Informação: um campo uno, profissões diversas?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/674 |
Resumo: | A Informação, enquanto fenómeno humano e social, constitui-se como objecto de estudo e de conhecimento de uma área disciplinar emergente, designada por Ciência da Informação, que se configura como um campo uno e transdisciplinar, aberto a uma fecunda interdiscipli-naridade com diversos outros campos do saber. Embora a afirmação de identidade científica desta área seja relativamente recente, a verdade é que, desde épocas bem remotas, se implantaram no “terreno”, exercendo actividades práticas relacionadas com a informação, diversos tipos de profissionais, com as variadas designações que todos conhecemos: “arquivistas”, “bibliotecários”, “documentalistas” e, mais recentemente, “gestores de documentos” e “gestores de informação”.Pensar cientificamente a Informação, com recurso a teorias e modelos interpretativos e a metodologias de investigação adequadas, implica naturalmente uma nova postura face ao que tradicionalmente se foi conjecturando em torno das chamadas “Ciências Documentais”. As mudanças sociais, económicas e culturais, provocadas pelo desenvolvimento das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), acarretaram consigo múltiplos desafios e novas necessidades de resposta, que afectaram directamente as actividades dos profissionais da informação.Em face da nova realidade da já consagradamente baptizada Sociedade da Informação, urge consolidar os fundamentos teóricos deste campo disciplinar, desenvol-ver a investigação pura e aplicada neste domínio e, sobretudo, repensar e renovar a formação dos novos profissionais que é necessário colocar no mercado de trabalho. A variedade de perfis profissionais e a multiplicidade de competências que hoje lhes são exigidas carecem de uma base teórica una e consistente, pois só assim serão capazes de responder eficazmente às exigências dos diversos contextos orgânicos onde é produzido, usado e preservado o fluxo informacional. |
id |
RCAP_d4697f5fc1abf9598d166014f034f935 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/674 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Informação: um campo uno, profissões diversas?A Informação, enquanto fenómeno humano e social, constitui-se como objecto de estudo e de conhecimento de uma área disciplinar emergente, designada por Ciência da Informação, que se configura como um campo uno e transdisciplinar, aberto a uma fecunda interdiscipli-naridade com diversos outros campos do saber. Embora a afirmação de identidade científica desta área seja relativamente recente, a verdade é que, desde épocas bem remotas, se implantaram no “terreno”, exercendo actividades práticas relacionadas com a informação, diversos tipos de profissionais, com as variadas designações que todos conhecemos: “arquivistas”, “bibliotecários”, “documentalistas” e, mais recentemente, “gestores de documentos” e “gestores de informação”.Pensar cientificamente a Informação, com recurso a teorias e modelos interpretativos e a metodologias de investigação adequadas, implica naturalmente uma nova postura face ao que tradicionalmente se foi conjecturando em torno das chamadas “Ciências Documentais”. As mudanças sociais, económicas e culturais, provocadas pelo desenvolvimento das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), acarretaram consigo múltiplos desafios e novas necessidades de resposta, que afectaram directamente as actividades dos profissionais da informação.Em face da nova realidade da já consagradamente baptizada Sociedade da Informação, urge consolidar os fundamentos teóricos deste campo disciplinar, desenvol-ver a investigação pura e aplicada neste domínio e, sobretudo, repensar e renovar a formação dos novos profissionais que é necessário colocar no mercado de trabalho. A variedade de perfis profissionais e a multiplicidade de competências que hoje lhes são exigidas carecem de uma base teórica una e consistente, pois só assim serão capazes de responder eficazmente às exigências dos diversos contextos orgânicos onde é produzido, usado e preservado o fluxo informacional.Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas2004-05-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/674Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 8 (2004): Nas encruzilhadas da Informação e da Cultura - (Re)inventar a Profissãoreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/674https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/674/672Ribeiro, Fernandainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-16T13:58:02Zoai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/674Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:38:57.231648Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Informação: um campo uno, profissões diversas? |
title |
Informação: um campo uno, profissões diversas? |
spellingShingle |
Informação: um campo uno, profissões diversas? Ribeiro, Fernanda |
title_short |
Informação: um campo uno, profissões diversas? |
title_full |
Informação: um campo uno, profissões diversas? |
title_fullStr |
Informação: um campo uno, profissões diversas? |
title_full_unstemmed |
Informação: um campo uno, profissões diversas? |
title_sort |
Informação: um campo uno, profissões diversas? |
author |
Ribeiro, Fernanda |
author_facet |
Ribeiro, Fernanda |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Fernanda |
description |
A Informação, enquanto fenómeno humano e social, constitui-se como objecto de estudo e de conhecimento de uma área disciplinar emergente, designada por Ciência da Informação, que se configura como um campo uno e transdisciplinar, aberto a uma fecunda interdiscipli-naridade com diversos outros campos do saber. Embora a afirmação de identidade científica desta área seja relativamente recente, a verdade é que, desde épocas bem remotas, se implantaram no “terreno”, exercendo actividades práticas relacionadas com a informação, diversos tipos de profissionais, com as variadas designações que todos conhecemos: “arquivistas”, “bibliotecários”, “documentalistas” e, mais recentemente, “gestores de documentos” e “gestores de informação”.Pensar cientificamente a Informação, com recurso a teorias e modelos interpretativos e a metodologias de investigação adequadas, implica naturalmente uma nova postura face ao que tradicionalmente se foi conjecturando em torno das chamadas “Ciências Documentais”. As mudanças sociais, económicas e culturais, provocadas pelo desenvolvimento das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), acarretaram consigo múltiplos desafios e novas necessidades de resposta, que afectaram directamente as actividades dos profissionais da informação.Em face da nova realidade da já consagradamente baptizada Sociedade da Informação, urge consolidar os fundamentos teóricos deste campo disciplinar, desenvol-ver a investigação pura e aplicada neste domínio e, sobretudo, repensar e renovar a formação dos novos profissionais que é necessário colocar no mercado de trabalho. A variedade de perfis profissionais e a multiplicidade de competências que hoje lhes são exigidas carecem de uma base teórica una e consistente, pois só assim serão capazes de responder eficazmente às exigências dos diversos contextos orgânicos onde é produzido, usado e preservado o fluxo informacional. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-05-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/674 |
url |
https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/674 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/674 https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/674/672 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas |
publisher.none.fl_str_mv |
Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 8 (2004): Nas encruzilhadas da Informação e da Cultura - (Re)inventar a Profissão reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817553502356897792 |