Educação ambiental,cidadania e perspectivas populares na opinião dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Francisca Aline de Oliveira 
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6948
Resumo: A sociedade nos dias atuais exige um cidadão consciente, participativo e responsável na sua maneira de viver, uma vez que seu modo de vida irresponsável e o consumo desenfreado tem causado a insustentabilidade do planeta. Diante disso é posto a ser a educação um instrumento de formação deste cidadão. Para isto é fundamental uma educação ambiental crítica e transformadora. Entendemos que a educação é uma forma de transformação social e não apenas um instrumento de defesa ambiental e da cidadania. Sendo assim, a consciência ecológica está conectada à conservação do ambiente, gerando novos princípios, valores e conceitos para uma nova racionalidade, propiciando um conhecimento prudente, questionando e problematizando os paradigmas científicos com base no que foi constituída a civilização moderna. A presente dissertação tem como objetivo analisar as ações desenvolvidas por duas escolas públicas de Ensino Fundamental do município de Araripina-PE, que envolvam a educação ambiental. Esta pesquisa tem por intuito diagnosticar a visão dos professores, assim como suas características básicas de formação e perfil social e as correlacionar com os fatores que interferem no processo de Educação Ambiental (EA) vigente na instituição. Considerando a importância da temática ambiental para desenvolvimento do senso crítico e da construção de um saber ambiental, a escola deverá oferecer meios efetivos para que cada aluno compreenda os fenômenos naturais, as ações humanas e as suas consequências para consigo, para sua própria espécie, para os outros seres vivos e para o meio ambiente. É fundamental que cada aluno desenvolva as suas potencialidades e adote posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, colaborando para a construção de uma sociedade socialmente justa, em um ambiente saudável. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com reunião de autores renomes sobre o tema em questão, como também uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa e descritiva, com duas escola da rede municipal localizada na Cidade de Araripina-PE, Brasil,realizada através de questionárioscom professoresde ciências, sobre a Educação Ambiental. Com os resultados da pesquisa, percebeu-se que os professores das Escola X e Y, com todas as dificuldades enfrentadas e os recursos escassos, parecem preparados e reconhecem a importânciada escola se envolver em mais projetos educativos sobre EA, cujos conteúdos envolvam a comunidade e as famílias nas atividades propostas.
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Sendo assim, a consciência ecológica está conectada à conservação do ambiente, gerando novos princípios, valores e conceitos para uma nova racionalidade, propiciando um conhecimento prudente, questionando e problematizando os paradigmas científicos com base no que foi constituída a civilização moderna. A presente dissertação tem como objetivo analisar as ações desenvolvidas por duas escolas públicas de Ensino Fundamental do município de Araripina-PE, que envolvam a educação ambiental. Esta pesquisa tem por intuito diagnosticar a visão dos professores, assim como suas características básicas de formação e perfil social e as correlacionar com os fatores que interferem no processo de Educação Ambiental (EA) vigente na instituição. Considerando a importância da temática ambiental para desenvolvimento do senso crítico e da construção de um saber ambiental, a escola deverá oferecer meios efetivos para que cada aluno compreenda os fenômenos naturais, as ações humanas e as suas consequências para consigo, para sua própria espécie, para os outros seres vivos e para o meio ambiente. É fundamental que cada aluno desenvolva as suas potencialidades e adote posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, colaborando para a construção de uma sociedade socialmente justa, em um ambiente saudável. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com reunião de autores renomes sobre o tema em questão, como também uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa e descritiva, com duas escola da rede municipal localizada na Cidade de Araripina-PE, Brasil,realizada através de questionárioscom professoresde ciências, sobre a Educação Ambiental. Com os resultados da pesquisa, percebeu-se que os professores das Escola X e Y, com todas as dificuldades enfrentadas e os recursos escassos, parecem preparados e reconhecem a importânciada escola se envolver em mais projetos educativos sobre EA, cujos conteúdos envolvam a comunidade e as famílias nas atividades propostas.Society nowadays requires a conscious citizen, participatory and responsible in the way they live, as their way of life irresponsible and unbridled consumption has caused the unsustainability of the planet. Thus is set to be education a training tool of this citizen. For this is fundamentally a critical environmental education and manufacturing. We understand that education is a form of social change and not just a tool of environmental conservation and citizenship. Thus, the ecological conscience is connected to environmental conservation, creating new principles, values and concepts for a new rationality, providing a prudent knowledge, questioning and questioning scientific paradigms based on what was established modern civilization. This thesis aims to analyze the actions developed by two public elementary schools in the municipality of Araripina, Pernambuco, involving environmental education. This research is meant to diagnose the view of teachers as well as its basic features training and social profile and correlate with the factors that affect the process of environmental education (EE) in force in the institution. Considering the importance of environmental issues for the development of critical thinking and the construction of a environmental knowledge, the school must provide effective means for each student understand the natural phenomena, human actions and their consequences to himself, to his own kind, for other living beings and the environment. It is essential that each student develops their potential and adopt constructive personal attitudes and social behavior, contributing to building a socially just society, in a healthy environment. It is a bibliographical survey of meeting renown authors on the subject in question, as well as a field research, qualitative and descriptive, with two school municipal located in the city of Araripina, Pernambuco, Brazil, conducted through questionnaires with science teachers on environmental education. With the results of the research, it was noticed that teachers of School X and Y, with all the difficulties faced and scarce resources, seem prepared and recognize the importance of school to engage in more educational projects for EA, whose content involves the community and families in the proposed activities.2016-04-22T09:02:19Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6948TID:201233681porTorres, Francisca Aline de Oliveira info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:03:26Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6948Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:38.676991Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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