Plataformas robustas e adaptáveis para a gestão e massificação de conteúdos dinâmicos : utilização em ambientes educacionais contribuindo para o sucesso educativo no ensino secundário em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Alberto Faustino Mesquita dos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/1570
Resumo: Dissertação de Mestrado em Comércio Electónico e Internet apresentada à Universidade Aberta
id RCAP_d3523dbeca6bd0830da6dccf62ea0c48
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/1570
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plataformas robustas e adaptáveis para a gestão e massificação de conteúdos dinâmicos : utilização em ambientes educacionais contribuindo para o sucesso educativo no ensino secundário em PortugalEnsino a distânciaEnsino secundárioElearningInternetPlataforma MoodleWeb 2.0Web 3.0Ensino colaborativoAprendizagemEstudo de casosDynamic contentsCooperative learningLearning management systemCooperative portalsConnectivityNet generationDigital nativesDigital immigrantsDissertação de Mestrado em Comércio Electónico e Internet apresentada à Universidade AbertaA Internet está em constante desenvolvimento. Desde o seu aparecimento como mera rede de interligação entre computadores, é agora um espaço interactivo no qual todos nós somos parte integrante. O presente trabalho sintetiza as várias etapas da evolução da Web, Web 1.0, Web 2.0, Web 3.0 e foca a sua atenção ao nível da aprendizagem à distância. Tendo sido o e-learning já experimentado ao nível do ensino universitário, encontra-se ainda numa fase embrionária ao nível do ensino secundário. É feita uma análise, tentando caracterizar a geração actual dos alunos na fase etária correspondente ao ensino secundário, e analisado a sua interacção nos aspectos comportamentais relacionados com a web 2.0. É feita uma análise das características do ensino à distância e por fim, é realizado um inquérito em escolas-piloto, para averiguar se o e-learning com portais educativos trará benefícios nas aprendizagens dos alunos desta nova geração rodeada de computadores, Internet e demais dispositivos tecnológicos. Pretende-se assim estudar a viabilidade de utilização de plataformas de aprendizagem à escala nacional que contribuam para o progresso de conteúdos científicos e em particular nas aprendizagens realizadas pelos alunos na escolaridade ao nível do ensino secundário, acompanhando a evolução tecnológica.Internet is in permanent evolvement. Ever since it appeared as a simple interconnection network between computers it has developed into an interactive space of which all of us make part. The current work synthesizes the various stages of Web, Web 1.0, Web 2.0 and Web 3.0’s evolution focusing on the level of distance learning. Although e-learning has already been experienced at a university level it is still in an embryonic stage, on what concerns secondary teaching. An analysis is done, trying to characterize the current generation of secondary school students and analysing its interaction in their behavioural aspects related to Web 2.0. The characteristics of distance learning are also analysed. Besides, an enquiry is performed, in model-schools, so as to assess whether elearning with educational portals will bring any benefit to the learning ability of this new secondary school generation surrounded by computers, Internet and other technological devices. It is our purpose to study the viability of using learning platforms, in a national range, that contribute to the progress of scientific contents and specifically the secondary school students’ learning, keeping pace with the technological evolution.Isaías, PedroRepositório AbertoSantos, Alberto Faustino Mesquita dos2010-09-17T09:08:03Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/1570porSantos, Alberto Faustino Mesquita dos - Plataformas robustas e adaptáveis para a gestão e massificação de conteúdos dinâmicos [Em linha] : utilização em ambientes educacionais contribuindo para o sucesso educativo no ensino secundário em Portugal. [Lisboa : s.n.], 2010. 137 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:14:21Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/1570Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:22.542690Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plataformas robustas e adaptáveis para a gestão e massificação de conteúdos dinâmicos : utilização em ambientes educacionais contribuindo para o sucesso educativo no ensino secundário em Portugal
title Plataformas robustas e adaptáveis para a gestão e massificação de conteúdos dinâmicos : utilização em ambientes educacionais contribuindo para o sucesso educativo no ensino secundário em Portugal
spellingShingle Plataformas robustas e adaptáveis para a gestão e massificação de conteúdos dinâmicos : utilização em ambientes educacionais contribuindo para o sucesso educativo no ensino secundário em Portugal
Santos, Alberto Faustino Mesquita dos
Ensino a distância
Ensino secundário
Elearning
Internet
Plataforma Moodle
Web 2.0
Web 3.0
Ensino colaborativo
Aprendizagem
Estudo de casos
Dynamic contents
Cooperative learning
Learning management system
Cooperative portals
Connectivity
Net generation
Digital natives
Digital immigrants
title_short Plataformas robustas e adaptáveis para a gestão e massificação de conteúdos dinâmicos : utilização em ambientes educacionais contribuindo para o sucesso educativo no ensino secundário em Portugal
title_full Plataformas robustas e adaptáveis para a gestão e massificação de conteúdos dinâmicos : utilização em ambientes educacionais contribuindo para o sucesso educativo no ensino secundário em Portugal
title_fullStr Plataformas robustas e adaptáveis para a gestão e massificação de conteúdos dinâmicos : utilização em ambientes educacionais contribuindo para o sucesso educativo no ensino secundário em Portugal
title_full_unstemmed Plataformas robustas e adaptáveis para a gestão e massificação de conteúdos dinâmicos : utilização em ambientes educacionais contribuindo para o sucesso educativo no ensino secundário em Portugal
title_sort Plataformas robustas e adaptáveis para a gestão e massificação de conteúdos dinâmicos : utilização em ambientes educacionais contribuindo para o sucesso educativo no ensino secundário em Portugal
author Santos, Alberto Faustino Mesquita dos
author_facet Santos, Alberto Faustino Mesquita dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Isaías, Pedro
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Alberto Faustino Mesquita dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Ensino secundário
Elearning
Internet
Plataforma Moodle
Web 2.0
Web 3.0
Ensino colaborativo
Aprendizagem
Estudo de casos
Dynamic contents
Cooperative learning
Learning management system
Cooperative portals
Connectivity
Net generation
Digital natives
Digital immigrants
topic Ensino a distância
Ensino secundário
Elearning
Internet
Plataforma Moodle
Web 2.0
Web 3.0
Ensino colaborativo
Aprendizagem
Estudo de casos
Dynamic contents
Cooperative learning
Learning management system
Cooperative portals
Connectivity
Net generation
Digital natives
Digital immigrants
description Dissertação de Mestrado em Comércio Electónico e Internet apresentada à Universidade Aberta
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-17T09:08:03Z
2010
2010-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/1570
url http://hdl.handle.net/10400.2/1570
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Santos, Alberto Faustino Mesquita dos - Plataformas robustas e adaptáveis para a gestão e massificação de conteúdos dinâmicos [Em linha] : utilização em ambientes educacionais contribuindo para o sucesso educativo no ensino secundário em Portugal. [Lisboa : s.n.], 2010. 137 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134999896653824