A perceção dos stakeholders perante a comunicação da marca territorial: o caso de Bragança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinho, Madalena
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/24907
Resumo: O marketing territorial tem vindo a ser cada vez mais uma ferramenta utilizada para promover e comunicar os diferentes territórios, tendo em conta os seus fatores competitivos. Esta ferramenta visa construir uma estratégia a longo prazo, sendo constituída por diversos elementos essenciais para o sucesso da sua implementação. Um dos elementos considerado como fundamental e central para esta estratégia é a comunidade local. Desde o residente até ao empresário. O presente trabalho teve como objetivo a análise da perceção dos diferentes stakeholders, no que diz respeito ao seu envolvimento no processo estratégico da comunicação do concelho de Bragança, enquanto destino turístico. O estudo realizado assenta numa metodologia de métodos mistos. Numa primeira parte (análise qualitativa) foram realizadas entrevistas aos diversos organismos competentes na promoção e comunicação do destino e a entidades turísticas do concelho. Na segunda fase (análise quantitativa) realizaram-se inquéritos por questionário à comunidade local, de forma a complementar a primeira parte da metodologia. Os resultados obtidos nesta investigação mostram o pouco envolvimento das entidades turísticas na construção e comunicação do destino, bem como, algumas lacunas na identificação com o mesmo. Estes resultados reforçam e justificam ainda a importância da comunidade local na comunicação dos territórios (que se revela fundamental), bem como, a construção de um conjunto de recomendações que visam colmatar alguns dos problemas encontrados através da metodologia adotada.
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