A promoção da esperança nos pais de crianças com necessidades especiais de saúde :

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalaria, Inês Eliana Pinto
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43758
Resumo: Um crescente aumento no número de crianças com necessidades especiais de saúde tem vindo a impor uma maior exigência de cuidados. A complexidade nos cuidados a estas crianças, torna-se muitas vezes difícil de gerir pelos pais e famílias, com consequências a vários níveis (Nóbrega et al., 2010; McElfresh & Merck, 2014). Mas se por um lado o cuidado parental a crianças com necessidades especiais de saúde está associado a piores resultados em saúde dos pais dessas crianças, a positividade e a esperança assumem-se como fundamentais para os mesmos (Kepreotes et al., 2010; Cohn, et al., 2020). O papel positivo que a esperança exerce sobre a vida, a saúde e a doença é amplamente reconhecido e isso é significativo na enfermagem quando o objetivo é promover a saúde e o bem-estar das pessoas (Farran et al.,1995 as cited in Magão, 2012; Hammer et al., 2009). Reconhecendo os cuidados centrados na família e os cuidados não traumáticos como fundamentais para a prestação de cuidados de enfermagem, é fundamental o desenvolvimento de intervenções que promovam o conforto nas suas várias dimensões. Tendo em conta a Teoria de Conforto de K. Kolcaba esse conforto pode ser alcançado atingindo o alívio, a tranquilidade e a transcendência nos vários contextos e para isso a promoção da esperança dos pais de crianças com necessidades especiais de saúde é fundamental. O presente relatório, elaborado no âmbito do 11º Mestrado em Enfermagem na Área de Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, revela o percurso formativo ao longo do qual se pretendeu desenvolver competências de enfermeiro especialista, particularmente na área de enfermagem de saúde infantil e pediátrica, tendo sido utilizada a metodologia de projeto para o desenvolvimento de competências. Neste sentido, ao longo do período de estágio foram sendo desenvolvidas várias atividades, nomeadamente de pesquisa bibliográfica, divulgação e dinamização de estratégias, instrumentos ou evidência científica, prestação de cuidados e reflexão que pretenderam responder aos objetivos propostos para este percurso, contribuindo também para adquirir e consolidar conhecimentos e competências para o desenvolvimento de uma prática de prestação de cuidados especializada.
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