Colecções de arte nas empresas americanas: estruturas organizacionais e estilos artísticos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1989 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/976 |
Resumo: | A comparação de informação relativa às colecções de arte das grandes empresas (dimensão, estilos artísticos e ano de início) com a localização, dimensão, tipo, sector e taxas de crescimento das companhias, muda o impacto dos factores organizacionais sobre a natureza e o conteúdo da arte que é coleccionada para os locais de trabalho. Na maioria dessas colecções encontra-se arte contemporânea, americana predominantemente de artistas vivos. Contudo, o efeito dos factores organizacionais sobre a dimensão, conteúdo e uso de arte, é significativo. Analisa-se igualmente o impacto da burocratização dos "programas de arte" no processo de tomada de decisão, e à luz dos recentes quadros económicos. Neste sentido, discutem-se as respectivas implicações em futuras aquisições, abandono e manutenção das colecções. |
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Colecções de arte nas empresas americanas: estruturas organizacionais e estilos artísticosArteColecções privadasGestão da colecçõesFactores organizacionaisArtPrivate collectionsManaging collectionsOrganisational factorsA comparação de informação relativa às colecções de arte das grandes empresas (dimensão, estilos artísticos e ano de início) com a localização, dimensão, tipo, sector e taxas de crescimento das companhias, muda o impacto dos factores organizacionais sobre a natureza e o conteúdo da arte que é coleccionada para os locais de trabalho. Na maioria dessas colecções encontra-se arte contemporânea, americana predominantemente de artistas vivos. Contudo, o efeito dos factores organizacionais sobre a dimensão, conteúdo e uso de arte, é significativo. Analisa-se igualmente o impacto da burocratização dos "programas de arte" no processo de tomada de decisão, e à luz dos recentes quadros económicos. Neste sentido, discutem-se as respectivas implicações em futuras aquisições, abandono e manutenção das colecções.The information on corporate art collections (size, artists styles and year begun), is compared with a company"s location, firm size, type, park, and growth rate, and reveals the impact that organizational factors have on the nature and content of art collected for the workplace. The majority of corporate art is contemporary and dominated by living artists. However, organizational variables emerged as having a significant affect on the size, content and use of art. The impact of the bureaucratization of art program on decision making within the corporate hierarchy is analysed specially in light of recent economic shifts. Implications for future acquisition, all-assessment and maintence of art are discussed.La comparaison de l"information relative aux collections d"art des grandes entreprises (dimension, styles artistiques et années de commencement) permet d"établir localisation, que dimension, type, secteur et taux de croissance des sociétés influent sur ces facteurs organisationnels concernant la nature et le contenu de l"art collectionné par las entreprises. Dans la majorité de ces collections on trouve de l"art contemporain, surtout américain, généralement des oevres d"artistes encore vivants. Cependant, l"effet des facteurs organisationnels sur la dimension, le contenu et l"usage de l"art est significatif. On analyse également l"impact de la bureaucratisation des "programmes d"art" dans le processus de prise de décision, à la lumière des tableaux économiques récents. Dans ce sens, on discute les implications respectives concernant de futures acquisitions, l"abandon et l"entretien des collections.La comparación de información relativa a las colecciones de arte de las grandes empresas (dimensión, estilos artísticos y año de inicio)con la localización, dimensión, tipo, sector y tasas de crecimiento de las compañias, muda el impacto de los factores organizativos sobre la naturaleza y el contenido del arte coleccionado para los locales de trabajo. En la mayoría de esas colecciones se encuentra arte contemporánea, americana y sobre todo de artistas vivos, sin embargo, el efecto de los factores organizativos sobre la dimensión, contenido y uso del arte, es significativo. Se analiza igualmente, el impacto de la burocratización y los «programas de arte» en el proceso de toma de decisión, y a la luz de los recientes cuadros económicos. En este sentido, se discuten las respectivas implicaciones en futuras adquisiciones, abandono y manutención de las colecciones.CIES-ISCTE / CELTA2008-12-12T14:57:25Z1989-10-01T00:00:00Z1989-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/976por0873-6529Martorella, Rosanneinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:56:53Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/976Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:29:17.049958Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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