O Perfil do consumidor de turismo de natureza no maior lago artificial da Europa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/3931 |
Resumo: | Mestrado em Gestão do Desporto - Organizações Desportivas |
id |
RCAP_d374337fe92742d391341c2331ad40fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/3931 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Perfil do consumidor de turismo de natureza no maior lago artificial da EuropaAlentejoBarragem do AlquevaMotivações do turismoProcura de actividades desportivasProcura de actividades de turismoProcura de actividades sócio-culturaisTurismo desportivoTurismo de aventuraTurismo de naturezaTurismo ruralMestrado em Gestão do Desporto - Organizações DesportivasO turismo de natureza encontra motivação principal do acto de viajar no usufruto de áreas naturais, sua observação e compreensão, oriunda de um forte desejo de evasão do meio urbano (Cunha, 2009). O mercado europeu de turismo de natureza contabiliza 22 milhões de viagens por ano, crescendo 7% ao ano (Turismo de Portugal, 2007). O turismo de aventura e o turismo desportivo têm sido estudados por vários autores, nomeadamente no que se refere à tipologia dos respectivos turistas (Beedie, 2003; Sung, 2004; Weber, 2001; Weed, 2008). Neste contexto, o objectivo deste estudo é determinar as características da procura turística a Barragem do Alqueva. Procuramos saber as suas motivações e necessidades; onde recolhem informações; e a procura de actividades no maior lago artificial da União Europeia. A identificação das características dos consumidores será um contributo valioso para a construção de pacotes de desporto e turismo. Foi usado, como instrumento de pesquisa, um inquérito, previamente validado, que nos permitiu caracterizar devidamente a amostra, estudar os seus hábitos de consumo e motivações, e determinar as características da procura de actividades turísticas, entendendo, em simultâneo, os desvios relativos aos principais grupos estudados. Observamos assim que as principais motivações para viajar para destinos de Natureza se prendem com características inerentes à própria Natureza, correspondendo ao que já tinha sido observado por outros autores (Cunha, 2009). Relativamente à procura de actividade, observamos que é tendência transversal à amostra a preferência por de actividades de cariz sócio-cultural. Ainda assim, observamos, entre os indivíduos mais jovens e entre os mais escolarizados, uma maior tendência para a envolvência em actividades de carácter físico e desportivo.Nature tourism finds the main motivation for traveling in the enjoyment of natural areas, in their observing and understanding, and from a strong desire to escape the urban environment (Cunha, 2009). The European market for nature tourism accounts for 22 million trips per year, growing 7% per year (Turismo de Portugal, 2007). Adventure tourism and sports tourism have been studied by several authors, notably regarding the typology of tourists (Beedie, 2003; Sung, 2004; Weber, 2001; Weed, 2008). In this context, the aim of this study is to determine the characteristics of tourism demand the Alqueva dam. We seek to know their motivations and needs; where the information is gathered; and the demand for activities in the largest artificial lake in the European Union. Identifying the characteristics of the consumers will be a valuable contribution to the construction of sport and tourism packages. It was used, as research instrument, a survey, previously validated, allowing us to properly characterize the sample, study their consumption habits and motivations, and determine the characteristics of the demand for tourism activities, and understand the deviations between the main groups. We noted that the main motivations for traveling to Nature relate to characteristics inherent to the Nature itself, as already observed by other authors (Cunha, 2009). As for the demand for tourism activities, we were able to identify a trend across the sample, related to the preference for socio-cultural activities. Still, we found that younger individuals and the more educated (Post-Graduated), are more likely to immersion in a physical activities and sports, during their traveling to Nature environments.Mascarenhas, Maria Margarida Ventura MendesRepositório da Universidade de LisboaAndré, João Luís de Sousa20122012-03-07T00:00:00Z2012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10400.5/3931porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:35:45Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/3931Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:52:25.021055Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Perfil do consumidor de turismo de natureza no maior lago artificial da Europa |
title |
O Perfil do consumidor de turismo de natureza no maior lago artificial da Europa |
spellingShingle |
O Perfil do consumidor de turismo de natureza no maior lago artificial da Europa André, João Luís de Sousa Alentejo Barragem do Alqueva Motivações do turismo Procura de actividades desportivas Procura de actividades de turismo Procura de actividades sócio-culturais Turismo desportivo Turismo de aventura Turismo de natureza Turismo rural |
title_short |
O Perfil do consumidor de turismo de natureza no maior lago artificial da Europa |
title_full |
O Perfil do consumidor de turismo de natureza no maior lago artificial da Europa |
title_fullStr |
O Perfil do consumidor de turismo de natureza no maior lago artificial da Europa |
title_full_unstemmed |
O Perfil do consumidor de turismo de natureza no maior lago artificial da Europa |
title_sort |
O Perfil do consumidor de turismo de natureza no maior lago artificial da Europa |
author |
André, João Luís de Sousa |
author_facet |
André, João Luís de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mascarenhas, Maria Margarida Ventura Mendes Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
André, João Luís de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alentejo Barragem do Alqueva Motivações do turismo Procura de actividades desportivas Procura de actividades de turismo Procura de actividades sócio-culturais Turismo desportivo Turismo de aventura Turismo de natureza Turismo rural |
topic |
Alentejo Barragem do Alqueva Motivações do turismo Procura de actividades desportivas Procura de actividades de turismo Procura de actividades sócio-culturais Turismo desportivo Turismo de aventura Turismo de natureza Turismo rural |
description |
Mestrado em Gestão do Desporto - Organizações Desportivas |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-03-07T00:00:00Z 2012-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/3931 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/3931 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131000867913728 |