Motivação e compensações: a dialética no setor público e/ou empresarial do Estado e no setor privado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/25244 |
Resumo: | No meio empresarial, podemos encontrar dois setores distintos, o público e o privado. Já a componente humana é um aspeto essencial e comum a todas as organizações. Aliado a esta área comportamental, advêm outros conceitos, designadamente a motivação e a compensação. Assim sendo, este estudo explora esta relação, com o objetivo de descortinar possíveis semelhanças e/ou diferenças entre os setores, no que diz respeito à relação entre motivação e compensação aplicada. Neste sentido, foi levado a cabo uma investigação, através do método da entrevista semiestruturada. Os resultados apurados revelam que a motivação é influenciada por vários fatores compensatórios, tanto no setor privado como no público, sendo que alguns deles são mais passíveis de serem aplicados num setor do que no outro. Os resultados obtidos são consentâneos com a literatura, considerando que os incentivos financeiros, tais como melhores salários, promoções ou outras recompensas tangíveis devem ser alinhados com outros incentivos, tais como a promoção de um ambiente organizacional positivo, ou o fomento do respeito e cooperação. Por conseguinte, são estas duas vertentes que, quando conjugadas, conseguem motivar e manter os colaboradores numa organização. |
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No meio empresarial, podemos encontrar dois setores distintos, o público e o privado. Já a componente humana é um aspeto essencial e comum a todas as organizações. Aliado a esta área comportamental, advêm outros conceitos, designadamente a motivação e a compensação. Assim sendo, este estudo explora esta relação, com o objetivo de descortinar possíveis semelhanças e/ou diferenças entre os setores, no que diz respeito à relação entre motivação e compensação aplicada. Neste sentido, foi levado a cabo uma investigação, através do método da entrevista semiestruturada. Os resultados apurados revelam que a motivação é influenciada por vários fatores compensatórios, tanto no setor privado como no público, sendo que alguns deles são mais passíveis de serem aplicados num setor do que no outro. Os resultados obtidos são consentâneos com a literatura, considerando que os incentivos financeiros, tais como melhores salários, promoções ou outras recompensas tangíveis devem ser alinhados com outros incentivos, tais como a promoção de um ambiente organizacional positivo, ou o fomento do respeito e cooperação. Por conseguinte, são estas duas vertentes que, quando conjugadas, conseguem motivar e manter os colaboradores numa organização. |
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