Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Susana Ferreira da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10697
Resumo: O presente Relatório de Estágio apresenta-se como um requisito parcial para a obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O mesmo reflete todo o trabalho desenvolvido na Prática Educativa Supervisionada nos referidos níveis de educação, assim como, os saberes e as competências profissionais construídas. A metodologia adotada nas práticas foi a metodologia de investigação-ação, que se desenvolveu através de ciclos interativos e dinâmicos de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, que implicou a adoção de uma postura reflexiva e indagadora. Acresce que, para o desenvolvimento da Prática Educativa Supervisionada, em contexto de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, foram, de igual modo, mobilizados pressupostos teóricos e legais, comuns a ambos os níveis de educação, como é exemplo o construtivismo e o socioconstrutivismo, assim como outros específicos a cada um dos mesmos. Procurou-se, desta forma, desenvolver atividades, nas quais as crianças, implicadas na ação, construíssem, de modo ativo e significativo, o seu conhecimento. Por último, é importante ressalvar que os estágios desenvolvidos, colaborativamente, permitiram dar início à construção da identidade profissional, como docente generalista, que se apresenta como a base para a ação profissional futura
id RCAP_d3df9e69dd955e13a40d3d1117829b07
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/10697
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de EstágioPrática educativa supervisionadaEducaçãoPerfil duploMetodologia de Investigação-AçãoSupervised educational practiceDual profileResearch-action methodologyDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório de Estágio apresenta-se como um requisito parcial para a obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O mesmo reflete todo o trabalho desenvolvido na Prática Educativa Supervisionada nos referidos níveis de educação, assim como, os saberes e as competências profissionais construídas. A metodologia adotada nas práticas foi a metodologia de investigação-ação, que se desenvolveu através de ciclos interativos e dinâmicos de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, que implicou a adoção de uma postura reflexiva e indagadora. Acresce que, para o desenvolvimento da Prática Educativa Supervisionada, em contexto de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, foram, de igual modo, mobilizados pressupostos teóricos e legais, comuns a ambos os níveis de educação, como é exemplo o construtivismo e o socioconstrutivismo, assim como outros específicos a cada um dos mesmos. Procurou-se, desta forma, desenvolver atividades, nas quais as crianças, implicadas na ação, construíssem, de modo ativo e significativo, o seu conhecimento. Por último, é importante ressalvar que os estágios desenvolvidos, colaborativamente, permitiram dar início à construção da identidade profissional, como docente generalista, que se apresenta como a base para a ação profissional futuraThis internship report presents itself as a partial requirement for the Master’s Degree in Preschool Education and Teaching of the 1st CEB Basic Education. It reflects all the work developed on the Supervised Educational Practice in the educational levels mentioned, as well as, the knowledge and professional skills built. The adopted methodology in the practices was the research-action methodology, which was build up through interactive and dynamic cycles of observation, planning, action, reflection and evaluation, which entailed the establisment of a reflective and inquisitive posture. In addition, for the development of the Supervised Educational Practice, in Preschool and 1st CEB Basic Education context, were mobilized theoretical and legal assumptions, common to both educational levels, as is an example the constructivism and socioconstructivism, as other specific to each one of them. It was sought the development of activities, in which the children, involved in the action, built up, in an active and meaningful way, their knowledge. Finally, it is important to highlight that the internships developed, collaboratively, allowed the construction of the professional identity, as a generalist teacher, which presents itself as a basis to the future professional action.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposSá, Susana Marques deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCosta, Susana Ferreira da2018-01-05T12:04:39Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10697TID:201823276porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:52:14Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10697Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:31:06.009607Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio
title Relatório de Estágio
spellingShingle Relatório de Estágio
Costa, Susana Ferreira da
Prática educativa supervisionada
Educação
Perfil duplo
Metodologia de Investigação-Ação
Supervised educational practice
Dual profile
Research-action methodology
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio
title_full Relatório de Estágio
title_fullStr Relatório de Estágio
title_full_unstemmed Relatório de Estágio
title_sort Relatório de Estágio
author Costa, Susana Ferreira da
author_facet Costa, Susana Ferreira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marta, Maria Margarida Campos
Sá, Susana Marques de
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Susana Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Prática educativa supervisionada
Educação
Perfil duplo
Metodologia de Investigação-Ação
Supervised educational practice
Dual profile
Research-action methodology
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática educativa supervisionada
Educação
Perfil duplo
Metodologia de Investigação-Ação
Supervised educational practice
Dual profile
Research-action methodology
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente Relatório de Estágio apresenta-se como um requisito parcial para a obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O mesmo reflete todo o trabalho desenvolvido na Prática Educativa Supervisionada nos referidos níveis de educação, assim como, os saberes e as competências profissionais construídas. A metodologia adotada nas práticas foi a metodologia de investigação-ação, que se desenvolveu através de ciclos interativos e dinâmicos de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, que implicou a adoção de uma postura reflexiva e indagadora. Acresce que, para o desenvolvimento da Prática Educativa Supervisionada, em contexto de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, foram, de igual modo, mobilizados pressupostos teóricos e legais, comuns a ambos os níveis de educação, como é exemplo o construtivismo e o socioconstrutivismo, assim como outros específicos a cada um dos mesmos. Procurou-se, desta forma, desenvolver atividades, nas quais as crianças, implicadas na ação, construíssem, de modo ativo e significativo, o seu conhecimento. Por último, é importante ressalvar que os estágios desenvolvidos, colaborativamente, permitiram dar início à construção da identidade profissional, como docente generalista, que se apresenta como a base para a ação profissional futura
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017
2017-01-01T00:00:00Z
2018-01-05T12:04:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/10697
TID:201823276
url http://hdl.handle.net/10400.22/10697
identifier_str_mv TID:201823276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131406489616384