Visitas virtuais em contexto escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/6304 |
Resumo: | O presente artigo baseia-se na importância da utilização de visitas virtuais em contexto escolar como forma de divulgação do património local, divulgação de trabalhos escolares e produção de recurso pedagógico. Pretende mostrar como a utilização de visitas virtuais pode ser aplicada numa comunidade escolar, através da produção de conteúdos multimédia a associar, como forma de compreender e analisar as potencialidades desta tecnologia em contexto escolar. Com a evolução das novas tecnologias e inclusive da internet, cabe às escolas, como fonte de transmissão de conhecimento, utilizar novas tecnologias de modo a incentivar os alunos à aprendizagem, promovendo o património local assim como divulgar os trabalhos realizados pela comunidade escolar, utilizando as visitas virtuais em contexto escolar (VVCE) como um poderoso recurso técnico-pedagógico interdisciplinar. |
id |
RCAP_d3e067902785295d8f5eca1130ce39b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/6304 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Visitas virtuais em contexto escolarVirtual tours in school contextVisitas virtuaisFotografia panorâmicaVisitas virtuais em contexto escolarVirtual toursPanoramic photographyVirtual tours in school contextO presente artigo baseia-se na importância da utilização de visitas virtuais em contexto escolar como forma de divulgação do património local, divulgação de trabalhos escolares e produção de recurso pedagógico. Pretende mostrar como a utilização de visitas virtuais pode ser aplicada numa comunidade escolar, através da produção de conteúdos multimédia a associar, como forma de compreender e analisar as potencialidades desta tecnologia em contexto escolar. Com a evolução das novas tecnologias e inclusive da internet, cabe às escolas, como fonte de transmissão de conhecimento, utilizar novas tecnologias de modo a incentivar os alunos à aprendizagem, promovendo o património local assim como divulgar os trabalhos realizados pela comunidade escolar, utilizando as visitas virtuais em contexto escolar (VVCE) como um poderoso recurso técnico-pedagógico interdisciplinar.This article is based on the importance of using virtual tours in schools as a means to disseminate local cultural heritage, school projects and teaching resources. We want to use virtual tours, involving the school community in its use, through the production of relevant multimedia content as a way to understand and analyze the potential of multimedia resources in schools. With the evolution of new technologies, including the internet, it is up to the schools, as sources of knowledge transmission, to resort to new technologies as a way to encourage students to learn, to promote local heritage and to disclose the work of the school community, using virtual tours in school context as a powerful interdisciplinary technical and educational resource.Universidade AbertaRepositório AbertoRibeiro, Nuno2017-03-13T16:33:57Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/6304porRibeiro, Nuno - Visitas virtuais em contexto escolar. "Revista de Ciências da Computação" [Em linha]. ISSN 1646-6330 (Print) 2182-1801 (Online). Vol. 11, nº 11 (2016), p. 1-201646-6330https://doi.org/10.34627/rcc.v11i0.81info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-25T01:47:19Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/6304Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:46:51.840187Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Visitas virtuais em contexto escolar Virtual tours in school context |
title |
Visitas virtuais em contexto escolar |
spellingShingle |
Visitas virtuais em contexto escolar Ribeiro, Nuno Visitas virtuais Fotografia panorâmica Visitas virtuais em contexto escolar Virtual tours Panoramic photography Virtual tours in school context |
title_short |
Visitas virtuais em contexto escolar |
title_full |
Visitas virtuais em contexto escolar |
title_fullStr |
Visitas virtuais em contexto escolar |
title_full_unstemmed |
Visitas virtuais em contexto escolar |
title_sort |
Visitas virtuais em contexto escolar |
author |
Ribeiro, Nuno |
author_facet |
Ribeiro, Nuno |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Nuno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Visitas virtuais Fotografia panorâmica Visitas virtuais em contexto escolar Virtual tours Panoramic photography Virtual tours in school context |
topic |
Visitas virtuais Fotografia panorâmica Visitas virtuais em contexto escolar Virtual tours Panoramic photography Virtual tours in school context |
description |
O presente artigo baseia-se na importância da utilização de visitas virtuais em contexto escolar como forma de divulgação do património local, divulgação de trabalhos escolares e produção de recurso pedagógico. Pretende mostrar como a utilização de visitas virtuais pode ser aplicada numa comunidade escolar, através da produção de conteúdos multimédia a associar, como forma de compreender e analisar as potencialidades desta tecnologia em contexto escolar. Com a evolução das novas tecnologias e inclusive da internet, cabe às escolas, como fonte de transmissão de conhecimento, utilizar novas tecnologias de modo a incentivar os alunos à aprendizagem, promovendo o património local assim como divulgar os trabalhos realizados pela comunidade escolar, utilizando as visitas virtuais em contexto escolar (VVCE) como um poderoso recurso técnico-pedagógico interdisciplinar. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z 2017-03-13T16:33:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/6304 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/6304 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Nuno - Visitas virtuais em contexto escolar. "Revista de Ciências da Computação" [Em linha]. ISSN 1646-6330 (Print) 2182-1801 (Online). Vol. 11, nº 11 (2016), p. 1-20 1646-6330 https://doi.org/10.34627/rcc.v11i0.81 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135044366761984 |