A influência da importância no efeito do tamanho da fonte: evidências na memória e metamemória
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/75307 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
id |
RCAP_d3526806d0c14624414aa7b16dd28fe4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/75307 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A influência da importância no efeito do tamanho da fonte: evidências na memória e metamemóriaThe influence of importance on font-size effect: evidences in memory and metamemoryImportânciaJulgamentos de aprendizagemTamanho da fonteFont sizeImportanceJudgments of learningCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaO efeito do tamanho da fonte traduz-se em palavras apresentadas em tamanho de fonte grande serem consideradas mais memoráveis do que palavras em tamanho de fonte pequeno, apesar da sua recordação posterior ser equivalente. Uma possível explicação para este efeito é a crença de que o tamanho da fonte representa a importância da palavra. Este estudo teve como objetivo perceber se palavras em tamanho de fonte grande são consideradas como mais memoráveis por serem mais importantes. No Estudo 1, os participantes observaram um conjunto de palavras apresentadas em tamanhos de fonte diferentes (18pt e 150pt) associadas a indicadores de importância de recordação da palavra com valores diferentes (1 e 6). Após cada palavra, os participantes indicaram a sua probabilidade de evocá-la (julgamentos de aprendizagem). Finalmente, os participantes completaram uma tarefa de evocação. Os resultados mostraram que o tamanho da fonte e a importância parecem ter o mesmo impacto nos julgamentos de aprendizagem e na memória. No Estudo 2 foi modificada a importância das palavras (1 e 12) para aumentar a sua saliência. Contudo, os resultados mantiveram-se idênticos ao Estudo 1. No geral, os resultados sugerem que a importância pode não ser uma explicação para o efeito do tamanho da fonte.The font-size effect refers to when words presented in larger font size are considered more memorable than words in smaller font size, although their later recall are equivalent. A possible explanation for this effect may come from the belief that the font size represents the importance of the word. The objective of this study was to understand if words in larger font size are considered more memorable because they are more important. In Study 1, the participants observed a set of words presented in different font sizes (18pt and 150pt) associated to different values of importance (1 and 6) regarding the recall of the word. After each word, participants rated the probability to recall the word later (judgments of learning). After that, they completed a recall memory test. The results showed that font size and importance seem to have the same impact in the judgments of learning and in memory. In Study 2, the importance associated to the words was increased (1 and 12) to increase their salience. The results however, stayed identical to Study 1. Overall, the results suggest that the importance may not be an explanation for the font-size effect.Albuquerque, Pedro BarbasLuna, KarlosUniversidade do MinhoBaptista, Paula Daniela Pereira20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/75307por202755002info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:17:55Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/75307Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:10:37.075750Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência da importância no efeito do tamanho da fonte: evidências na memória e metamemória The influence of importance on font-size effect: evidences in memory and metamemory |
title |
A influência da importância no efeito do tamanho da fonte: evidências na memória e metamemória |
spellingShingle |
A influência da importância no efeito do tamanho da fonte: evidências na memória e metamemória Baptista, Paula Daniela Pereira Importância Julgamentos de aprendizagem Tamanho da fonte Font size Importance Judgments of learning Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
A influência da importância no efeito do tamanho da fonte: evidências na memória e metamemória |
title_full |
A influência da importância no efeito do tamanho da fonte: evidências na memória e metamemória |
title_fullStr |
A influência da importância no efeito do tamanho da fonte: evidências na memória e metamemória |
title_full_unstemmed |
A influência da importância no efeito do tamanho da fonte: evidências na memória e metamemória |
title_sort |
A influência da importância no efeito do tamanho da fonte: evidências na memória e metamemória |
author |
Baptista, Paula Daniela Pereira |
author_facet |
Baptista, Paula Daniela Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Albuquerque, Pedro Barbas Luna, Karlos Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baptista, Paula Daniela Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Importância Julgamentos de aprendizagem Tamanho da fonte Font size Importance Judgments of learning Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Importância Julgamentos de aprendizagem Tamanho da fonte Font size Importance Judgments of learning Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/75307 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/75307 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202755002 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132535956963328 |