Modelação espacial entre a oferta e a procura da rede municipal de transportes rodoviários em Cascais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Maria do Rosário Jorge
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/168233
Resumo: Ao longo dos anos, o ordenamento do território tem sofrido algumas mudanças no que diz respeito às áreas de abrangência. Se inicialmente apenas era tida em conta a componente espacial/geográfica do território, hoje são incorporadas outras áreas de reconhecida importância, como a gestão dos recursos naturais, o ambiente, o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida das populações. No contexto europeu, muitas são as políticas e as medidas implementadas por forma a contribuir para o desenvolvimento sustentável e diminuir as consequências das alterações climáticas. Portugal, como país membro da União Europeia, não é indiferente a estas medidas, de que são exemplo as implementadas com o Acordo de Paris e com os ODS - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Pela proximidade aos munícipes, e pelo conhecimento vasto que têm do seu território, as autarquias são o meio mais eficaz para a aplicação e o cumprimento das medidas impostas pela UE. Nesta função complexa da gestão do território, por parte das autarquias, e pelo facto deste estar em constante mudança, é fundamental que se aliem à tecnologia. Os Sistemas de Informação Geográfica, têm esta capacidade de ajudar na gestão eficiente e integrada do território. A utilização da modelação espacial, torna-se uma ferramenta de enorme importância de apoio à decisão, contribuindo para um processo de desenvolvimento mais integrado, sustentável e eficiente. A rede municipal de transportes rodoviários em Cascais, passaram a ser gratuitos em 2020, contribuindo para os objetivos do desenvolvimento sustentável. A mobilidade urbana sustentável e a diminuição da emissão dos gases de efeito de estufa para a atmosfera são dois dos benefícios da utilização dos transportes coletivos e a consequente diminuição do uso do transporte individual. Este é o desafio: criar condições que aliciem o munícipe a usar cada vez mais o transporte público rodoviário em Cascais, contribuindo para o cumprimento das medidas impostas pelas Nações Unidas. A monitorização e avaliação desta medida é essencial e fundamental para a correta gestão do município: identificar as zonas com mais procura de transportes públicos, a atual cobertura da rede de transportes e quais as melhorias que devem ser implementadas no território são algumas das conclusões que podem ser obtidas através da modelação geográfica.
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No contexto europeu, muitas são as políticas e as medidas implementadas por forma a contribuir para o desenvolvimento sustentável e diminuir as consequências das alterações climáticas. Portugal, como país membro da União Europeia, não é indiferente a estas medidas, de que são exemplo as implementadas com o Acordo de Paris e com os ODS - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Pela proximidade aos munícipes, e pelo conhecimento vasto que têm do seu território, as autarquias são o meio mais eficaz para a aplicação e o cumprimento das medidas impostas pela UE. Nesta função complexa da gestão do território, por parte das autarquias, e pelo facto deste estar em constante mudança, é fundamental que se aliem à tecnologia. Os Sistemas de Informação Geográfica, têm esta capacidade de ajudar na gestão eficiente e integrada do território. A utilização da modelação espacial, torna-se uma ferramenta de enorme importância de apoio à decisão, contribuindo para um processo de desenvolvimento mais integrado, sustentável e eficiente. A rede municipal de transportes rodoviários em Cascais, passaram a ser gratuitos em 2020, contribuindo para os objetivos do desenvolvimento sustentável. A mobilidade urbana sustentável e a diminuição da emissão dos gases de efeito de estufa para a atmosfera são dois dos benefícios da utilização dos transportes coletivos e a consequente diminuição do uso do transporte individual. Este é o desafio: criar condições que aliciem o munícipe a usar cada vez mais o transporte público rodoviário em Cascais, contribuindo para o cumprimento das medidas impostas pelas Nações Unidas. A monitorização e avaliação desta medida é essencial e fundamental para a correta gestão do município: identificar as zonas com mais procura de transportes públicos, a atual cobertura da rede de transportes e quais as melhorias que devem ser implementadas no território são algumas das conclusões que podem ser obtidas através da modelação geográfica.Over the years, the approach to territorial planning has changed. Initially, only the spatial/geographical component of the territory was an issue, currently the concern with the management of natural resources, the environment, sustainable development, and the quality of life of the populations are also important issues. In the European context, many policies and measures are implemented to a sustainable development and for reducing the consequences of climate change. Portugal, as a member of the European Union, takes these measures seriously, like for example the ones implemented by the Paris Agreement and the Sustainable Development Goals. The proximity to citizens, and the knowledge of their territory, makes the local authorities the most efficient in applying and complying the EU measures. The role of territorial management by local authorities is complex and, due to the fact that the territory is constantly changing, it is essential the use of technology. Geographic information systems have the ability to help in the efficient and integrated management of the territory. The use of spatial modelling becomes an extremely important decision support tool, contributing to a more integrated, sustainable, and efficient development process. Free public transport in Cascais started in 2020, contributing to the Sustainable Development Goals. Sustainable urban mobility and the reduction of greenhouse gas emissions into the atmosphere are two of the consequences of using individual transport. The challenge is creating conditions that encourage residents to increasingly use public transports in Cascais, contributing to the United Nations goals. Monitoring and evaluating this measure is essential and fundamental for the correct management of the municipality: identifying the areas with the highest demand for public transport, the current coverage of the transport network and identifying which improvements should be implemented in the territory are some of the conclusions that can be obtained through geographic modelling.Julião, Rui PedroRUNRodrigues, Maria do Rosário Jorge2024-06-05T08:59:31Z2023-11-282023-11-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/168233TID:203416872porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-09T01:38:44Zoai:run.unl.pt:10362/168233Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-09T01:38:44Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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