Visitas virtuais em contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Nuno
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/6304
Resumo: O presente artigo baseia-se na importância da utilização de visitas virtuais em contexto escolar como forma de divulgação do património local, divulgação de trabalhos escolares e produção de recurso pedagógico. Pretende mostrar como a utilização de visitas virtuais pode ser aplicada numa comunidade escolar, através da produção de conteúdos multimédia a associar, como forma de compreender e analisar as potencialidades desta tecnologia em contexto escolar. Com a evolução das novas tecnologias e inclusive da internet, cabe às escolas, como fonte de transmissão de conhecimento, utilizar novas tecnologias de modo a incentivar os alunos à aprendizagem, promovendo o património local assim como divulgar os trabalhos realizados pela comunidade escolar, utilizando as visitas virtuais em contexto escolar (VVCE) como um poderoso recurso técnico-pedagógico interdisciplinar.
id RCAP_d3e067902785295d8f5eca1130ce39b6
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/6304
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Visitas virtuais em contexto escolarVirtual tours in school contextVisitas virtuaisFotografia panorâmicaVisitas virtuais em contexto escolarVirtual toursPanoramic photographyVirtual tours in school contextO presente artigo baseia-se na importância da utilização de visitas virtuais em contexto escolar como forma de divulgação do património local, divulgação de trabalhos escolares e produção de recurso pedagógico. Pretende mostrar como a utilização de visitas virtuais pode ser aplicada numa comunidade escolar, através da produção de conteúdos multimédia a associar, como forma de compreender e analisar as potencialidades desta tecnologia em contexto escolar. Com a evolução das novas tecnologias e inclusive da internet, cabe às escolas, como fonte de transmissão de conhecimento, utilizar novas tecnologias de modo a incentivar os alunos à aprendizagem, promovendo o património local assim como divulgar os trabalhos realizados pela comunidade escolar, utilizando as visitas virtuais em contexto escolar (VVCE) como um poderoso recurso técnico-pedagógico interdisciplinar.This article is based on the importance of using virtual tours in schools as a means to disseminate local cultural heritage, school projects and teaching resources. We want to use virtual tours, involving the school community in its use, through the production of relevant multimedia content as a way to understand and analyze the potential of multimedia resources in schools. With the evolution of new technologies, including the internet, it is up to the schools, as sources of knowledge transmission, to resort to new technologies as a way to encourage students to learn, to promote local heritage and to disclose the work of the school community, using virtual tours in school context as a powerful interdisciplinary technical and educational resource.Universidade AbertaRepositório AbertoRibeiro, Nuno2017-03-13T16:33:57Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/6304porRibeiro, Nuno - Visitas virtuais em contexto escolar. "Revista de Ciências da Computação" [Em linha]. ISSN 1646-6330 (Print) 2182-1801 (Online). Vol. 11, nº 11 (2016), p. 1-201646-6330https://doi.org/10.34627/rcc.v11i0.81info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-25T01:47:19Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/6304Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:46:51.840187Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Visitas virtuais em contexto escolar
Virtual tours in school context
title Visitas virtuais em contexto escolar
spellingShingle Visitas virtuais em contexto escolar
Ribeiro, Nuno
Visitas virtuais
Fotografia panorâmica
Visitas virtuais em contexto escolar
Virtual tours
Panoramic photography
Virtual tours in school context
title_short Visitas virtuais em contexto escolar
title_full Visitas virtuais em contexto escolar
title_fullStr Visitas virtuais em contexto escolar
title_full_unstemmed Visitas virtuais em contexto escolar
title_sort Visitas virtuais em contexto escolar
author Ribeiro, Nuno
author_facet Ribeiro, Nuno
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Nuno
dc.subject.por.fl_str_mv Visitas virtuais
Fotografia panorâmica
Visitas virtuais em contexto escolar
Virtual tours
Panoramic photography
Virtual tours in school context
topic Visitas virtuais
Fotografia panorâmica
Visitas virtuais em contexto escolar
Virtual tours
Panoramic photography
Virtual tours in school context
description O presente artigo baseia-se na importância da utilização de visitas virtuais em contexto escolar como forma de divulgação do património local, divulgação de trabalhos escolares e produção de recurso pedagógico. Pretende mostrar como a utilização de visitas virtuais pode ser aplicada numa comunidade escolar, através da produção de conteúdos multimédia a associar, como forma de compreender e analisar as potencialidades desta tecnologia em contexto escolar. Com a evolução das novas tecnologias e inclusive da internet, cabe às escolas, como fonte de transmissão de conhecimento, utilizar novas tecnologias de modo a incentivar os alunos à aprendizagem, promovendo o património local assim como divulgar os trabalhos realizados pela comunidade escolar, utilizando as visitas virtuais em contexto escolar (VVCE) como um poderoso recurso técnico-pedagógico interdisciplinar.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2017-03-13T16:33:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/6304
url http://hdl.handle.net/10400.2/6304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ribeiro, Nuno - Visitas virtuais em contexto escolar. "Revista de Ciências da Computação" [Em linha]. ISSN 1646-6330 (Print) 2182-1801 (Online). Vol. 11, nº 11 (2016), p. 1-20
1646-6330
https://doi.org/10.34627/rcc.v11i0.81
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta
publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135044366761984