Ensino das Ciências de Base Cognitiva: Perspectivas Actuais.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/4652 |
Resumo: | Os psicólogos cognitivos encaram a aprendizagem como um processo construtivo, que resulta da interacção entre o que o estudante já sabe, a informação que acolhe e o que ele realiza durante esse mesmo processo. Por conseguinte, aprender é uma criação do aluno. Este trabalho procura constituir-se como uma revisão da literatura sobre o ensino das ciências actual de base cognitiva. Mergulha no campo das concepções alternativas e no Movimento da Mudança Conceptual, no conhecimento do professor e do estudante e nas estratégias adequadas para o desenvolvimento de aprendizagem de qualidade num quadro de natureza cognitiva, procurando uma resposta para aquelas estratégias de aprendizagem que os alunos adquirem em outras experiências ou em situações de educação não estruturadas. |
id |
RCAP_d3523c4554bfde223d5f12330d3afd6b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/4652 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ensino das Ciências de Base Cognitiva: Perspectivas Actuais.ensino das ciênciasconcepções alternativasestratégias cognitivasOs psicólogos cognitivos encaram a aprendizagem como um processo construtivo, que resulta da interacção entre o que o estudante já sabe, a informação que acolhe e o que ele realiza durante esse mesmo processo. Por conseguinte, aprender é uma criação do aluno. Este trabalho procura constituir-se como uma revisão da literatura sobre o ensino das ciências actual de base cognitiva. Mergulha no campo das concepções alternativas e no Movimento da Mudança Conceptual, no conhecimento do professor e do estudante e nas estratégias adequadas para o desenvolvimento de aprendizagem de qualidade num quadro de natureza cognitiva, procurando uma resposta para aquelas estratégias de aprendizagem que os alunos adquirem em outras experiências ou em situações de educação não estruturadas.Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional2012-01-31T00:45:00Z2012-01-312010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/4652http://hdl.handle.net/10174/4652por2175-261395jbonito@uevora.pt229Bonito, Jorgeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:42:53Zoai:dspace.uevora.pt:10174/4652Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:59:53.295991Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino das Ciências de Base Cognitiva: Perspectivas Actuais. |
title |
Ensino das Ciências de Base Cognitiva: Perspectivas Actuais. |
spellingShingle |
Ensino das Ciências de Base Cognitiva: Perspectivas Actuais. Bonito, Jorge ensino das ciências concepções alternativas estratégias cognitivas |
title_short |
Ensino das Ciências de Base Cognitiva: Perspectivas Actuais. |
title_full |
Ensino das Ciências de Base Cognitiva: Perspectivas Actuais. |
title_fullStr |
Ensino das Ciências de Base Cognitiva: Perspectivas Actuais. |
title_full_unstemmed |
Ensino das Ciências de Base Cognitiva: Perspectivas Actuais. |
title_sort |
Ensino das Ciências de Base Cognitiva: Perspectivas Actuais. |
author |
Bonito, Jorge |
author_facet |
Bonito, Jorge |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bonito, Jorge |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino das ciências concepções alternativas estratégias cognitivas |
topic |
ensino das ciências concepções alternativas estratégias cognitivas |
description |
Os psicólogos cognitivos encaram a aprendizagem como um processo construtivo, que resulta da interacção entre o que o estudante já sabe, a informação que acolhe e o que ele realiza durante esse mesmo processo. Por conseguinte, aprender é uma criação do aluno. Este trabalho procura constituir-se como uma revisão da literatura sobre o ensino das ciências actual de base cognitiva. Mergulha no campo das concepções alternativas e no Movimento da Mudança Conceptual, no conhecimento do professor e do estudante e nas estratégias adequadas para o desenvolvimento de aprendizagem de qualidade num quadro de natureza cognitiva, procurando uma resposta para aquelas estratégias de aprendizagem que os alunos adquirem em outras experiências ou em situações de educação não estruturadas. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2012-01-31T00:45:00Z 2012-01-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/4652 http://hdl.handle.net/10174/4652 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/4652 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2175-2613 9 5 jbonito@uevora.pt 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136481601650688 |