Experiências em praxe: uma análise a partir de retratos sociológicos de estudantes de 1.º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Inês
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.7458/SPP20219513946
Resumo: A partir de dois estudos de caso da Universidade do Porto, dedicámo-nos ao estudo do papel da praxe no processo de integração dos estudantes recém-chegados ao ensino superior. Este artigo discute 15 retratos sociológicos construídos a partir dessas experiências de 1.º ano. Problematizamos a eficácia da praxe enquanto principal mecanismo de integração e socialização na nova realidade contextual, concluindo que esta se apresenta como contexto de ativação, favorecimento, criação e inibição de disposições e competências. Identificamos, ainda, diferentes perfis, em que a multiplicidade de modos de relação com o fenómeno se consubstancia.
id RCAP_d3127357bed4bbcee8155d33d28459b7
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/13946
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Experiências em praxe: uma análise a partir de retratos sociológicos de estudantes de 1.º anoExperiencias de praxe: un análisis de retratos sociológicos de estudiantes de 1er añoExpériences de praxe: une analyse des portraits sociologiques d'étudiants de 1ère annéeExperiências em praxe: uma análise a partir de retratos sociológicos de estudantes de 1.º anoArtigosA partir de dois estudos de caso da Universidade do Porto, dedicámo-nos ao estudo do papel da praxe no processo de integração dos estudantes recém-chegados ao ensino superior. Este artigo discute 15 retratos sociológicos construídos a partir dessas experiências de 1.º ano. Problematizamos a eficácia da praxe enquanto principal mecanismo de integração e socialização na nova realidade contextual, concluindo que esta se apresenta como contexto de ativação, favorecimento, criação e inibição de disposições e competências. Identificamos, ainda, diferentes perfis, em que a multiplicidade de modos de relação com o fenómeno se consubstancia.Based on two case studies of Porto University, we studied the role of praxe in the integration/inclusion process of the newly arrived students. This article discusses 15 individual portraits based upon those experiences. We studied the efficiency of praxe in social interaction, as the most important mechanism of integration and socialization in the new reality, concluding that it is a context of engagement, advantage, creation and inhibition of provisions and competences. We have also identified different profiles, in which is based the multiplicity of interaction modes to the phenomenon.A partir de dos estudios de caso en la Universidad de Porto, se dedicó al estudio del papel de la praxe en el proceso de integración de los estudiantes recién llegados a la Universidad. Este artículo discute 15 retratos sociológicos construidos a partir de esas experiencias. Problematizamos la eficacia de la praxe, como principal mecanismo de integración y socialización en la nueva realidad contextual, concluyendo que ésta se presenta como un contexto de activación, favorecimiento, creación e inhibición de disposiciones y competencias. Identificamos, además, diferentes perfiles, en que la multiplicidad de modos de relación con el fenómeno se consubstancia.Sur la base de deux études de cas à l’Université de Porto, nous nous sommes consacrés à l’étude du rôle de la praxe dans le processus d’intégration des nouveaux élèves à l’Université. Cet article englobe 15 portraits sociologiques construits à partir de ces expériences. Nous avons étudié l’efficacité de la praxe comme le principal mécanisme d’intégration et de socialisation dans la nouvelle réalité contextuelle et on a conclu que c’est un contexte d’activation, de favorisation, de création et d’inhibition des dispositions et des compétences. Nous avons également identifié differents profils, dans lesquels on peut concilier la multiplicité des moyens de relation au phénomène.Mundos Sociais, CIES-IUL, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)2020-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.7458/SPP20219513946por2182-79070873-6529Maia, Inêsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-28T12:16:31Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/13946Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:46:36.322287Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Experiências em praxe: uma análise a partir de retratos sociológicos de estudantes de 1.º ano
Experiencias de praxe: un análisis de retratos sociológicos de estudiantes de 1er año
Expériences de praxe: une analyse des portraits sociologiques d'étudiants de 1ère année
Experiências em praxe: uma análise a partir de retratos sociológicos de estudantes de 1.º ano
title Experiências em praxe: uma análise a partir de retratos sociológicos de estudantes de 1.º ano
spellingShingle Experiências em praxe: uma análise a partir de retratos sociológicos de estudantes de 1.º ano
Maia, Inês
Artigos
title_short Experiências em praxe: uma análise a partir de retratos sociológicos de estudantes de 1.º ano
title_full Experiências em praxe: uma análise a partir de retratos sociológicos de estudantes de 1.º ano
title_fullStr Experiências em praxe: uma análise a partir de retratos sociológicos de estudantes de 1.º ano
title_full_unstemmed Experiências em praxe: uma análise a partir de retratos sociológicos de estudantes de 1.º ano
title_sort Experiências em praxe: uma análise a partir de retratos sociológicos de estudantes de 1.º ano
author Maia, Inês
author_facet Maia, Inês
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Inês
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description A partir de dois estudos de caso da Universidade do Porto, dedicámo-nos ao estudo do papel da praxe no processo de integração dos estudantes recém-chegados ao ensino superior. Este artigo discute 15 retratos sociológicos construídos a partir dessas experiências de 1.º ano. Problematizamos a eficácia da praxe enquanto principal mecanismo de integração e socialização na nova realidade contextual, concluindo que esta se apresenta como contexto de ativação, favorecimento, criação e inibição de disposições e competências. Identificamos, ainda, diferentes perfis, em que a multiplicidade de modos de relação com o fenómeno se consubstancia.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.7458/SPP20219513946
url https://doi.org/10.7458/SPP20219513946
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-7907
0873-6529
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Mundos Sociais, CIES-IUL, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)
publisher.none.fl_str_mv Mundos Sociais, CIES-IUL, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131549393747968