Ensino das Ciências de Base Cognitiva: Perspectivas Actuais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonito, Jorge
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/4652
Resumo: Os psicólogos cognitivos encaram a aprendizagem como um processo construtivo, que resulta da interacção entre o que o estudante já sabe, a informação que acolhe e o que ele realiza durante esse mesmo processo. Por conseguinte, aprender é uma criação do aluno. Este trabalho procura constituir-se como uma revisão da literatura sobre o ensino das ciências actual de base cognitiva. Mergulha no campo das concepções alternativas e no Movimento da Mudança Conceptual, no conhecimento do professor e do estudante e nas estratégias adequadas para o desenvolvimento de aprendizagem de qualidade num quadro de natureza cognitiva, procurando uma resposta para aquelas estratégias de aprendizagem que os alunos adquirem em outras experiências ou em situações de educação não estruturadas.
id RCAP_d3523c4554bfde223d5f12330d3afd6b
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/4652
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino das Ciências de Base Cognitiva: Perspectivas Actuais.ensino das ciênciasconcepções alternativasestratégias cognitivasOs psicólogos cognitivos encaram a aprendizagem como um processo construtivo, que resulta da interacção entre o que o estudante já sabe, a informação que acolhe e o que ele realiza durante esse mesmo processo. Por conseguinte, aprender é uma criação do aluno. Este trabalho procura constituir-se como uma revisão da literatura sobre o ensino das ciências actual de base cognitiva. Mergulha no campo das concepções alternativas e no Movimento da Mudança Conceptual, no conhecimento do professor e do estudante e nas estratégias adequadas para o desenvolvimento de aprendizagem de qualidade num quadro de natureza cognitiva, procurando uma resposta para aquelas estratégias de aprendizagem que os alunos adquirem em outras experiências ou em situações de educação não estruturadas.Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional2012-01-31T00:45:00Z2012-01-312010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/4652http://hdl.handle.net/10174/4652por2175-261395jbonito@uevora.pt229Bonito, Jorgeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:42:53Zoai:dspace.uevora.pt:10174/4652Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:59:53.295991Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino das Ciências de Base Cognitiva: Perspectivas Actuais.
title Ensino das Ciências de Base Cognitiva: Perspectivas Actuais.
spellingShingle Ensino das Ciências de Base Cognitiva: Perspectivas Actuais.
Bonito, Jorge
ensino das ciências
concepções alternativas
estratégias cognitivas
title_short Ensino das Ciências de Base Cognitiva: Perspectivas Actuais.
title_full Ensino das Ciências de Base Cognitiva: Perspectivas Actuais.
title_fullStr Ensino das Ciências de Base Cognitiva: Perspectivas Actuais.
title_full_unstemmed Ensino das Ciências de Base Cognitiva: Perspectivas Actuais.
title_sort Ensino das Ciências de Base Cognitiva: Perspectivas Actuais.
author Bonito, Jorge
author_facet Bonito, Jorge
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonito, Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv ensino das ciências
concepções alternativas
estratégias cognitivas
topic ensino das ciências
concepções alternativas
estratégias cognitivas
description Os psicólogos cognitivos encaram a aprendizagem como um processo construtivo, que resulta da interacção entre o que o estudante já sabe, a informação que acolhe e o que ele realiza durante esse mesmo processo. Por conseguinte, aprender é uma criação do aluno. Este trabalho procura constituir-se como uma revisão da literatura sobre o ensino das ciências actual de base cognitiva. Mergulha no campo das concepções alternativas e no Movimento da Mudança Conceptual, no conhecimento do professor e do estudante e nas estratégias adequadas para o desenvolvimento de aprendizagem de qualidade num quadro de natureza cognitiva, procurando uma resposta para aquelas estratégias de aprendizagem que os alunos adquirem em outras experiências ou em situações de educação não estruturadas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2012-01-31T00:45:00Z
2012-01-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/4652
http://hdl.handle.net/10174/4652
url http://hdl.handle.net/10174/4652
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2175-2613
9
5
jbonito@uevora.pt
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional
publisher.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136481601650688