Casa de Partida: O Espetáculo Polissémico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carlos Ivo Saraiva e
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/94011
Resumo: Casa de Partida: O Espetáculo Polissémico condensa o relato da construção do espetáculo Casa de Partida, a partir do clássico teatral Casa de Bonecas de Henrik Ibsen (1828-1906 [1879]). Consciente de uma preocupação com a evolução do conceito teórico-prático das artes performativas, este trabalho de projeto tem como principal objetivo a relação entre o dramático e o pós-dramático, na adequação do clássico a uma estese pós-moderna. Para isso, elabora-se uma definição de teatro que vincula a narrativa a uma linguagem que a distorce, numa estreita colaboração com a matéria de outras vertentes artísticas, com vista a produzir um objeto multidisciplinar (capítulo 1, O Espetáculo Polissémico); é nomeado como objeto de estudo deste trabalho a obra Casa de Bonecas, no cumprimento da sua análise dramatúrgica detalhada que acompanha o conflito do drama e investiga os signos que o autor sugere (capítulo 2, Casa de Bonecas: Discursos e Dramaturgias), para a inserir numa estese plural da cena, explorando uma perspetiva da peça que desenvolva as temáticas de identidade e emancipação face ao conceito de teatro como espelho da realidade (capítulo 3, Casa de Bonecas: Uma Encenação). As várias etapas da dramaturgia e encenação do espetáculo Casa de Partida são dissecadas, na projeção de um planeamento coerente da execução prática da peça (capítulo 4, Estrutura), explorando o clímax do espetáculo, caraterizado por uma cena de movimento, onde o atores trabalham a extensão e exaustão dos seus corpos, no entendimento dos conceitos “corpo-casa” e “máscara” (capítulo 5, Baile de Máscaras), e a cena final, em que ocorre o ato de emancipação da personagem protagonista, percorrendo as suas dimensões humanística, artística e política (capítulo 6, Partida). O objetivo desta pesquisa, na dialética da arte contemporânea, pode ser visto como um impulso necessário no pensamento e na reorganização urgente das artes do espetáculo.
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description Casa de Partida: O Espetáculo Polissémico condensa o relato da construção do espetáculo Casa de Partida, a partir do clássico teatral Casa de Bonecas de Henrik Ibsen (1828-1906 [1879]). Consciente de uma preocupação com a evolução do conceito teórico-prático das artes performativas, este trabalho de projeto tem como principal objetivo a relação entre o dramático e o pós-dramático, na adequação do clássico a uma estese pós-moderna. Para isso, elabora-se uma definição de teatro que vincula a narrativa a uma linguagem que a distorce, numa estreita colaboração com a matéria de outras vertentes artísticas, com vista a produzir um objeto multidisciplinar (capítulo 1, O Espetáculo Polissémico); é nomeado como objeto de estudo deste trabalho a obra Casa de Bonecas, no cumprimento da sua análise dramatúrgica detalhada que acompanha o conflito do drama e investiga os signos que o autor sugere (capítulo 2, Casa de Bonecas: Discursos e Dramaturgias), para a inserir numa estese plural da cena, explorando uma perspetiva da peça que desenvolva as temáticas de identidade e emancipação face ao conceito de teatro como espelho da realidade (capítulo 3, Casa de Bonecas: Uma Encenação). As várias etapas da dramaturgia e encenação do espetáculo Casa de Partida são dissecadas, na projeção de um planeamento coerente da execução prática da peça (capítulo 4, Estrutura), explorando o clímax do espetáculo, caraterizado por uma cena de movimento, onde o atores trabalham a extensão e exaustão dos seus corpos, no entendimento dos conceitos “corpo-casa” e “máscara” (capítulo 5, Baile de Máscaras), e a cena final, em que ocorre o ato de emancipação da personagem protagonista, percorrendo as suas dimensões humanística, artística e política (capítulo 6, Partida). O objetivo desta pesquisa, na dialética da arte contemporânea, pode ser visto como um impulso necessário no pensamento e na reorganização urgente das artes do espetáculo.
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