Elaboração de Horários Académicos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/24098 |
Resumo: | A geração de horários é uma tarefa de dificuldade elevada e requer trabalho árduo devido à necessidade de gerir os diversos conflitos de restrições impostos aos recursos a ser usados, mais concretamente alunos, professores e salas. A grande variedade de restrições associada às diferentes necessidades de diferentes sistemas de ensino e até mesmo entre escolas do mesmo nível, tem dificultado a elaboração de formatos standard que permitam não só caracterizar as próprias restrições/regras mas também os recursos de grandes variedades de sistemas de ensino, possibilitando a comparação de práticas e avaliação de desempenho assim como proporcionar uma estrutura capaz de ser manipulada por sistemas com capacidade de gerar horários. Esta dissertação aborda o problema da elaboração de horários académicos, focando-se no caso da Academia da Força Aérea (AFA). São apresentados vários exemplos de sistemas de ensino e um formato de especificação em XML para benchmarking de horários académicos, no qual são especificadas as restrições impostas aos horários da Academia da Força Aérea. Várias técnicas de pesquisa local restringida que são tradicionalmente usadas para resolver este tipo de problemas, nomeadamente as técnicas de Hill-Climbing (HC), Simulated Annealing (SA) e Tabu Search (TS), são discutidas e são exploradas para resolver o problema da geração de horários na AFA. Este trabalho avalia esta abordagem e foi elaborada uma ferramenta para resolução de horários académicos, que para além de validar a completude de informação fornecida na representação XML (e estendê-la), permite obter soluções que satisfazem um conjunto de restrições obrigatórias (como a não sobreposição de recursos) e otimizam um conjunto de preferências adicionais (boas práticas pedagógicas, como a não existência de furos). A eficiência da ferramenta é estudada por comparação com ferramentas que já utilizam a representação XML referida. |
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Elaboração de Horários AcadémicosHorários AcadémicosBenchmarkingFormato em XMLPesquisa LocalHill-ClimbingSimulated AnnealingDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaA geração de horários é uma tarefa de dificuldade elevada e requer trabalho árduo devido à necessidade de gerir os diversos conflitos de restrições impostos aos recursos a ser usados, mais concretamente alunos, professores e salas. A grande variedade de restrições associada às diferentes necessidades de diferentes sistemas de ensino e até mesmo entre escolas do mesmo nível, tem dificultado a elaboração de formatos standard que permitam não só caracterizar as próprias restrições/regras mas também os recursos de grandes variedades de sistemas de ensino, possibilitando a comparação de práticas e avaliação de desempenho assim como proporcionar uma estrutura capaz de ser manipulada por sistemas com capacidade de gerar horários. Esta dissertação aborda o problema da elaboração de horários académicos, focando-se no caso da Academia da Força Aérea (AFA). São apresentados vários exemplos de sistemas de ensino e um formato de especificação em XML para benchmarking de horários académicos, no qual são especificadas as restrições impostas aos horários da Academia da Força Aérea. Várias técnicas de pesquisa local restringida que são tradicionalmente usadas para resolver este tipo de problemas, nomeadamente as técnicas de Hill-Climbing (HC), Simulated Annealing (SA) e Tabu Search (TS), são discutidas e são exploradas para resolver o problema da geração de horários na AFA. Este trabalho avalia esta abordagem e foi elaborada uma ferramenta para resolução de horários académicos, que para além de validar a completude de informação fornecida na representação XML (e estendê-la), permite obter soluções que satisfazem um conjunto de restrições obrigatórias (como a não sobreposição de recursos) e otimizam um conjunto de preferências adicionais (boas práticas pedagógicas, como a não existência de furos). A eficiência da ferramenta é estudada por comparação com ferramentas que já utilizam a representação XML referida.Barahona, PedroRUNPassos, Carlos Eduardo Correia de2017-10-12T15:04:31Z2016-1220172016-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/24098porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:12:28Zoai:run.unl.pt:10362/24098Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:27:58.994426Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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