O ensino musical do violoncelo e os processos de liberdade artística: a tradição Mestre - Discípulo em Guilhermina Suggia (1885-1950) e Madalena de Sá e Costa (1915)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Ana Mafalda dos Santos Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11880
Resumo: O presente trabalho pretende tratar o processo e o resultado da experiência de Prática Educativa Supervisionada desenvolvida pela autora ao longo do ano lectivo de 2017/2018, no âmbito da realização do Mestrado em Ensino da Música, nas instituições ESE e ESMAE. Desta forma, o trabalho de estágio foi desenvolvido na Escola de Música da Póvoa de Varzim, na classe de violoncelo. Este encontra-se descrito neste documento através de informações detalhadas, grelhas e planificações. O terceiro capítulo, que dá o título a este Relatório de Estágio, é subordinado do tema “O ensino musical do violoncelo e os processos de liberdade artística: a tradição Mestre – Discípulo em Guilhermina Suggia (1885-1950) e Madalena de Sá e Costa (1915) ”. Este trata-se, assim, de um Projecto de Investigação que analisa várias formas de alcançar a liberdade artística nos processos de ensino e aprendizagem musical, através de, por exemplo, conselhos de vários autores para a prática pedagógica de excelência ou manuais de violoncelo. Posteriormente, o trabalho analisa as indicações e ensinamentos técnico-musicais deixados pela incontornável violoncelista Guilhermina Suggia (1885-1950), assim como pela sua discípula Madalena de Sá e Costa (1915). Estas serão sempre duas marcantes violoncelistas portuguesas, pelo que analisar as suas indicações sobre a aprendizagem, ensino e prática do violoncelo é fundamental para a compreensão da evolução pedagógica deste instrumento em Portugal. Através de uma abordagem metodológica de índole qualitativa, procedeu-se à análise das fontes documentais disponíveis, no sentido da urgente defesa e acautelamento da tradição Mestre – Discípulo do ensino individual do instrumento musical.
id RCAP_d425c32db4d6fb75bc138c82519fde9f
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/11880
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino musical do violoncelo e os processos de liberdade artística: a tradição Mestre - Discípulo em Guilhermina Suggia (1885-1950) e Madalena de Sá e Costa (1915)Prática educativa supervisionadaViolonceloGuilhermina SuggiaMadalena de Sá e CostaMestre - discípuloEscola de Música da Póvoa de VarzimMusic teachingCelloMaster - disciplePóvoa de Varzim Music SchoolO presente trabalho pretende tratar o processo e o resultado da experiência de Prática Educativa Supervisionada desenvolvida pela autora ao longo do ano lectivo de 2017/2018, no âmbito da realização do Mestrado em Ensino da Música, nas instituições ESE e ESMAE. Desta forma, o trabalho de estágio foi desenvolvido na Escola de Música da Póvoa de Varzim, na classe de violoncelo. Este encontra-se descrito neste documento através de informações detalhadas, grelhas e planificações. O terceiro capítulo, que dá o título a este Relatório de Estágio, é subordinado do tema “O ensino musical do violoncelo e os processos de liberdade artística: a tradição Mestre – Discípulo em Guilhermina Suggia (1885-1950) e Madalena de Sá e Costa (1915) ”. Este trata-se, assim, de um Projecto de Investigação que analisa várias formas de alcançar a liberdade artística nos processos de ensino e aprendizagem musical, através de, por exemplo, conselhos de vários autores para a prática pedagógica de excelência ou manuais de violoncelo. Posteriormente, o trabalho analisa as indicações e ensinamentos técnico-musicais deixados pela incontornável violoncelista Guilhermina Suggia (1885-1950), assim como pela sua discípula Madalena de Sá e Costa (1915). Estas serão sempre duas marcantes violoncelistas portuguesas, pelo que analisar as suas indicações sobre a aprendizagem, ensino e prática do violoncelo é fundamental para a compreensão da evolução pedagógica deste instrumento em Portugal. Através de uma abordagem metodológica de índole qualitativa, procedeu-se à análise das fontes documentais disponíveis, no sentido da urgente defesa e acautelamento da tradição Mestre – Discípulo do ensino individual do instrumento musical.The present work describes the process and the results of the Supervised Educational Practice experience developed during the academic year of 2017/2018, in the context of Master’s Degree in Music Teaching at ESE and ESMAE, Porto. Therefore, the pedagogical practice was developed in the cello class of Póvoa de Varzim Music School. The practice is described in this document through detailed information, observation grilles and planning lessons. The third chapter, which gives the title to this document, is subordinated to the theme "The musical teaching of the cello and the processes of artistic freedom: the Master - Disciple tradition in Guilhermina Suggia (1885-1950) and Madalena de Sá e Costa (1915)." This is a Research Project which analyzes various forms of achieving artistic freedom during the teaching and learning music processes. It explores, for example, the advice of several authors for the excellent pedagogical practice and some important cello manuals. Posteriorly, the work analyzes the indications and technical-musical precepts left by Guilhermina Suggia (1885-1950), as well as by her disciple Madalena de Sá e Costa (1915). These honorable cellists are fundamental, so analyzing their musical indications is a key for the continuous pedagogical evolution of cello in Portugal. Through a methodological approach, the authoress analyzed the available documentary sources, in the sense of the urgent defense and caution of the Master-Disciple tradition in the individual teaching of the instrument.Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daQuaresma, Filipe Alexandre Abrantes PrataMarques, Ana LuísaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMonteiro, Ana Mafalda dos Santos Silva2018-09-04T17:54:04Z2018-07-232018-07-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11880TID:201962918porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:03Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11880Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:25.945421Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino musical do violoncelo e os processos de liberdade artística: a tradição Mestre - Discípulo em Guilhermina Suggia (1885-1950) e Madalena de Sá e Costa (1915)
title O ensino musical do violoncelo e os processos de liberdade artística: a tradição Mestre - Discípulo em Guilhermina Suggia (1885-1950) e Madalena de Sá e Costa (1915)
spellingShingle O ensino musical do violoncelo e os processos de liberdade artística: a tradição Mestre - Discípulo em Guilhermina Suggia (1885-1950) e Madalena de Sá e Costa (1915)
Monteiro, Ana Mafalda dos Santos Silva
Prática educativa supervisionada
Violoncelo
Guilhermina Suggia
Madalena de Sá e Costa
Mestre - discípulo
Escola de Música da Póvoa de Varzim
Music teaching
Cello
Master - disciple
Póvoa de Varzim Music School
title_short O ensino musical do violoncelo e os processos de liberdade artística: a tradição Mestre - Discípulo em Guilhermina Suggia (1885-1950) e Madalena de Sá e Costa (1915)
title_full O ensino musical do violoncelo e os processos de liberdade artística: a tradição Mestre - Discípulo em Guilhermina Suggia (1885-1950) e Madalena de Sá e Costa (1915)
title_fullStr O ensino musical do violoncelo e os processos de liberdade artística: a tradição Mestre - Discípulo em Guilhermina Suggia (1885-1950) e Madalena de Sá e Costa (1915)
title_full_unstemmed O ensino musical do violoncelo e os processos de liberdade artística: a tradição Mestre - Discípulo em Guilhermina Suggia (1885-1950) e Madalena de Sá e Costa (1915)
title_sort O ensino musical do violoncelo e os processos de liberdade artística: a tradição Mestre - Discípulo em Guilhermina Suggia (1885-1950) e Madalena de Sá e Costa (1915)
author Monteiro, Ana Mafalda dos Santos Silva
author_facet Monteiro, Ana Mafalda dos Santos Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da
Quaresma, Filipe Alexandre Abrantes Prata
Marques, Ana Luísa
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Ana Mafalda dos Santos Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Prática educativa supervisionada
Violoncelo
Guilhermina Suggia
Madalena de Sá e Costa
Mestre - discípulo
Escola de Música da Póvoa de Varzim
Music teaching
Cello
Master - disciple
Póvoa de Varzim Music School
topic Prática educativa supervisionada
Violoncelo
Guilhermina Suggia
Madalena de Sá e Costa
Mestre - discípulo
Escola de Música da Póvoa de Varzim
Music teaching
Cello
Master - disciple
Póvoa de Varzim Music School
description O presente trabalho pretende tratar o processo e o resultado da experiência de Prática Educativa Supervisionada desenvolvida pela autora ao longo do ano lectivo de 2017/2018, no âmbito da realização do Mestrado em Ensino da Música, nas instituições ESE e ESMAE. Desta forma, o trabalho de estágio foi desenvolvido na Escola de Música da Póvoa de Varzim, na classe de violoncelo. Este encontra-se descrito neste documento através de informações detalhadas, grelhas e planificações. O terceiro capítulo, que dá o título a este Relatório de Estágio, é subordinado do tema “O ensino musical do violoncelo e os processos de liberdade artística: a tradição Mestre – Discípulo em Guilhermina Suggia (1885-1950) e Madalena de Sá e Costa (1915) ”. Este trata-se, assim, de um Projecto de Investigação que analisa várias formas de alcançar a liberdade artística nos processos de ensino e aprendizagem musical, através de, por exemplo, conselhos de vários autores para a prática pedagógica de excelência ou manuais de violoncelo. Posteriormente, o trabalho analisa as indicações e ensinamentos técnico-musicais deixados pela incontornável violoncelista Guilhermina Suggia (1885-1950), assim como pela sua discípula Madalena de Sá e Costa (1915). Estas serão sempre duas marcantes violoncelistas portuguesas, pelo que analisar as suas indicações sobre a aprendizagem, ensino e prática do violoncelo é fundamental para a compreensão da evolução pedagógica deste instrumento em Portugal. Através de uma abordagem metodológica de índole qualitativa, procedeu-se à análise das fontes documentais disponíveis, no sentido da urgente defesa e acautelamento da tradição Mestre – Discípulo do ensino individual do instrumento musical.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-04T17:54:04Z
2018-07-23
2018-07-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/11880
TID:201962918
url http://hdl.handle.net/10400.22/11880
identifier_str_mv TID:201962918
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817554088325283840