Análise da Produção e da Produtividade da Indústria Transformadora Portuguesa na década de 90

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vidigal da Silva, Jacinto
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Mira, Natércia Godinho, Galego, Aurora
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/8396
Resumo: Este trabalho de investigação analisa a evolução da estrutura da produção e da produtividade associada aos factores produtivos.Tendo por objectivo uma análise das alterações estruturais que ao longo da década tiveram lugar na indústria transformadora portuguesa, foi utilizada para o efeito uma metodologia baseada numa função de produção translogarítmica, através da qual foram extraídas as elasticidades de produção relativas aos factores produtivos genericamente agrupados em trabalho, matérias e capital, e calculadas as respectivas produtividades marginais. A produção da indústria cresceu 16,8% apenas com o contributo negativo do sector dos Têxteis. Digna de realce a contribuição dos Produtos Metálicos, que registou uma taxa de crescimento na ordem dos 50%, o que pode indiciar um resultado positivo da política industrial, no correspondente a uma maior incorporação de valor acrescentado e alguma alteração da base industrial portuguesa. Os resultados também sugerem, que a transformadora em geral passou aproximadamente a necessitar de mais 54% de capital nos processos produtivos, para realizar o mesmo nível de produção. Os factores trabalho e matérias registaram um aumento global da produtividade de 5,34% e de 14,56% durante o período. Estes factores também apresentaram acréscimos significativos na sua contribuição para o valor da produção da indústria, respectivamente de 9,16% e 17,7%. A análise sectorial revela uma diferente evolução da produtividade dos factores nos quatro maiores sectores.
id RCAP_d3e2d705c9a8326be398dd1b30c566a4
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/8396
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise da Produção e da Produtividade da Indústria Transformadora Portuguesa na década de 90Estrutura da produçãoprodutividadeelasticidade e função de produção translogarítmicaEste trabalho de investigação analisa a evolução da estrutura da produção e da produtividade associada aos factores produtivos.Tendo por objectivo uma análise das alterações estruturais que ao longo da década tiveram lugar na indústria transformadora portuguesa, foi utilizada para o efeito uma metodologia baseada numa função de produção translogarítmica, através da qual foram extraídas as elasticidades de produção relativas aos factores produtivos genericamente agrupados em trabalho, matérias e capital, e calculadas as respectivas produtividades marginais. A produção da indústria cresceu 16,8% apenas com o contributo negativo do sector dos Têxteis. Digna de realce a contribuição dos Produtos Metálicos, que registou uma taxa de crescimento na ordem dos 50%, o que pode indiciar um resultado positivo da política industrial, no correspondente a uma maior incorporação de valor acrescentado e alguma alteração da base industrial portuguesa. Os resultados também sugerem, que a transformadora em geral passou aproximadamente a necessitar de mais 54% de capital nos processos produtivos, para realizar o mesmo nível de produção. Os factores trabalho e matérias registaram um aumento global da produtividade de 5,34% e de 14,56% durante o período. Estes factores também apresentaram acréscimos significativos na sua contribuição para o valor da produção da indústria, respectivamente de 9,16% e 17,7%. A análise sectorial revela uma diferente evolução da produtividade dos factores nos quatro maiores sectores.2013-04-03T11:28:51Z2013-04-032003-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/8396http://hdl.handle.net/10174/8396engSilva, J.V., N.G. Mira e A. Galego (2003), Análise da Produção e da Produtividade da Indústria Transformadora Portuguesa na década de 90, Documento de Trabalho nº 2003/08, Universidade de Évora, Departamento de Economia.22jsilva@uevora.ptnmira@uevora.ptagalego@uevora.pt8_2003Department of Management, University of ÉvoraDepartment of Economics, University of ÉvoraDepartment of Economics, University of ÉvoraVidigal da Silva, JacintoMira, Natércia GodinhoGalego, Aurorainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:49:20Zoai:dspace.uevora.pt:10174/8396Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:02:39.542251Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise da Produção e da Produtividade da Indústria Transformadora Portuguesa na década de 90
title Análise da Produção e da Produtividade da Indústria Transformadora Portuguesa na década de 90
spellingShingle Análise da Produção e da Produtividade da Indústria Transformadora Portuguesa na década de 90
Vidigal da Silva, Jacinto
Estrutura da produção
produtividade
elasticidade e função de produção translogarítmica
title_short Análise da Produção e da Produtividade da Indústria Transformadora Portuguesa na década de 90
title_full Análise da Produção e da Produtividade da Indústria Transformadora Portuguesa na década de 90
title_fullStr Análise da Produção e da Produtividade da Indústria Transformadora Portuguesa na década de 90
title_full_unstemmed Análise da Produção e da Produtividade da Indústria Transformadora Portuguesa na década de 90
title_sort Análise da Produção e da Produtividade da Indústria Transformadora Portuguesa na década de 90
author Vidigal da Silva, Jacinto
author_facet Vidigal da Silva, Jacinto
Mira, Natércia Godinho
Galego, Aurora
author_role author
author2 Mira, Natércia Godinho
Galego, Aurora
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vidigal da Silva, Jacinto
Mira, Natércia Godinho
Galego, Aurora
dc.subject.por.fl_str_mv Estrutura da produção
produtividade
elasticidade e função de produção translogarítmica
topic Estrutura da produção
produtividade
elasticidade e função de produção translogarítmica
description Este trabalho de investigação analisa a evolução da estrutura da produção e da produtividade associada aos factores produtivos.Tendo por objectivo uma análise das alterações estruturais que ao longo da década tiveram lugar na indústria transformadora portuguesa, foi utilizada para o efeito uma metodologia baseada numa função de produção translogarítmica, através da qual foram extraídas as elasticidades de produção relativas aos factores produtivos genericamente agrupados em trabalho, matérias e capital, e calculadas as respectivas produtividades marginais. A produção da indústria cresceu 16,8% apenas com o contributo negativo do sector dos Têxteis. Digna de realce a contribuição dos Produtos Metálicos, que registou uma taxa de crescimento na ordem dos 50%, o que pode indiciar um resultado positivo da política industrial, no correspondente a uma maior incorporação de valor acrescentado e alguma alteração da base industrial portuguesa. Os resultados também sugerem, que a transformadora em geral passou aproximadamente a necessitar de mais 54% de capital nos processos produtivos, para realizar o mesmo nível de produção. Os factores trabalho e matérias registaram um aumento global da produtividade de 5,34% e de 14,56% durante o período. Estes factores também apresentaram acréscimos significativos na sua contribuição para o valor da produção da indústria, respectivamente de 9,16% e 17,7%. A análise sectorial revela uma diferente evolução da produtividade dos factores nos quatro maiores sectores.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-01-01T00:00:00Z
2013-04-03T11:28:51Z
2013-04-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/8396
http://hdl.handle.net/10174/8396
url http://hdl.handle.net/10174/8396
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv Silva, J.V., N.G. Mira e A. Galego (2003), Análise da Produção e da Produtividade da Indústria Transformadora Portuguesa na década de 90, Documento de Trabalho nº 2003/08, Universidade de Évora, Departamento de Economia.
22
jsilva@uevora.pt
nmira@uevora.pt
agalego@uevora.pt
8_2003
Department of Management, University of Évora
Department of Economics, University of Évora
Department of Economics, University of Évora
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136510604214272