Criação de uma unidade de Competitive Intelligence

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Bruno Ricardo Alves
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/12802
Resumo: Dissertação de Mestrado em Estratégia
id RCAP_d3a09af6bdd9caaeaff4cfd7c832742e
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/12802
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Criação de uma unidade de Competitive IntelligenceCompetitive IntelligenceStrategic IntelligenceHealthcareOutsourcingCompetitive IntelligenceStrategic IntelligenceHealthcareOutsourcingDissertação de Mestrado em EstratégiaO objetivo deste trabalho assenta na criação de uma unidade de competitive intelligence na empresa Medipeople. A Medipeople é uma empresa de prestação de serviços médicos portuguesa cuja principal função passa pela gestão de escalas hospitalares e unidades de cuidados de saúde primários. A competitive intelligence é a vertente empresarial das informações estratégicas que tem por base o know-how dos serviços de informações dos estados – apesar das diferenças existenciais no que toca à recolha de informação e aos príncipios éticos que regulam o setor - e que servem de apoio à tomada de decisão. O mercado contempla uma faturação anual de cerca de 40 Milhões de Euros e a Medipeople é uma entre 5 grandes empresas que atuam no mercado. A criação desta unidade tem como principal objetivo o aumento da competitividade e capacidade de resposta da empresa no seu setor de atividade. A justificação da criação da unidade surge na sequência da elaboração de um estudo de mercado que identificou as forças e fraquezas, ameaças e oportunidades, para além de caracterizar todos os seus intervenientes. Foi desenhado um plano para a criação da unidade, que corresponde a tópicos identificados por autores conceituados desta área e existiu uma focalização na identificação de um plano de intelligence pelo qual a unidade se deverá reger, considerando a importância de oferecer alguma autonomia aos seus colaboradores. Para se efetuar o estudo do mercado, a caracterização de todos os intervenientes e o respetivo plano de intelligence, recorreu-se à experiência profissional do autor e a médicos, colegas de profissão e membros das entidades contratantes. Este trabalho de projeto contempla uma solução estratégica elaborada à medida das necessidades da empresa, cujos principais objetivos passam por garantir bases sólidas para o seu desenvolvimento.The main goal of this essay relies on the creation of a competitive intelligence department within Medipeople’s structure. Medipeople is a Portuguese outsourcing healthcare human resources company whose primary activity is to supply hospital and healthcare centers with qualified physicians. Competitive intelligence is a corporate tool for strategic information that relies on open source information provided by the state – despite the fundamental difficulties inherent to the task of collecting public information, allied with the ethical principal that regulate the system – to provide target data to the management department of the company. Overall, the market is evaluated in 40 million Euros in billing per year, and Medipeople is one of the top 5 competitors. The main goal of this business unit is to increase the company competiveness and responsiveness to the market. The origin of this business unit took place after a market study that has identified the weaknesses, strong points, threats and opportunities of the business, and all the different characteristics of the competitors. Moreover, a business plan was made prior to the creation of this business unit. Aligned with the practices supported by famous authors and scholars, the purpose of the business plan is to provide important data to help create an intelligence plan that must guide line the unit corporate behavior, being very important to provide it’s consultants a certain level of autonomy. To elaborate the market study, its player’s characterization and the inherent intelligence plan, it was taken in consideration the know-how of its author and the opinion of physicians, work colleagues and clients. This business plan contemplates a strategic solution to the company’s commercial performance and target goals, provided with a strong base of best practices.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasGraça, Pedro BorgesRepositório da Universidade de LisboaSousa, Bruno Ricardo Alves2016-12-29T14:55:45Z2016-04-152016-04-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/12802TID:201511207porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:42:57Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/12802Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:58:53.245220Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Criação de uma unidade de Competitive Intelligence
title Criação de uma unidade de Competitive Intelligence
spellingShingle Criação de uma unidade de Competitive Intelligence
Sousa, Bruno Ricardo Alves
Competitive Intelligence
Strategic Intelligence
Healthcare
Outsourcing
Competitive Intelligence
Strategic Intelligence
Healthcare
Outsourcing
title_short Criação de uma unidade de Competitive Intelligence
title_full Criação de uma unidade de Competitive Intelligence
title_fullStr Criação de uma unidade de Competitive Intelligence
title_full_unstemmed Criação de uma unidade de Competitive Intelligence
title_sort Criação de uma unidade de Competitive Intelligence
author Sousa, Bruno Ricardo Alves
author_facet Sousa, Bruno Ricardo Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Graça, Pedro Borges
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Bruno Ricardo Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Competitive Intelligence
Strategic Intelligence
Healthcare
Outsourcing
Competitive Intelligence
Strategic Intelligence
Healthcare
Outsourcing
topic Competitive Intelligence
Strategic Intelligence
Healthcare
Outsourcing
Competitive Intelligence
Strategic Intelligence
Healthcare
Outsourcing
description Dissertação de Mestrado em Estratégia
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-29T14:55:45Z
2016-04-15
2016-04-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/12802
TID:201511207
url http://hdl.handle.net/10400.5/12802
identifier_str_mv TID:201511207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131075571613696