Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora - EBORAE MVSICA: introdução de elementos da partitura na prática da iniciação à guitarra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/29768 |
Resumo: | Um dos principais desafios na iniciação à guitarra revela-se na necessidade de apreender um vasto conjunto de informações, referentes à notação musical, digitação específica da guitarra e sua coesão na performance. A exposição inadequada destes elementos, por parte do professor, poderá constituir um entrave ao desenvolvimento da literacia musical e do domínio do instrumento, podendo evidenciar uma visão pedagógica conservadora, exclusivamente direcionada para os elementos teóricos e textuais, que desvaloriza o desenvolvimento musical global. Paralelamente com a frequência na PES, realizou-se uma revisão da literatura existente no âmbito da pedagogia e psicologia musical, fazendo-se, posteriormente uma análise do panorama do ensino da iniciação à guitarra em Portugal, essencialmente através da aplicação de questionários e da análise de obras didáticas. A definição de onze critérios chave para a introdução dos elementos musicais na iniciação constituiu a base para se definirem as principais estratégias sobre a mencionada temática; Abstract: Introduction of Score Elements at the Basic Level of Guitar Education One of the most challenging points in the guitar beginner level is the requirement to learn a wide range of information regarding musical notation, guitar notation, and their cohesion in performance. The inadequate exposure and introduction of these elements by the teacher could become an obstacle to the musical literacy and guitar technique development and may highlight a conservative pedagogical view, directed at the theoretical and textual elements, that devalues the overall musical development. At the same time as attending PES, a revision of existing literature on pedagogy and musical psychology was done, then, afterwards, an analysis to the beginner guitar teaching panorama in Portugal was also made. The definition of eleven base criteria for introducing musical elements in beginner level was the foundation for defining the main strategies on the subject. |
id |
RCAP_d33eb09a29c5377bb0e6d8c6f6685e58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/29768 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora - EBORAE MVSICA: introdução de elementos da partitura na prática da iniciação à guitarraIniciação musicalPartituraGuitarraAlfabetização musicalLiteracia musicalMusical beggining levelScoreGuitarMusical literacyUm dos principais desafios na iniciação à guitarra revela-se na necessidade de apreender um vasto conjunto de informações, referentes à notação musical, digitação específica da guitarra e sua coesão na performance. A exposição inadequada destes elementos, por parte do professor, poderá constituir um entrave ao desenvolvimento da literacia musical e do domínio do instrumento, podendo evidenciar uma visão pedagógica conservadora, exclusivamente direcionada para os elementos teóricos e textuais, que desvaloriza o desenvolvimento musical global. Paralelamente com a frequência na PES, realizou-se uma revisão da literatura existente no âmbito da pedagogia e psicologia musical, fazendo-se, posteriormente uma análise do panorama do ensino da iniciação à guitarra em Portugal, essencialmente através da aplicação de questionários e da análise de obras didáticas. A definição de onze critérios chave para a introdução dos elementos musicais na iniciação constituiu a base para se definirem as principais estratégias sobre a mencionada temática; Abstract: Introduction of Score Elements at the Basic Level of Guitar Education One of the most challenging points in the guitar beginner level is the requirement to learn a wide range of information regarding musical notation, guitar notation, and their cohesion in performance. The inadequate exposure and introduction of these elements by the teacher could become an obstacle to the musical literacy and guitar technique development and may highlight a conservative pedagogical view, directed at the theoretical and textual elements, that devalues the overall musical development. At the same time as attending PES, a revision of existing literature on pedagogy and musical psychology was done, then, afterwards, an analysis to the beginner guitar teaching panorama in Portugal was also made. The definition of eleven base criteria for introducing musical elements in beginner level was the foundation for defining the main strategies on the subject.Universidade de Évora2021-04-26T13:31:25Z2021-04-262021-02-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/29768http://hdl.handle.net/10174/29768TID:202699196porDepartamento de Músicainespereira96@gmail.com203Pereira, Inês Sofia Simõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:26:59Zoai:dspace.uevora.pt:10174/29768Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:19:18.136368Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora - EBORAE MVSICA: introdução de elementos da partitura na prática da iniciação à guitarra |
title |
Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora - EBORAE MVSICA: introdução de elementos da partitura na prática da iniciação à guitarra |
spellingShingle |
Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora - EBORAE MVSICA: introdução de elementos da partitura na prática da iniciação à guitarra Pereira, Inês Sofia Simões Iniciação musical Partitura Guitarra Alfabetização musical Literacia musical Musical beggining level Score Guitar Musical literacy |
title_short |
Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora - EBORAE MVSICA: introdução de elementos da partitura na prática da iniciação à guitarra |
title_full |
Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora - EBORAE MVSICA: introdução de elementos da partitura na prática da iniciação à guitarra |
title_fullStr |
Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora - EBORAE MVSICA: introdução de elementos da partitura na prática da iniciação à guitarra |
title_full_unstemmed |
Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora - EBORAE MVSICA: introdução de elementos da partitura na prática da iniciação à guitarra |
title_sort |
Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora - EBORAE MVSICA: introdução de elementos da partitura na prática da iniciação à guitarra |
author |
Pereira, Inês Sofia Simões |
author_facet |
Pereira, Inês Sofia Simões |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Inês Sofia Simões |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Iniciação musical Partitura Guitarra Alfabetização musical Literacia musical Musical beggining level Score Guitar Musical literacy |
topic |
Iniciação musical Partitura Guitarra Alfabetização musical Literacia musical Musical beggining level Score Guitar Musical literacy |
description |
Um dos principais desafios na iniciação à guitarra revela-se na necessidade de apreender um vasto conjunto de informações, referentes à notação musical, digitação específica da guitarra e sua coesão na performance. A exposição inadequada destes elementos, por parte do professor, poderá constituir um entrave ao desenvolvimento da literacia musical e do domínio do instrumento, podendo evidenciar uma visão pedagógica conservadora, exclusivamente direcionada para os elementos teóricos e textuais, que desvaloriza o desenvolvimento musical global. Paralelamente com a frequência na PES, realizou-se uma revisão da literatura existente no âmbito da pedagogia e psicologia musical, fazendo-se, posteriormente uma análise do panorama do ensino da iniciação à guitarra em Portugal, essencialmente através da aplicação de questionários e da análise de obras didáticas. A definição de onze critérios chave para a introdução dos elementos musicais na iniciação constituiu a base para se definirem as principais estratégias sobre a mencionada temática; Abstract: Introduction of Score Elements at the Basic Level of Guitar Education One of the most challenging points in the guitar beginner level is the requirement to learn a wide range of information regarding musical notation, guitar notation, and their cohesion in performance. The inadequate exposure and introduction of these elements by the teacher could become an obstacle to the musical literacy and guitar technique development and may highlight a conservative pedagogical view, directed at the theoretical and textual elements, that devalues the overall musical development. At the same time as attending PES, a revision of existing literature on pedagogy and musical psychology was done, then, afterwards, an analysis to the beginner guitar teaching panorama in Portugal was also made. The definition of eleven base criteria for introducing musical elements in beginner level was the foundation for defining the main strategies on the subject. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-26T13:31:25Z 2021-04-26 2021-02-23T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/29768 http://hdl.handle.net/10174/29768 TID:202699196 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/29768 |
identifier_str_mv |
TID:202699196 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Música inespereira96@gmail.com 203 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136674704261120 |