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesEsta dissertação surgiu no contexto do mestrado em “Gestão Cultural” da Universidade da Madeira, e propõe como tema: o “Cinema e formação de público: perspectivas sobre a programação alternativa ao circuito comercial na Madeira no início do século XXI”. Durante a redacção foi recolhida informação de várias fontes disponibilizadas digitalmente ou fisicamente, apesar das referências bibliográficas sobre a temática cinematográfica na Madeira serem escassas. Procedeu-se, deste modo, à recolha de artigos da imprensa regional disponibilizados pelo Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira, assim como outras fontes, artigos de revista, livros e teses, sobre os vários temas abordados. Esta dissertação começa primeiro por discutir e classificar um conjunto de conceitos terminológicos associados ao cinema, assim como as suas origens. Partindo de seguida para uma análise, comparativa entre as salas de cinema em Portugal e no âmbito regional, e salientando como estas foram desaparecendo com o exponencial crescimento das grandes superfícies comerciais. Referiu-se ainda a história das origens do cineclubismo em Portugal, enquadrando simultaneamente o acontecimento do Cine Forum, distinguindo a sua importância na programação cinematográfica na RAM. Realiza-se também uma breve análise dos principais acontecimentos histórico-culturais no contexto cinematográfico nacional, reflectindo também sobre o contexto da produção. Dando passo, então, ao capítulo dedicado ao estudo de caso da presente dissertação onde se analisa e sistematiza os vários festivais e ciclos que decorreram e ainda decorrem no âmbito regional. Como conclusão, destacou-se as várias abordagens relativamente à programação cinematográfica na Madeira, que pareceram ser relevantes e necessárias para compreender o estado da memória e da preservação do cinema no sector cultural da região. A lacuna existente na programação cinematográfica da região pareceu ser relevante e necessária para compreender o estado da memória e da preservação cinematográfica, e como estas influenciam o discurso social na cultura cinematográfica na Madeira.This dissertation arose in the context of the master’s degree in "Cultural Management" of the University of Madeira. It is proposed, in this case, the “Cinema e formação de público: perspectivas sobre a programação alternativa ao circuito comercial na Madeira no início do século XXI”. During the drafting of this dissertation, information was collected from various sources available digitally or physically, from which bibliographic references on the regional cinematographic theme are, first and foremost scarce. Therefore, articles from regional newspapers made available by the Regional Archives and Public Library of Madeira were collected, as well as other various sources, such as books and theses, on the various topics adressed. This dissertation begins first by discussing and classifying a set of terminological concepts associated with the cinema as well as its origins. Starting for an analysis, based on the history of cinemas in Portugal, comparing briefly with the rooms at the regional level in the same way as these were disappearing with the exponential growth of large commercial areas. The history of the origins of cineclubism in Portugal is also developed, simultaneously framing the event of the Cine Forum, distinguishing its importance in film programming in RAM. A brief analysis of historical and cultural events in the cinematographic context is also carried out. also reflecting on the context of the production. Taking a step, then, to the chapter dedicated to the case study of this dissertation where the various festivals and cycles that have taken place and still take place at the regional level are analyzed and systematized. As conclusion, the various approaches to film programming in Madeira were highlighted, which seemed to be relevant and necessary to understand the state of memory and the preservation of cinema in the cultural sector of the region. The gap in the film programming of the region seemed to be relevant and necessary to understand the state of memory and film preservation, and how these influenced social discourse in film culture in Madeira.Magalhães, VítorDigitUMaRodrigues, Beatriz Pereira Malho2021-11-26T14:50:10Z2021-03-26T00:00:00Z2021-03-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3859202798305porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:56:57Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3859Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:07:25.848491Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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