A Educação Intercultural como projeto pedagógico e político: A formação de professores indígenas do Nucleo Takinahakÿ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Psaila, Federica Ambra
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/81932
Resumo: Dissertação de Mestrado em Relações Internacionais - Estudos da Paz, Segurança e Desenvolvimento apresentada à Faculdade de Economia
id RCAP_d3d986da34cc6da29643d519ab0fb025
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/81932
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Educação Intercultural como projeto pedagógico e político: A formação de professores indígenas do Nucleo TakinahakÿIntercultural Education as a pedagogical and political project: Higher Education Training of Indigenous Teachers at Takinahakÿ Nucleus of the Federal University of Goiás (Brazil)educação interculturalpovos indígenasdesenvolvimentoautonomia culturalintercultural educationindigenous peoplesdevelopmentcultural autonomyDissertação de Mestrado em Relações Internacionais - Estudos da Paz, Segurança e Desenvolvimento apresentada à Faculdade de EconomiaPartindo da exploração das insuficiências do sistema educativo tradicional na resposta às exigências dos povos indígenas do Brasil, esta dissertação procura perceber de que forma as políticas públicas educativas implementadas no seio dos Estados latino-americanos contribuem para o desenvolvimento e a autonomia destes povos. Discutem-se as possibilidades e a importância de uma convivência interétnica baseada em práticas educativas que respeitem a pluralidade cultural, como previsto em vários instrumentos jurídicos internacionais e nacionais. Para tal, analisamos o caso do Curso de Educação Intercultural de Formação Superior de Professores Indígenas, no Núcleo Takinahakȳ da Universidade Federal de Goiás (Brasil). .Based on the analysis of the inadequacies of the traditional educational system in response to the demands of the indigenous peoples of Brazil, this master’s dissertation seeks to understand how the public educational policies implemented within Latin American states contribute to the development and autonomy of these peoples. It discusses the possibilities and importance of an inter-ethnic coexistence and interaction based on educational practices that respect cultural plurality, as foreseen in several international and national legal instruments. For such, we analyze the case of the Intercultural Education Course of Higher Education Training of Indigenous Teachers, at the Takinahakȳ Nucleus of the Federal University of Goiás (Brazil) .2017-07-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/81932http://hdl.handle.net/10316/81932TID:202110613porPsaila, Federica Ambrainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2019-06-02T13:44:50Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/81932Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:03:56.278426Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Educação Intercultural como projeto pedagógico e político: A formação de professores indígenas do Nucleo Takinahakÿ
Intercultural Education as a pedagogical and political project: Higher Education Training of Indigenous Teachers at Takinahakÿ Nucleus of the Federal University of Goiás (Brazil)
title A Educação Intercultural como projeto pedagógico e político: A formação de professores indígenas do Nucleo Takinahakÿ
spellingShingle A Educação Intercultural como projeto pedagógico e político: A formação de professores indígenas do Nucleo Takinahakÿ
Psaila, Federica Ambra
educação intercultural
povos indígenas
desenvolvimento
autonomia cultural
intercultural education
indigenous peoples
development
cultural autonomy
title_short A Educação Intercultural como projeto pedagógico e político: A formação de professores indígenas do Nucleo Takinahakÿ
title_full A Educação Intercultural como projeto pedagógico e político: A formação de professores indígenas do Nucleo Takinahakÿ
title_fullStr A Educação Intercultural como projeto pedagógico e político: A formação de professores indígenas do Nucleo Takinahakÿ
title_full_unstemmed A Educação Intercultural como projeto pedagógico e político: A formação de professores indígenas do Nucleo Takinahakÿ
title_sort A Educação Intercultural como projeto pedagógico e político: A formação de professores indígenas do Nucleo Takinahakÿ
author Psaila, Federica Ambra
author_facet Psaila, Federica Ambra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Psaila, Federica Ambra
dc.subject.por.fl_str_mv educação intercultural
povos indígenas
desenvolvimento
autonomia cultural
intercultural education
indigenous peoples
development
cultural autonomy
topic educação intercultural
povos indígenas
desenvolvimento
autonomia cultural
intercultural education
indigenous peoples
development
cultural autonomy
description Dissertação de Mestrado em Relações Internacionais - Estudos da Paz, Segurança e Desenvolvimento apresentada à Faculdade de Economia
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/81932
http://hdl.handle.net/10316/81932
TID:202110613
url http://hdl.handle.net/10316/81932
identifier_str_mv TID:202110613
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133932781830144