Abordagens à aprendizagem no ensino superior – Approaches and Study Skills Inventory for Students (ASSIST) no contexto Português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaleta, Elisa
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Entwistle, Noel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/9736
Resumo: O presente estudo pretende validar o constructo de abordagens à aprendizagem com estudantes de ensino superior português recorrendo ao ASSIST - Approaches and Study Skills Inventory for Students (Entwistle 2000; 2006). Para o efeito recorremos a uma amostra constituída por 562 estudantes do 1º e do 3º ano de cursos de Licenciatura da Universidade de Évora, sendo que 53.4% frequentam cursos de Ciências e Tecnologia e 46.6% de Ciências Sociais. De acordo com os resultados obtidos encontramos uma estrutura factorial idêntica à do instrumento original no que se refere às abordagens à aprendizagem (superficial, profunda e estratégica). Para além de testar o constructo procurámos ainda identificar diferenças em relação à área científica dos cursos (Ciências e Tecnologia e Ciências Sociais), ano de frequência e género. Os resultados indicaram apenas diferenças estatisticamente significativas em relação à área científica dos cursos e ao género. Não encontraram diferenças em relação ao ano de frequência (1º e 3º). Abstract This study aims to validate the construct of approaches to learning in higher education with portuguese students using the ASSIST - Approaches and Study Skills Inventory for Students (Entwistle 2000; 2006). For this purpose we use a sample of 562 students of the 1st and 3rd year undergraduate courses at the University of Évora. 53.4% of students attending courses of Science and Technology and 46.6% attending courses of Social Sciences. According to the results we found identical factorial structure to the original instrument in relation to approaches to learning (surface, deep and strategic). Regarding variables of scientific area, year and genre we find statistically significant differences in relation to the scientific area (Science and Technology and Social Sciences) and in relation to gender. We did not find significant differences in relation to the year of attendance.
id RCAP_d3fcac7182009b440eb8545474335250
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/9736
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Abordagens à aprendizagem no ensino superior – Approaches and Study Skills Inventory for Students (ASSIST) no contexto PortuguêsDeep ApproachSurface ApproachStrategic ApproachHigher EducationO presente estudo pretende validar o constructo de abordagens à aprendizagem com estudantes de ensino superior português recorrendo ao ASSIST - Approaches and Study Skills Inventory for Students (Entwistle 2000; 2006). Para o efeito recorremos a uma amostra constituída por 562 estudantes do 1º e do 3º ano de cursos de Licenciatura da Universidade de Évora, sendo que 53.4% frequentam cursos de Ciências e Tecnologia e 46.6% de Ciências Sociais. De acordo com os resultados obtidos encontramos uma estrutura factorial idêntica à do instrumento original no que se refere às abordagens à aprendizagem (superficial, profunda e estratégica). Para além de testar o constructo procurámos ainda identificar diferenças em relação à área científica dos cursos (Ciências e Tecnologia e Ciências Sociais), ano de frequência e género. Os resultados indicaram apenas diferenças estatisticamente significativas em relação à área científica dos cursos e ao género. Não encontraram diferenças em relação ao ano de frequência (1º e 3º). Abstract This study aims to validate the construct of approaches to learning in higher education with portuguese students using the ASSIST - Approaches and Study Skills Inventory for Students (Entwistle 2000; 2006). For this purpose we use a sample of 562 students of the 1st and 3rd year undergraduate courses at the University of Évora. 53.4% of students attending courses of Science and Technology and 46.6% attending courses of Social Sciences. According to the results we found identical factorial structure to the original instrument in relation to approaches to learning (surface, deep and strategic). Regarding variables of scientific area, year and genre we find statistically significant differences in relation to the scientific area (Science and Technology and Social Sciences) and in relation to gender. We did not find significant differences in relation to the year of attendance.Pedago2014-01-17T15:29:28Z2014-01-172011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/9736http://hdl.handle.net/10174/9736porChaleta, E. & Entwistle, N. (2011). Abordagens à aprendizagem no ensino superior – Approaches and Study Skills Inventory for Students (ASSIST) no contexto Português. Educação-Temas e Problemas, 9, 7-18.7-181646-2831Educação-Temas e Problemas9mec@uevora.ptnd681Chaleta, ElisaEntwistle, Noelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:51:07Zoai:dspace.uevora.pt:10174/9736Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:03:23.733284Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Abordagens à aprendizagem no ensino superior – Approaches and Study Skills Inventory for Students (ASSIST) no contexto Português
title Abordagens à aprendizagem no ensino superior – Approaches and Study Skills Inventory for Students (ASSIST) no contexto Português
spellingShingle Abordagens à aprendizagem no ensino superior – Approaches and Study Skills Inventory for Students (ASSIST) no contexto Português
Chaleta, Elisa
Deep Approach
Surface Approach
Strategic Approach
Higher Education
title_short Abordagens à aprendizagem no ensino superior – Approaches and Study Skills Inventory for Students (ASSIST) no contexto Português
title_full Abordagens à aprendizagem no ensino superior – Approaches and Study Skills Inventory for Students (ASSIST) no contexto Português
title_fullStr Abordagens à aprendizagem no ensino superior – Approaches and Study Skills Inventory for Students (ASSIST) no contexto Português
title_full_unstemmed Abordagens à aprendizagem no ensino superior – Approaches and Study Skills Inventory for Students (ASSIST) no contexto Português
title_sort Abordagens à aprendizagem no ensino superior – Approaches and Study Skills Inventory for Students (ASSIST) no contexto Português
author Chaleta, Elisa
author_facet Chaleta, Elisa
Entwistle, Noel
author_role author
author2 Entwistle, Noel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaleta, Elisa
Entwistle, Noel
dc.subject.por.fl_str_mv Deep Approach
Surface Approach
Strategic Approach
Higher Education
topic Deep Approach
Surface Approach
Strategic Approach
Higher Education
description O presente estudo pretende validar o constructo de abordagens à aprendizagem com estudantes de ensino superior português recorrendo ao ASSIST - Approaches and Study Skills Inventory for Students (Entwistle 2000; 2006). Para o efeito recorremos a uma amostra constituída por 562 estudantes do 1º e do 3º ano de cursos de Licenciatura da Universidade de Évora, sendo que 53.4% frequentam cursos de Ciências e Tecnologia e 46.6% de Ciências Sociais. De acordo com os resultados obtidos encontramos uma estrutura factorial idêntica à do instrumento original no que se refere às abordagens à aprendizagem (superficial, profunda e estratégica). Para além de testar o constructo procurámos ainda identificar diferenças em relação à área científica dos cursos (Ciências e Tecnologia e Ciências Sociais), ano de frequência e género. Os resultados indicaram apenas diferenças estatisticamente significativas em relação à área científica dos cursos e ao género. Não encontraram diferenças em relação ao ano de frequência (1º e 3º). Abstract This study aims to validate the construct of approaches to learning in higher education with portuguese students using the ASSIST - Approaches and Study Skills Inventory for Students (Entwistle 2000; 2006). For this purpose we use a sample of 562 students of the 1st and 3rd year undergraduate courses at the University of Évora. 53.4% of students attending courses of Science and Technology and 46.6% attending courses of Social Sciences. According to the results we found identical factorial structure to the original instrument in relation to approaches to learning (surface, deep and strategic). Regarding variables of scientific area, year and genre we find statistically significant differences in relation to the scientific area (Science and Technology and Social Sciences) and in relation to gender. We did not find significant differences in relation to the year of attendance.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2014-01-17T15:29:28Z
2014-01-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/9736
http://hdl.handle.net/10174/9736
url http://hdl.handle.net/10174/9736
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Chaleta, E. & Entwistle, N. (2011). Abordagens à aprendizagem no ensino superior – Approaches and Study Skills Inventory for Students (ASSIST) no contexto Português. Educação-Temas e Problemas, 9, 7-18.
7-18
1646-2831
Educação-Temas e Problemas
9
mec@uevora.pt
nd
681
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pedago
publisher.none.fl_str_mv Pedago
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136518162350080