Envelhecimento: impacto da implementação de um projeto de voluntariado sénior numa IPSS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/18881 |
Resumo: | A intervenção comunitária em idosos tem constituído umas das prioridades ao nível do envelhecimento bem-sucedido. Neste contexto, os programas de intervenção no âmbito da educação social com voluntários seniores têm mostrado benefícios para todos os envolvidos. O idoso vivencia problemas diversos sendo importante fomentar a sua participação em atividades nas quais se possa sentir útil, levando-o a incrementar as suas atitudes positivas face à vida e as suas capacidades. Aos voluntários seniores pretende-se promover uma vida ativa, integrando-os em atividades relacionadas com a sua profissão antes da reforma. Assim, o presente estudo consistiu na avaliação de um Projeto de Voluntariado Sénior, designado Tela dos Saberes, numa Instituição Particular de Solidariedade Social, de forma a estimular os voluntários a assumirem-se como peças fundamentais do processo de voluntariado sénior, permitindo ser um estímulo permanente na vida mental, física e afetiva quer da pessoa idosa institucionalizada quer dos voluntários. Os voluntários implementaram diversos ateliers, valorizando as suas capacidades, competências, saberes e cultura, procurando prevenir e minimizar os efeitos do envelhecimento, criando estratégias que possibilitassem a participação dos idosos em atividades, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, independência e autonomia. Foi utilizado o inquérito por questionário administrado a 6 voluntários seniores e a 20 idosos institucionalizados no sentido de avaliar o seu grau de satisfação relativamente ao projeto realizado. Os resultados encontrados mostraram que os voluntários se encontram satisfeitos com os ateliers/atividades realizados. Os idosos institucionalizados mostraram igualmente a sua satisfação relativamente a este projeto, bem como satisfação com os voluntários envolvidos. Ambos sublinharam a importância deste tipo de projetos dirigidos às populações idosas. A implementação de programas de voluntariado sénior deve constituir-se como uma prioridade ao nível do desenvolvimento bem-sucedido, uma vez que eles permitem uma partilha dos saberes, conhecimentos e know-how, contribuindo para o bem-estar e melhoria da qualidade de vida dos intervenientes. |
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Assim, o presente estudo consistiu na avaliação de um Projeto de Voluntariado Sénior, designado Tela dos Saberes, numa Instituição Particular de Solidariedade Social, de forma a estimular os voluntários a assumirem-se como peças fundamentais do processo de voluntariado sénior, permitindo ser um estímulo permanente na vida mental, física e afetiva quer da pessoa idosa institucionalizada quer dos voluntários. Os voluntários implementaram diversos ateliers, valorizando as suas capacidades, competências, saberes e cultura, procurando prevenir e minimizar os efeitos do envelhecimento, criando estratégias que possibilitassem a participação dos idosos em atividades, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, independência e autonomia. Foi utilizado o inquérito por questionário administrado a 6 voluntários seniores e a 20 idosos institucionalizados no sentido de avaliar o seu grau de satisfação relativamente ao projeto realizado. Os resultados encontrados mostraram que os voluntários se encontram satisfeitos com os ateliers/atividades realizados. Os idosos institucionalizados mostraram igualmente a sua satisfação relativamente a este projeto, bem como satisfação com os voluntários envolvidos. Ambos sublinharam a importância deste tipo de projetos dirigidos às populações idosas. A implementação de programas de voluntariado sénior deve constituir-se como uma prioridade ao nível do desenvolvimento bem-sucedido, uma vez que eles permitem uma partilha dos saberes, conhecimentos e know-how, contribuindo para o bem-estar e melhoria da qualidade de vida dos intervenientes.Community intervention in the elderly has been one of the priorities in terms of successful aging. In this context, intervention programmes in the field of social education with senior volunteers have shown benefits for all involved. The elderly experience problems are important to promote their participation in activities in which they can feel useful, to increase their positive attitudes toward life and their capabilities. Senior volunteers aims to promote an active life, integrating them in activities related to their profession before retirement. Thus, the present study consisted in a project evaluation called Screen of knowledge in a Particular Institution senior volunteering for Social solidarity, in order to encourage volunteers to take as fundamental parts of the senior volunteering process, allowing them to be a permanent stimulation in mental, physical and affective life of both the institutionalized elderly person of volunteers. The volunteers have implemented several ateliers, enhancing their abilities, skills, knowledge and culture seeking to prevent and minimize the effects of aging, creating strategies that facilitate the participation of older people in activities, contributing to the improving the quality of life, independence and autonomy. A survey was administered to 6 senior volunteers and 20 institutionalized elderly in order to assess their degree of satisfaction regarding to the project. The results showed that the volunteers are satisfied with the workshops/activities carried out. The institutionalized elderly also showed their satisfaction on this project, as well as satisfaction with the involved volunteers. Both underlined the importance of this type of projects for elderly populations. The implementation of senior volunteer programs should be a priority in terms of successful development, since they enable the sharing of knowledge, expertise and know-how, contributing to the well-being and improve the quality of life of actors.Bergano, SofiaBiblioteca Digital do IPBPedrosa, Maria José Ferreira Camisa2019-02-12T15:50:05Z201720162017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/18881TID:201973553porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:43:03Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/18881Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:09:09.231154Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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