INTERACTIONAL DISCOURSE MARKERS: DIFFERENT APPROACHES, DIFFERENT RESULTS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21814/diacritica.32 |
Resumo: | Marcadores discursivos são itens linguísticos que funcionam nos domínios cognitivo, expressivo, social e textual e que emergem da interação falante/ouvinte e são provenientes de outras categorias gramaticais, por processo de gramaticalização, tais como formas verbais (entendeu? e sabe?), reduções frasais (né?), adjetivos (certo?). Apresentamos o resultado de uma investigação sobre o uso de marcadores discursivos interacionais na fala de jovens escolares da cidade de Aracaju, SE, Brasil, comparando os resultados obtidos com os de outras variedades do português brasileiro. Os resultados apontam para a recorrência de uso dessas estratégias interacionais na fala dos jovens aracajuanos direcionadas para contextos específicos: interações simétricas, para as mulheres, e assimétricas, para os homens, foram os contextos mais propícios para a ocorrência dos marcadores discursivos interacionais, revelando efeitos estilísticos. No entanto, ao comparar os resultados com outras variedades, nos deparamos com questões metodológicas diferenciadas que podem interferir nos resultados obtidos. |
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INTERACTIONAL DISCOURSE MARKERS: DIFFERENT APPROACHES, DIFFERENT RESULTSMarcadores discursivos interacionais: diferentes metodologias, diferentes resultadosmarcadores discursivossexo/gênerometodologia de coleta de dadosdiscourse markerssex/genderdata collection methodologyMarcadores discursivos são itens linguísticos que funcionam nos domínios cognitivo, expressivo, social e textual e que emergem da interação falante/ouvinte e são provenientes de outras categorias gramaticais, por processo de gramaticalização, tais como formas verbais (entendeu? e sabe?), reduções frasais (né?), adjetivos (certo?). Apresentamos o resultado de uma investigação sobre o uso de marcadores discursivos interacionais na fala de jovens escolares da cidade de Aracaju, SE, Brasil, comparando os resultados obtidos com os de outras variedades do português brasileiro. Os resultados apontam para a recorrência de uso dessas estratégias interacionais na fala dos jovens aracajuanos direcionadas para contextos específicos: interações simétricas, para as mulheres, e assimétricas, para os homens, foram os contextos mais propícios para a ocorrência dos marcadores discursivos interacionais, revelando efeitos estilísticos. No entanto, ao comparar os resultados com outras variedades, nos deparamos com questões metodológicas diferenciadas que podem interferir nos resultados obtidos.Discourse markers are linguistic items that work in cognitive, expressive, social, and textual domains arising from the speaker/listener interaction and coming from the other grammatical categories, by grammaticalization process, such as verb forms (entendeu? and sabe?), phrasal reductions (né?), adjectives (certo?). In this paper, the use of interactional discourse markers in the speech of Aracaju young students from city of Aracaju, SE, Brazil, is investigate and this result is compared with other varieties of Brazilian Portuguese. The results point out to the recurrent use of these interactional strategies in the speech of Aracaju young students, targeted to specific contexts: symmetrical interactions, for women, and asymmetric interactions, for men, have been the most favorable for the occurrence of interactional discursive markers, by revealing stylistic effect. However, in contrast to the results with other varieties, we deal with differentiated methodological issues that may interfere with the results obtained.CEHUM2017-05-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.21814/diacritica.32https://doi.org/10.21814/diacritica.32Diacrítica; Vol. 31 N.º 1 (2017): Ciências da Linguagem; 55-76Diacrítica; Vol. 31 No. 1 (2017): Ciências da Linguagem; 55-762183-91740870-896710.21814/diacritica.31.1reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4922https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4922/5461Direitos de Autor (c) 2023 Raquel Meister Ko. Freitag, Rosangela Barros da Silva, Flávia Regina de Santana Evangelistainfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitag, Raquel Meister Ko.Silva, Rosangela Barros daEvangelista, Flávia Regina de Santana2023-07-28T07:47:30Zoai:journals.uminho.pt:article/4922Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:34:34.665311Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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