Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora - EBORAE MVSICA: introdução de elementos da partitura na prática da iniciação à guitarra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Inês Sofia Simões
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/29768
Resumo: Um dos principais desafios na iniciação à guitarra revela-se na necessidade de apreender um vasto conjunto de informações, referentes à notação musical, digitação específica da guitarra e sua coesão na performance. A exposição inadequada destes elementos, por parte do professor, poderá constituir um entrave ao desenvolvimento da literacia musical e do domínio do instrumento, podendo evidenciar uma visão pedagógica conservadora, exclusivamente direcionada para os elementos teóricos e textuais, que desvaloriza o desenvolvimento musical global. Paralelamente com a frequência na PES, realizou-se uma revisão da literatura existente no âmbito da pedagogia e psicologia musical, fazendo-se, posteriormente uma análise do panorama do ensino da iniciação à guitarra em Portugal, essencialmente através da aplicação de questionários e da análise de obras didáticas. A definição de onze critérios chave para a introdução dos elementos musicais na iniciação constituiu a base para se definirem as principais estratégias sobre a mencionada temática; Abstract: Introduction of Score Elements at the Basic Level of Guitar Education One of the most challenging points in the guitar beginner level is the requirement to learn a wide range of information regarding musical notation, guitar notation, and their cohesion in performance. The inadequate exposure and introduction of these elements by the teacher could become an obstacle to the musical literacy and guitar technique development and may highlight a conservative pedagogical view, directed at the theoretical and textual elements, that devalues the overall musical development. At the same time as attending PES, a revision of existing literature on pedagogy and musical psychology was done, then, afterwards, an analysis to the beginner guitar teaching panorama in Portugal was also made. The definition of eleven base criteria for introducing musical elements in beginner level was the foundation for defining the main strategies on the subject.
id RCAP_d33eb09a29c5377bb0e6d8c6f6685e58
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/29768
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora - EBORAE MVSICA: introdução de elementos da partitura na prática da iniciação à guitarraIniciação musicalPartituraGuitarraAlfabetização musicalLiteracia musicalMusical beggining levelScoreGuitarMusical literacyUm dos principais desafios na iniciação à guitarra revela-se na necessidade de apreender um vasto conjunto de informações, referentes à notação musical, digitação específica da guitarra e sua coesão na performance. A exposição inadequada destes elementos, por parte do professor, poderá constituir um entrave ao desenvolvimento da literacia musical e do domínio do instrumento, podendo evidenciar uma visão pedagógica conservadora, exclusivamente direcionada para os elementos teóricos e textuais, que desvaloriza o desenvolvimento musical global. Paralelamente com a frequência na PES, realizou-se uma revisão da literatura existente no âmbito da pedagogia e psicologia musical, fazendo-se, posteriormente uma análise do panorama do ensino da iniciação à guitarra em Portugal, essencialmente através da aplicação de questionários e da análise de obras didáticas. A definição de onze critérios chave para a introdução dos elementos musicais na iniciação constituiu a base para se definirem as principais estratégias sobre a mencionada temática; Abstract: Introduction of Score Elements at the Basic Level of Guitar Education One of the most challenging points in the guitar beginner level is the requirement to learn a wide range of information regarding musical notation, guitar notation, and their cohesion in performance. The inadequate exposure and introduction of these elements by the teacher could become an obstacle to the musical literacy and guitar technique development and may highlight a conservative pedagogical view, directed at the theoretical and textual elements, that devalues the overall musical development. At the same time as attending PES, a revision of existing literature on pedagogy and musical psychology was done, then, afterwards, an analysis to the beginner guitar teaching panorama in Portugal was also made. The definition of eleven base criteria for introducing musical elements in beginner level was the foundation for defining the main strategies on the subject.Universidade de Évora2021-04-26T13:31:25Z2021-04-262021-02-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/29768http://hdl.handle.net/10174/29768TID:202699196porDepartamento de Músicainespereira96@gmail.com203Pereira, Inês Sofia Simõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:26:59Zoai:dspace.uevora.pt:10174/29768Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:19:18.136368Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora - EBORAE MVSICA: introdução de elementos da partitura na prática da iniciação à guitarra
title Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora - EBORAE MVSICA: introdução de elementos da partitura na prática da iniciação à guitarra
spellingShingle Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora - EBORAE MVSICA: introdução de elementos da partitura na prática da iniciação à guitarra
Pereira, Inês Sofia Simões
Iniciação musical
Partitura
Guitarra
Alfabetização musical
Literacia musical
Musical beggining level
Score
Guitar
Musical literacy
title_short Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora - EBORAE MVSICA: introdução de elementos da partitura na prática da iniciação à guitarra
title_full Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora - EBORAE MVSICA: introdução de elementos da partitura na prática da iniciação à guitarra
title_fullStr Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora - EBORAE MVSICA: introdução de elementos da partitura na prática da iniciação à guitarra
title_full_unstemmed Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora - EBORAE MVSICA: introdução de elementos da partitura na prática da iniciação à guitarra
title_sort Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora - EBORAE MVSICA: introdução de elementos da partitura na prática da iniciação à guitarra
author Pereira, Inês Sofia Simões
author_facet Pereira, Inês Sofia Simões
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Inês Sofia Simões
dc.subject.por.fl_str_mv Iniciação musical
Partitura
Guitarra
Alfabetização musical
Literacia musical
Musical beggining level
Score
Guitar
Musical literacy
topic Iniciação musical
Partitura
Guitarra
Alfabetização musical
Literacia musical
Musical beggining level
Score
Guitar
Musical literacy
description Um dos principais desafios na iniciação à guitarra revela-se na necessidade de apreender um vasto conjunto de informações, referentes à notação musical, digitação específica da guitarra e sua coesão na performance. A exposição inadequada destes elementos, por parte do professor, poderá constituir um entrave ao desenvolvimento da literacia musical e do domínio do instrumento, podendo evidenciar uma visão pedagógica conservadora, exclusivamente direcionada para os elementos teóricos e textuais, que desvaloriza o desenvolvimento musical global. Paralelamente com a frequência na PES, realizou-se uma revisão da literatura existente no âmbito da pedagogia e psicologia musical, fazendo-se, posteriormente uma análise do panorama do ensino da iniciação à guitarra em Portugal, essencialmente através da aplicação de questionários e da análise de obras didáticas. A definição de onze critérios chave para a introdução dos elementos musicais na iniciação constituiu a base para se definirem as principais estratégias sobre a mencionada temática; Abstract: Introduction of Score Elements at the Basic Level of Guitar Education One of the most challenging points in the guitar beginner level is the requirement to learn a wide range of information regarding musical notation, guitar notation, and their cohesion in performance. The inadequate exposure and introduction of these elements by the teacher could become an obstacle to the musical literacy and guitar technique development and may highlight a conservative pedagogical view, directed at the theoretical and textual elements, that devalues the overall musical development. At the same time as attending PES, a revision of existing literature on pedagogy and musical psychology was done, then, afterwards, an analysis to the beginner guitar teaching panorama in Portugal was also made. The definition of eleven base criteria for introducing musical elements in beginner level was the foundation for defining the main strategies on the subject.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-26T13:31:25Z
2021-04-26
2021-02-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/29768
http://hdl.handle.net/10174/29768
TID:202699196
url http://hdl.handle.net/10174/29768
identifier_str_mv TID:202699196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Música
inespereira96@gmail.com
203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136674704261120