Adaptation and validation to Portuguese of the Reasons for Higher Education Dropout Scale
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/5571 |
Resumo: | Enquadramento: O abandono escolar é um problema com que os sistemas educacionais se debatem, colocando em causa a qualidade da instituição escolar e do próprio sistema de ensino. Objetivos: Adaptar e avaliar as qualidades psicométricas da Escala de Motivos de Intenção de Abandono do Ensino Superior para os estudantes do ensino superior português. Metodologia: Estudo quantitativo, transversal, descritivo e correlacional. Foi aplicado um questionário de caracterização sociodemográfica e a Escala de Motivos de Intenção de Abandono do Ensino Superior a uma amostra de 891 estudantes, maioritariamente feminina (68,2%), com uma idade média de 19,68 anos. Recorreu-se à análise fatorial exploratória e confirmatória. Resultados: A escala composta por 30 itens, organizados em 4 dimensões: Organizacional; Gestão de vida; Profissional e Relacional. Apresenta uma variância explicada de 46,5%, e um alfa de Cronbach de 0,959. Conclusão: Os resultados apoiam a adequação psicométrica da escala para a população portuguesa, indicando que poderá ser utilizada em ensaios futuros neste âmbito e permitir a implementação de medidas que o contrariem. |
id |
RCAP_d3445ffd1aa52d49573502c7c589a0a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/5571 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Adaptation and validation to Portuguese of the Reasons for Higher Education Dropout ScaleEducationValidation studiesEnquadramento: O abandono escolar é um problema com que os sistemas educacionais se debatem, colocando em causa a qualidade da instituição escolar e do próprio sistema de ensino. Objetivos: Adaptar e avaliar as qualidades psicométricas da Escala de Motivos de Intenção de Abandono do Ensino Superior para os estudantes do ensino superior português. Metodologia: Estudo quantitativo, transversal, descritivo e correlacional. Foi aplicado um questionário de caracterização sociodemográfica e a Escala de Motivos de Intenção de Abandono do Ensino Superior a uma amostra de 891 estudantes, maioritariamente feminina (68,2%), com uma idade média de 19,68 anos. Recorreu-se à análise fatorial exploratória e confirmatória. Resultados: A escala composta por 30 itens, organizados em 4 dimensões: Organizacional; Gestão de vida; Profissional e Relacional. Apresenta uma variância explicada de 46,5%, e um alfa de Cronbach de 0,959. Conclusão: Os resultados apoiam a adequação psicométrica da escala para a população portuguesa, indicando que poderá ser utilizada em ensaios futuros neste âmbito e permitir a implementação de medidas que o contrariem.Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de CoimbraRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuFerreira, ManuelaDuarte, JoãoAbrantes, J.L.Cabral, Lídia RosárioGuiné, RaquelCampos, Sofia MargaridaCardoso, Ana Paula2019-07-11T15:33:02Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/5571engFerreira, M., Duarte, J., Abrantes, J.L., Cabral, L., Guiné, R., Campos, S., & Cardoso, A.P. (2019). Adaptation and validation to Portuguese of the reasons for higher education dropout scale. Revista de Enfermagem Referência, 4 (21), 35-44. doi: https://doi.org/10.12707/RIV180900874-0283https://doi.org/10.12707/RIV18090info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:11Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/5571Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:43:54.854264Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Adaptation and validation to Portuguese of the Reasons for Higher Education Dropout Scale |
title |
Adaptation and validation to Portuguese of the Reasons for Higher Education Dropout Scale |
spellingShingle |
Adaptation and validation to Portuguese of the Reasons for Higher Education Dropout Scale Ferreira, Manuela Education Validation studies |
title_short |
Adaptation and validation to Portuguese of the Reasons for Higher Education Dropout Scale |
title_full |
Adaptation and validation to Portuguese of the Reasons for Higher Education Dropout Scale |
title_fullStr |
Adaptation and validation to Portuguese of the Reasons for Higher Education Dropout Scale |
title_full_unstemmed |
Adaptation and validation to Portuguese of the Reasons for Higher Education Dropout Scale |
title_sort |
Adaptation and validation to Portuguese of the Reasons for Higher Education Dropout Scale |
author |
Ferreira, Manuela |
author_facet |
Ferreira, Manuela Duarte, João Abrantes, J.L. Cabral, Lídia Rosário Guiné, Raquel Campos, Sofia Margarida Cardoso, Ana Paula |
author_role |
author |
author2 |
Duarte, João Abrantes, J.L. Cabral, Lídia Rosário Guiné, Raquel Campos, Sofia Margarida Cardoso, Ana Paula |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Manuela Duarte, João Abrantes, J.L. Cabral, Lídia Rosário Guiné, Raquel Campos, Sofia Margarida Cardoso, Ana Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Education Validation studies |
topic |
Education Validation studies |
description |
Enquadramento: O abandono escolar é um problema com que os sistemas educacionais se debatem, colocando em causa a qualidade da instituição escolar e do próprio sistema de ensino. Objetivos: Adaptar e avaliar as qualidades psicométricas da Escala de Motivos de Intenção de Abandono do Ensino Superior para os estudantes do ensino superior português. Metodologia: Estudo quantitativo, transversal, descritivo e correlacional. Foi aplicado um questionário de caracterização sociodemográfica e a Escala de Motivos de Intenção de Abandono do Ensino Superior a uma amostra de 891 estudantes, maioritariamente feminina (68,2%), com uma idade média de 19,68 anos. Recorreu-se à análise fatorial exploratória e confirmatória. Resultados: A escala composta por 30 itens, organizados em 4 dimensões: Organizacional; Gestão de vida; Profissional e Relacional. Apresenta uma variância explicada de 46,5%, e um alfa de Cronbach de 0,959. Conclusão: Os resultados apoiam a adequação psicométrica da escala para a população portuguesa, indicando que poderá ser utilizada em ensaios futuros neste âmbito e permitir a implementação de medidas que o contrariem. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-11T15:33:02Z 2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/5571 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/5571 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ferreira, M., Duarte, J., Abrantes, J.L., Cabral, L., Guiné, R., Campos, S., & Cardoso, A.P. (2019). Adaptation and validation to Portuguese of the reasons for higher education dropout scale. Revista de Enfermagem Referência, 4 (21), 35-44. doi: https://doi.org/10.12707/RIV18090 0874-0283 https://doi.org/10.12707/RIV18090 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra |
publisher.none.fl_str_mv |
Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130909481369600 |