Adaptation and validation to Portuguese of the Reasons for Higher Education Dropout Scale

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Manuela
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Duarte, João, Abrantes, J.L., Cabral, Lídia Rosário, Guiné, Raquel, Campos, Sofia Margarida, Cardoso, Ana Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/5571
Resumo: Enquadramento: O abandono escolar é um problema com que os sistemas educacionais se debatem, colocando em causa a qualidade da instituição escolar e do próprio sistema de ensino. Objetivos: Adaptar e avaliar as qualidades psicométricas da Escala de Motivos de Intenção de Abandono do Ensino Superior para os estudantes do ensino superior português. Metodologia: Estudo quantitativo, transversal, descritivo e correlacional. Foi aplicado um questionário de caracterização sociodemográfica e a Escala de Motivos de Intenção de Abandono do Ensino Superior a uma amostra de 891 estudantes, maioritariamente feminina (68,2%), com uma idade média de 19,68 anos. Recorreu-se à análise fatorial exploratória e confirmatória. Resultados: A escala composta por 30 itens, organizados em 4 dimensões: Organizacional; Gestão de vida; Profissional e Relacional. Apresenta uma variância explicada de 46,5%, e um alfa de Cronbach de 0,959. Conclusão: Os resultados apoiam a adequação psicométrica da escala para a população portuguesa, indicando que poderá ser utilizada em ensaios futuros neste âmbito e permitir a implementação de medidas que o contrariem.
id RCAP_d3445ffd1aa52d49573502c7c589a0a2
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/5571
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Adaptation and validation to Portuguese of the Reasons for Higher Education Dropout ScaleEducationValidation studiesEnquadramento: O abandono escolar é um problema com que os sistemas educacionais se debatem, colocando em causa a qualidade da instituição escolar e do próprio sistema de ensino. Objetivos: Adaptar e avaliar as qualidades psicométricas da Escala de Motivos de Intenção de Abandono do Ensino Superior para os estudantes do ensino superior português. Metodologia: Estudo quantitativo, transversal, descritivo e correlacional. Foi aplicado um questionário de caracterização sociodemográfica e a Escala de Motivos de Intenção de Abandono do Ensino Superior a uma amostra de 891 estudantes, maioritariamente feminina (68,2%), com uma idade média de 19,68 anos. Recorreu-se à análise fatorial exploratória e confirmatória. Resultados: A escala composta por 30 itens, organizados em 4 dimensões: Organizacional; Gestão de vida; Profissional e Relacional. Apresenta uma variância explicada de 46,5%, e um alfa de Cronbach de 0,959. Conclusão: Os resultados apoiam a adequação psicométrica da escala para a população portuguesa, indicando que poderá ser utilizada em ensaios futuros neste âmbito e permitir a implementação de medidas que o contrariem.Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de CoimbraRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuFerreira, ManuelaDuarte, JoãoAbrantes, J.L.Cabral, Lídia RosárioGuiné, RaquelCampos, Sofia MargaridaCardoso, Ana Paula2019-07-11T15:33:02Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/5571engFerreira, M., Duarte, J., Abrantes, J.L., Cabral, L., Guiné, R., Campos, S., & Cardoso, A.P. (2019). Adaptation and validation to Portuguese of the reasons for higher education dropout scale. Revista de Enfermagem Referência, 4 (21), 35-44. doi: https://doi.org/10.12707/RIV180900874-0283https://doi.org/10.12707/RIV18090info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:11Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/5571Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:43:54.854264Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Adaptation and validation to Portuguese of the Reasons for Higher Education Dropout Scale
title Adaptation and validation to Portuguese of the Reasons for Higher Education Dropout Scale
spellingShingle Adaptation and validation to Portuguese of the Reasons for Higher Education Dropout Scale
Ferreira, Manuela
Education
Validation studies
title_short Adaptation and validation to Portuguese of the Reasons for Higher Education Dropout Scale
title_full Adaptation and validation to Portuguese of the Reasons for Higher Education Dropout Scale
title_fullStr Adaptation and validation to Portuguese of the Reasons for Higher Education Dropout Scale
title_full_unstemmed Adaptation and validation to Portuguese of the Reasons for Higher Education Dropout Scale
title_sort Adaptation and validation to Portuguese of the Reasons for Higher Education Dropout Scale
author Ferreira, Manuela
author_facet Ferreira, Manuela
Duarte, João
Abrantes, J.L.
Cabral, Lídia Rosário
Guiné, Raquel
Campos, Sofia Margarida
Cardoso, Ana Paula
author_role author
author2 Duarte, João
Abrantes, J.L.
Cabral, Lídia Rosário
Guiné, Raquel
Campos, Sofia Margarida
Cardoso, Ana Paula
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Manuela
Duarte, João
Abrantes, J.L.
Cabral, Lídia Rosário
Guiné, Raquel
Campos, Sofia Margarida
Cardoso, Ana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Education
Validation studies
topic Education
Validation studies
description Enquadramento: O abandono escolar é um problema com que os sistemas educacionais se debatem, colocando em causa a qualidade da instituição escolar e do próprio sistema de ensino. Objetivos: Adaptar e avaliar as qualidades psicométricas da Escala de Motivos de Intenção de Abandono do Ensino Superior para os estudantes do ensino superior português. Metodologia: Estudo quantitativo, transversal, descritivo e correlacional. Foi aplicado um questionário de caracterização sociodemográfica e a Escala de Motivos de Intenção de Abandono do Ensino Superior a uma amostra de 891 estudantes, maioritariamente feminina (68,2%), com uma idade média de 19,68 anos. Recorreu-se à análise fatorial exploratória e confirmatória. Resultados: A escala composta por 30 itens, organizados em 4 dimensões: Organizacional; Gestão de vida; Profissional e Relacional. Apresenta uma variância explicada de 46,5%, e um alfa de Cronbach de 0,959. Conclusão: Os resultados apoiam a adequação psicométrica da escala para a população portuguesa, indicando que poderá ser utilizada em ensaios futuros neste âmbito e permitir a implementação de medidas que o contrariem.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-11T15:33:02Z
2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/5571
url http://hdl.handle.net/10400.19/5571
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv Ferreira, M., Duarte, J., Abrantes, J.L., Cabral, L., Guiné, R., Campos, S., & Cardoso, A.P. (2019). Adaptation and validation to Portuguese of the reasons for higher education dropout scale. Revista de Enfermagem Referência, 4 (21), 35-44. doi: https://doi.org/10.12707/RIV18090
0874-0283
https://doi.org/10.12707/RIV18090
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
publisher.none.fl_str_mv Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130909481369600