Novas metodologias de diagnóstico de doença articular em equinos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, A.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ramos, S., Monteiro, S., Capela, F., Alexandre, N., Bettencourt, E.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/25334
Resumo: O diagnóstico de claudicações em equino, nomeadamente causada por doença articular, é um dos motivos mais frequentes de chamada do médico veterinário e uma das causas mais comuns de retirada dos cavalos de competição. No entanto, o diagnóstico desta afeção é muitas vezes feito baseado em metodologias subjetivas, que dificultam a avaliação da resposta à terapia e o estabelecimento de um prognóstico. Neste projeto pretende-se demonstrar a utilização de técnicas objetivas no diagnóstico de claudicações e de doença articular nos equinos, bem como, a sua aplicabilidade como fator de prognóstico. Serão demonstrados dois métodos de diagnóstico objetivos não utilizados atualmente em Portugal: a avaliação de claudicação recorrendo a sensores de inércia e a utilização de biomarcadores de inflamação e degradação da cartilagem que se correlacionam com o grau de lesão existente. Estes métodos inovadores serão correlacionados com os métodos tradicionais, exame radiológico, exame ecográfico e e avaliação artroscópica da articulação.
id RCAP_d410a0bb59eb72c8a3edcd987b4bafea
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/25334
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Novas metodologias de diagnóstico de doença articular em equinos.DoençaArticularEquinosDiagnósticoNovasMetodologiasO diagnóstico de claudicações em equino, nomeadamente causada por doença articular, é um dos motivos mais frequentes de chamada do médico veterinário e uma das causas mais comuns de retirada dos cavalos de competição. No entanto, o diagnóstico desta afeção é muitas vezes feito baseado em metodologias subjetivas, que dificultam a avaliação da resposta à terapia e o estabelecimento de um prognóstico. Neste projeto pretende-se demonstrar a utilização de técnicas objetivas no diagnóstico de claudicações e de doença articular nos equinos, bem como, a sua aplicabilidade como fator de prognóstico. Serão demonstrados dois métodos de diagnóstico objetivos não utilizados atualmente em Portugal: a avaliação de claudicação recorrendo a sensores de inércia e a utilização de biomarcadores de inflamação e degradação da cartilagem que se correlacionam com o grau de lesão existente. Estes métodos inovadores serão correlacionados com os métodos tradicionais, exame radiológico, exame ecográfico e e avaliação artroscópica da articulação.Grupo de Trabalho de Investigação em Equídeos2019-03-01T11:58:58Z2019-03-012017-11-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/25334http://hdl.handle.net/10174/25334porPinto, A., Ramos, S., Monteiro, S., Capela, F., Alexandre, N., Bettencourt, E. Novas metodologias de diagnóstico de doença articular em equinos. Vas Jornadas do Grupo de Trabalho de Investigação em Equídeos. 8 de Novembro de 2017, Golegã, Portugal.Golegã, Portugal1Posternaonaosimndndndndnmla@uevora.ptnd376Pinto, A.Ramos, S.Monteiro, S.Capela, F.Alexandre, N.Bettencourt, E.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:19:03Zoai:dspace.uevora.pt:10174/25334Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:15:48.226121Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Novas metodologias de diagnóstico de doença articular em equinos.
title Novas metodologias de diagnóstico de doença articular em equinos.
spellingShingle Novas metodologias de diagnóstico de doença articular em equinos.
Pinto, A.
Doença
Articular
Equinos
Diagnóstico
Novas
Metodologias
title_short Novas metodologias de diagnóstico de doença articular em equinos.
title_full Novas metodologias de diagnóstico de doença articular em equinos.
title_fullStr Novas metodologias de diagnóstico de doença articular em equinos.
title_full_unstemmed Novas metodologias de diagnóstico de doença articular em equinos.
title_sort Novas metodologias de diagnóstico de doença articular em equinos.
author Pinto, A.
author_facet Pinto, A.
Ramos, S.
Monteiro, S.
Capela, F.
Alexandre, N.
Bettencourt, E.
author_role author
author2 Ramos, S.
Monteiro, S.
Capela, F.
Alexandre, N.
Bettencourt, E.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, A.
Ramos, S.
Monteiro, S.
Capela, F.
Alexandre, N.
Bettencourt, E.
dc.subject.por.fl_str_mv Doença
Articular
Equinos
Diagnóstico
Novas
Metodologias
topic Doença
Articular
Equinos
Diagnóstico
Novas
Metodologias
description O diagnóstico de claudicações em equino, nomeadamente causada por doença articular, é um dos motivos mais frequentes de chamada do médico veterinário e uma das causas mais comuns de retirada dos cavalos de competição. No entanto, o diagnóstico desta afeção é muitas vezes feito baseado em metodologias subjetivas, que dificultam a avaliação da resposta à terapia e o estabelecimento de um prognóstico. Neste projeto pretende-se demonstrar a utilização de técnicas objetivas no diagnóstico de claudicações e de doença articular nos equinos, bem como, a sua aplicabilidade como fator de prognóstico. Serão demonstrados dois métodos de diagnóstico objetivos não utilizados atualmente em Portugal: a avaliação de claudicação recorrendo a sensores de inércia e a utilização de biomarcadores de inflamação e degradação da cartilagem que se correlacionam com o grau de lesão existente. Estes métodos inovadores serão correlacionados com os métodos tradicionais, exame radiológico, exame ecográfico e e avaliação artroscópica da articulação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-08T00:00:00Z
2019-03-01T11:58:58Z
2019-03-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/25334
http://hdl.handle.net/10174/25334
url http://hdl.handle.net/10174/25334
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pinto, A., Ramos, S., Monteiro, S., Capela, F., Alexandre, N., Bettencourt, E. Novas metodologias de diagnóstico de doença articular em equinos. Vas Jornadas do Grupo de Trabalho de Investigação em Equídeos. 8 de Novembro de 2017, Golegã, Portugal.
Golegã, Portugal
1
Poster
nao
nao
sim
nd
nd
nd
nd
nmla@uevora.pt
nd
376
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Trabalho de Investigação em Equídeos
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Trabalho de Investigação em Equídeos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136639986958336