Os frames no discurso jornalístico das eleições americanas de 2008: análise a partir da revista VISÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/10759 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Informação e Jornalismo) |
id |
RCAP_d3776d535cf74621766b50eb9ce0c6f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10759 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os frames no discurso jornalístico das eleições americanas de 2008: análise a partir da revista VISÃOframingdiscurso jornalísticoideologiapolíticarotinas profissionaisgatekeeping659.3Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Informação e Jornalismo)O objectivo central desta investigação é tentar compreender a importância do enquadramento (“framing”) na construção das notícias e, por essa via, da realidade. Pretende-se, ainda, perceber de que forma a ideologia profissional do grupo jornalístico influencia na direcção e no tratamento dado ao texto. Um segundo objectivo consiste em demonstrar a relevância do framing como instrumento imprescindível na execução do trabalho dos jornalistas, constituindo-se também como um apoio cognitivo substancial para os cidadãos que, muitas vezes, formam juízos e opiniões a partir do discurso noticioso. É importante ressaltar que o interesse por esta temática decorre da minha experiência de estágio, realizado na revista semanal VISÃO, que suscitou também o estudo aprofundado de determinados conceitos, nomeadamente as rotinas profissionais, constrangimentos organizacionais, fontes de informação, sigilo profissional e gatekeeping. A apresentação destas noções, assim como as suas implicações no dia-adia do meu estágio constarão na primeira parte deste trabalho. O estudo pormenorizado do framing nos conteúdos mediáticos sobre política é apresentado na segunda parte. A finalidade é, então, verificar que tipos de enquadramentos foram utilizados na cobertura noticiosa das últimas eleições presidenciais americanas, tentando ver se existe, de facto, alguma tendência na forma como os profissionais dos media escrevem acerca das campanhas, dos políticos e da política.Fidalgo, JoaquimUniversidade do MinhoDias, Catarina Sofia Antunes2009-07-082009-07-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/10759porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:28:51Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10759Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:23:44.644029Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os frames no discurso jornalístico das eleições americanas de 2008: análise a partir da revista VISÃO |
title |
Os frames no discurso jornalístico das eleições americanas de 2008: análise a partir da revista VISÃO |
spellingShingle |
Os frames no discurso jornalístico das eleições americanas de 2008: análise a partir da revista VISÃO Dias, Catarina Sofia Antunes framing discurso jornalístico ideologia política rotinas profissionais gatekeeping 659.3 |
title_short |
Os frames no discurso jornalístico das eleições americanas de 2008: análise a partir da revista VISÃO |
title_full |
Os frames no discurso jornalístico das eleições americanas de 2008: análise a partir da revista VISÃO |
title_fullStr |
Os frames no discurso jornalístico das eleições americanas de 2008: análise a partir da revista VISÃO |
title_full_unstemmed |
Os frames no discurso jornalístico das eleições americanas de 2008: análise a partir da revista VISÃO |
title_sort |
Os frames no discurso jornalístico das eleições americanas de 2008: análise a partir da revista VISÃO |
author |
Dias, Catarina Sofia Antunes |
author_facet |
Dias, Catarina Sofia Antunes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fidalgo, Joaquim Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Catarina Sofia Antunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
framing discurso jornalístico ideologia política rotinas profissionais gatekeeping 659.3 |
topic |
framing discurso jornalístico ideologia política rotinas profissionais gatekeeping 659.3 |
description |
Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Informação e Jornalismo) |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-07-08 2009-07-08T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/10759 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/10759 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132713919184896 |