Processos de (in)transparência na informação empresarial na imprensa regional na era do jornalismo de marca - os casos "Diário de Coimbra" e "As Beiras"
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/93332 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Jornalismo e Comunicação apresentada à Faculdade de Letras |
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Processos de (in)transparência na informação empresarial na imprensa regional na era do jornalismo de marca - os casos "Diário de Coimbra" e "As Beiras"(In) Transparency Processes in Business Information in the Regional Press in the Age of Branded Journalism - the cases "Diário de Coimbra" and "As Beiras"JornalismoComunicaçãoNegóciosPublicidadeImprensa RegionalJournalismCommunicationBusinessAdvertisingRegional NewspapersDissertação de Mestrado em Jornalismo e Comunicação apresentada à Faculdade de LetrasAs fronteiras entre informação e publicidade eram mais claras. Com o avançar do tempo, foram esbatidas, culminando na sua sobreposição e em novas formas de comunicação. O objetivo central deste trabalho é evidenciar os atributos e pontos problemáticos de conteúdos híbridos em órgãos noticiosos, em particular quando os meios de comunicação não divulgam de forma transparente a intenção publicitária das matérias.Ao analisarmos a influência de organizações e marcas no jornalismo, levantamos questões sobre ética e credibilidade dos veículos noticiosos (Sebastião, 2017). Introduzimos os conceitos jornalismo de marca, conteúdos patrocinados e publicidade nativa, estratégias patentes em órgãos de comunicação de todo o mundo.De seguida, procuramos compreender a inserção da imprensa regional portuguesa no panorama mediático, posposto de um olhar breve ao percurso histórico e à inserção dos jornais regionais Diário de Coimbra e Diário As Beiras na região de Coimbra, onde estão sediados. Passando ao estudo empírico que incide sobre as secções sobre economia e negócios do Diário de Coimbra e Diário As Beiras, começamos por fazer uma análise às peças divulgadas. De seguida, para compreender a receção pelo público desses conteúdos, são apresentados os resultados a um inquérito aos leitores dos referidos jornais.Dos resultados empíricos sobressaem quatro ideias-chave: favorecimento a organizações e negócios; não tratamento da maioria da informação proveniente de fontes; a elevada credibilidade que o público confere ao Diário de Coimbra e Diário As Beiras; o não reconhecimento pelos inquiridos da mistura entre jornalismo e publicidade na maioria das peças nas secções.Perante a existência de um jornalismo publicitário e de relações públicas (Sousa, 2004) que não é visível aos olhos da quase totalidade do público inquirido, propomos por fim novos rumos e possibilidades para o jornalismo.If the borders between information and advertising were initially blurred, then the fields overlapped in new forms of communication. The main objective of this work is to highlight the attributes and problematic points of hybrid content in news organizations, particularly when the media does not transparently divulge the advertising intent of the stories. When analyzing the influence of organizations and brands in journalism, we raise questions about ethics and credibility of news vehicles (Sebastião, 2017). We introduce the concepts of brand journalism, sponsored content and native publicity, strategies that are evident in media outlets around the world. Then, we seek to understand the insertion of the Portuguese regional press in the media panorama, with a brief look at the historical background and the insertion of the regional newspapers Diário de Coimbra and Diário As Beiras in the region of Coimbra, where they are based.The empirical study focuses on the economic and business sections of Diário de Coimbra and Diário As Beiras. We begin by analyzing the print newspapers and then, to understand the public’s reception of these contents, we present the results of a survey to the readers.Out of the empirical results four ideas stand out: favoritism of organizations and businesses; non-treatment of most information from sources; the high credibility that the public gives to Diário de Coimbra and Diário As Beiras; non-recognition by respondents of the mix between journalism and advertising in most of the sections.Given the existence of an advertising and public relations journalism (Sousa, 2004) that is not visible in the eyes of almost all the interviewed public, before concluding, we propose new directions and possibilities for journalism.2019-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/93332http://hdl.handle.net/10316/93332TID:202385639porPereira, Cláudia Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T09:43:28Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/93332Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:12:18.061972Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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