Manuel Faria: um olhar sobre a renovação da música litúrgica em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/51214 |
Resumo: | Manuel Ferreira de Faria (1916-1983) para além de compositor, na sua maioria de música sacra, também foi padre, professor, maestro, articulista e conferencista. Estudou no Seminário de Braga e no Pontifício Instituto de Música Sacra, em Roma. Quando regressou a Portugal começou a dar aulas de música no Seminário Menor de Braga. Na sequência da conclusão do Concílio Vaticano II, tendo sido implementadas as normas estabelecidas, a música litúrgica passou por uma grande crise em Portugal, bem como noutros países, quando a celebração litúrgica foi permitida em língua vernácula, por falta de repertório. O presente estudo pretende abordar a visão de Manuel Faria relativamente ao pôr em prática as normas conciliares, com especial foco em Portugal; as suas contribuições para iniciar a renovação da música litúrgica; análise de uma seleção dos seus cânticos. |
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Manuel Faria: um olhar sobre a renovação da música litúrgica em PortugalManuel FariaMúsica litúrgicaCânticosParticipação ativaLiturgical musicChantsActive participationDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesManuel Ferreira de Faria (1916-1983) para além de compositor, na sua maioria de música sacra, também foi padre, professor, maestro, articulista e conferencista. Estudou no Seminário de Braga e no Pontifício Instituto de Música Sacra, em Roma. Quando regressou a Portugal começou a dar aulas de música no Seminário Menor de Braga. Na sequência da conclusão do Concílio Vaticano II, tendo sido implementadas as normas estabelecidas, a música litúrgica passou por uma grande crise em Portugal, bem como noutros países, quando a celebração litúrgica foi permitida em língua vernácula, por falta de repertório. O presente estudo pretende abordar a visão de Manuel Faria relativamente ao pôr em prática as normas conciliares, com especial foco em Portugal; as suas contribuições para iniciar a renovação da música litúrgica; análise de uma seleção dos seus cânticos.Manuel Ferreira de Faria (1916-1983) as well as a composer, mostly of sacred music, was also a priest, teacher, conductor, columnist and lecturer. He studied at the Seminário de Braga and Pontificio Istituto di Musica Sacra, in Rome. When he returned from Italy he began teaching at the Seminário de Braga. After the conclusion of the Vatican Council II, when the norms established were implemented, liturgical music underwent a crisis in Portugal, as in other countries, when liturgy was allowed in the vernacular, owing to the lack of repertoire. This thesis aims to demonstrate the perspective of Manuel Faria regarding the practice of the conciliar norms, with a special focus on Portugal; his contributions towards the concretization of the renewal of liturgical music; an analysis of a selection of religious, vocal music composed by him.Cranmer, DavidRUNPereira, Verónica da Conceição Mendes2018-11-09T16:03:59Z2018-09-102018-01-052018-09-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/51214TID:201977478porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:25:40Zoai:run.unl.pt:10362/51214Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:32:26.013382Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Manuel Ferreira de Faria (1916-1983) para além de compositor, na sua maioria de música sacra, também foi padre, professor, maestro, articulista e conferencista. Estudou no Seminário de Braga e no Pontifício Instituto de Música Sacra, em Roma. Quando regressou a Portugal começou a dar aulas de música no Seminário Menor de Braga. Na sequência da conclusão do Concílio Vaticano II, tendo sido implementadas as normas estabelecidas, a música litúrgica passou por uma grande crise em Portugal, bem como noutros países, quando a celebração litúrgica foi permitida em língua vernácula, por falta de repertório. O presente estudo pretende abordar a visão de Manuel Faria relativamente ao pôr em prática as normas conciliares, com especial foco em Portugal; as suas contribuições para iniciar a renovação da música litúrgica; análise de uma seleção dos seus cânticos. |
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