O que é a filosofia para crianças: programa de Matthew Lipman
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/1319 |
Resumo: | Este trabalho pesquisa o pensamento teórico existente no programa de Filosofia para Crianças de Matthew Lipman. Procura apresentar os conceitos fulcrais do programa de Lipman. Primeiro examinamos e pesquisamos o programa de Lipman para entendermos quais as fontes que alicerçam todo esse projecto. Para entendermos de forma clara quais as raízes e quais as influências que moldaram o pensamento de Lipman. Na segunda parte analisamos os pressupostos teóricos e metodológicos do programa de Filosofia para Crianças suscitando os elementos constitutivos da sua estruturação, da sua legitimidade e do porquê de Lipman ter escolhido a filosofia como agente principal de uma educação para pensar. Investigamos os fundamentos da filosofia para crianças, procuramos realizar uma dissecagem anatómica dos mais relevantes conceitos do programa. Indagamos, através dessa pesquisa, uma melhor compreensão dos conceitos chave do projecto: o Papel da Narrativa como elemento fulcral para captar a criança e introduzi-la dentro de um contexto filosófico, a Comunidade de Investigação como agente dinamizador educativo, os Diálogos Filosóficos, o Pensamento de Ordem Superior e o Papel da Filosofia na Educação Moral, Cidadania e Democracia. |
id |
RCAP_d3b9718e31ad31d4ec5f6c678e2a00c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1319 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O que é a filosofia para crianças: programa de Matthew LipmanFilosofia - Criança - Programa de Matthew LipmanFilosofia - Educação moral - CriançasFilosofia - Crianças - NarrativaFilosofia da EducaçãoFilosofia - Pensamento - CriançaEste trabalho pesquisa o pensamento teórico existente no programa de Filosofia para Crianças de Matthew Lipman. Procura apresentar os conceitos fulcrais do programa de Lipman. Primeiro examinamos e pesquisamos o programa de Lipman para entendermos quais as fontes que alicerçam todo esse projecto. Para entendermos de forma clara quais as raízes e quais as influências que moldaram o pensamento de Lipman. Na segunda parte analisamos os pressupostos teóricos e metodológicos do programa de Filosofia para Crianças suscitando os elementos constitutivos da sua estruturação, da sua legitimidade e do porquê de Lipman ter escolhido a filosofia como agente principal de uma educação para pensar. Investigamos os fundamentos da filosofia para crianças, procuramos realizar uma dissecagem anatómica dos mais relevantes conceitos do programa. Indagamos, através dessa pesquisa, uma melhor compreensão dos conceitos chave do projecto: o Papel da Narrativa como elemento fulcral para captar a criança e introduzi-la dentro de um contexto filosófico, a Comunidade de Investigação como agente dinamizador educativo, os Diálogos Filosóficos, o Pensamento de Ordem Superior e o Papel da Filosofia na Educação Moral, Cidadania e Democracia.This work investigates the theoretical thought that is present in the Philosophy's program for Children by Matthew Lipman. It tries to present the fundamental concepts of Lipman's program. First we examine and investigate Lipman's program to understand which sources are the base for that project in order to understand clearly which roots and which influences moulded Lipman's thought. In the second part we analyse the theoretical and methodological presuppositions of the Philosophy's program for Children by reminding the constitutive elements of its structuring, of its legitimacy and of the reason why Lipman had chosen philosophy as the principal agent of an education to think. We investigate the foundations of the philosophy for children, we try to carry out an anatomical dissection of the most relevant concepts of the program. We question the key concepts of the project: the Narrative's Role, the Investigation Community, the Philosophical Dialogues, the Thoughts of Superior Order, the Philosophy's Role in Moral Education, Citizenship and Democracy.Universidade da Beira InteriorDomingues, José António DuarteuBibliorumDinis, Carlos Manuel dos Santos Jacinto2013-09-06T10:46:10Z2011-102011-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1319porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:36:53Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1319Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:11.198604Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O que é a filosofia para crianças: programa de Matthew Lipman |
title |
O que é a filosofia para crianças: programa de Matthew Lipman |
spellingShingle |
O que é a filosofia para crianças: programa de Matthew Lipman Dinis, Carlos Manuel dos Santos Jacinto Filosofia - Criança - Programa de Matthew Lipman Filosofia - Educação moral - Crianças Filosofia - Crianças - Narrativa Filosofia da Educação Filosofia - Pensamento - Criança |
title_short |
O que é a filosofia para crianças: programa de Matthew Lipman |
title_full |
O que é a filosofia para crianças: programa de Matthew Lipman |
title_fullStr |
O que é a filosofia para crianças: programa de Matthew Lipman |
title_full_unstemmed |
O que é a filosofia para crianças: programa de Matthew Lipman |
title_sort |
O que é a filosofia para crianças: programa de Matthew Lipman |
author |
Dinis, Carlos Manuel dos Santos Jacinto |
author_facet |
Dinis, Carlos Manuel dos Santos Jacinto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Domingues, José António Duarte uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dinis, Carlos Manuel dos Santos Jacinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Filosofia - Criança - Programa de Matthew Lipman Filosofia - Educação moral - Crianças Filosofia - Crianças - Narrativa Filosofia da Educação Filosofia - Pensamento - Criança |
topic |
Filosofia - Criança - Programa de Matthew Lipman Filosofia - Educação moral - Crianças Filosofia - Crianças - Narrativa Filosofia da Educação Filosofia - Pensamento - Criança |
description |
Este trabalho pesquisa o pensamento teórico existente no programa de Filosofia para Crianças de Matthew Lipman. Procura apresentar os conceitos fulcrais do programa de Lipman. Primeiro examinamos e pesquisamos o programa de Lipman para entendermos quais as fontes que alicerçam todo esse projecto. Para entendermos de forma clara quais as raízes e quais as influências que moldaram o pensamento de Lipman. Na segunda parte analisamos os pressupostos teóricos e metodológicos do programa de Filosofia para Crianças suscitando os elementos constitutivos da sua estruturação, da sua legitimidade e do porquê de Lipman ter escolhido a filosofia como agente principal de uma educação para pensar. Investigamos os fundamentos da filosofia para crianças, procuramos realizar uma dissecagem anatómica dos mais relevantes conceitos do programa. Indagamos, através dessa pesquisa, uma melhor compreensão dos conceitos chave do projecto: o Papel da Narrativa como elemento fulcral para captar a criança e introduzi-la dentro de um contexto filosófico, a Comunidade de Investigação como agente dinamizador educativo, os Diálogos Filosóficos, o Pensamento de Ordem Superior e o Papel da Filosofia na Educação Moral, Cidadania e Democracia. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10 2011-10-01T00:00:00Z 2013-09-06T10:46:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/1319 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/1319 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136331706662912 |