Criação de uma unidade de Competitive Intelligence
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/12802 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Estratégia |
id |
RCAP_d3a09af6bdd9caaeaff4cfd7c832742e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/12802 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Criação de uma unidade de Competitive IntelligenceCompetitive IntelligenceStrategic IntelligenceHealthcareOutsourcingCompetitive IntelligenceStrategic IntelligenceHealthcareOutsourcingDissertação de Mestrado em EstratégiaO objetivo deste trabalho assenta na criação de uma unidade de competitive intelligence na empresa Medipeople. A Medipeople é uma empresa de prestação de serviços médicos portuguesa cuja principal função passa pela gestão de escalas hospitalares e unidades de cuidados de saúde primários. A competitive intelligence é a vertente empresarial das informações estratégicas que tem por base o know-how dos serviços de informações dos estados – apesar das diferenças existenciais no que toca à recolha de informação e aos príncipios éticos que regulam o setor - e que servem de apoio à tomada de decisão. O mercado contempla uma faturação anual de cerca de 40 Milhões de Euros e a Medipeople é uma entre 5 grandes empresas que atuam no mercado. A criação desta unidade tem como principal objetivo o aumento da competitividade e capacidade de resposta da empresa no seu setor de atividade. A justificação da criação da unidade surge na sequência da elaboração de um estudo de mercado que identificou as forças e fraquezas, ameaças e oportunidades, para além de caracterizar todos os seus intervenientes. Foi desenhado um plano para a criação da unidade, que corresponde a tópicos identificados por autores conceituados desta área e existiu uma focalização na identificação de um plano de intelligence pelo qual a unidade se deverá reger, considerando a importância de oferecer alguma autonomia aos seus colaboradores. Para se efetuar o estudo do mercado, a caracterização de todos os intervenientes e o respetivo plano de intelligence, recorreu-se à experiência profissional do autor e a médicos, colegas de profissão e membros das entidades contratantes. Este trabalho de projeto contempla uma solução estratégica elaborada à medida das necessidades da empresa, cujos principais objetivos passam por garantir bases sólidas para o seu desenvolvimento.The main goal of this essay relies on the creation of a competitive intelligence department within Medipeople’s structure. Medipeople is a Portuguese outsourcing healthcare human resources company whose primary activity is to supply hospital and healthcare centers with qualified physicians. Competitive intelligence is a corporate tool for strategic information that relies on open source information provided by the state – despite the fundamental difficulties inherent to the task of collecting public information, allied with the ethical principal that regulate the system – to provide target data to the management department of the company. Overall, the market is evaluated in 40 million Euros in billing per year, and Medipeople is one of the top 5 competitors. The main goal of this business unit is to increase the company competiveness and responsiveness to the market. The origin of this business unit took place after a market study that has identified the weaknesses, strong points, threats and opportunities of the business, and all the different characteristics of the competitors. Moreover, a business plan was made prior to the creation of this business unit. Aligned with the practices supported by famous authors and scholars, the purpose of the business plan is to provide important data to help create an intelligence plan that must guide line the unit corporate behavior, being very important to provide it’s consultants a certain level of autonomy. To elaborate the market study, its player’s characterization and the inherent intelligence plan, it was taken in consideration the know-how of its author and the opinion of physicians, work colleagues and clients. This business plan contemplates a strategic solution to the company’s commercial performance and target goals, provided with a strong base of best practices.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasGraça, Pedro BorgesRepositório da Universidade de LisboaSousa, Bruno Ricardo Alves2016-12-29T14:55:45Z2016-04-152016-04-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/12802TID:201511207porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:42:57Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/12802Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:58:53.245220Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Criação de uma unidade de Competitive Intelligence |
title |
Criação de uma unidade de Competitive Intelligence |
spellingShingle |
Criação de uma unidade de Competitive Intelligence Sousa, Bruno Ricardo Alves Competitive Intelligence Strategic Intelligence Healthcare Outsourcing Competitive Intelligence Strategic Intelligence Healthcare Outsourcing |
title_short |
Criação de uma unidade de Competitive Intelligence |
title_full |
Criação de uma unidade de Competitive Intelligence |
title_fullStr |
Criação de uma unidade de Competitive Intelligence |
title_full_unstemmed |
Criação de uma unidade de Competitive Intelligence |
title_sort |
Criação de uma unidade de Competitive Intelligence |
author |
Sousa, Bruno Ricardo Alves |
author_facet |
Sousa, Bruno Ricardo Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Graça, Pedro Borges Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Bruno Ricardo Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competitive Intelligence Strategic Intelligence Healthcare Outsourcing Competitive Intelligence Strategic Intelligence Healthcare Outsourcing |
topic |
Competitive Intelligence Strategic Intelligence Healthcare Outsourcing Competitive Intelligence Strategic Intelligence Healthcare Outsourcing |
description |
Dissertação de Mestrado em Estratégia |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-29T14:55:45Z 2016-04-15 2016-04-15T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/12802 TID:201511207 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/12802 |
identifier_str_mv |
TID:201511207 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131075571613696 |