A utilização de dispositivos móveis na avaliação formativa: desenvolvimento de competências para o novo milénio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Beatriz Pereira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/82819
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_d48170eeed1b5f792a666aed78c565a2
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/82819
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A utilização de dispositivos móveis na avaliação formativa: desenvolvimento de competências para o novo milénioThe use of mobile devices in formative assessment: development of skills for the new milleniumEstágio PedagógicoAvaliaçãoAvaliação Formativa ContínuaDispositivos MóveisTecnologias EducacionaisPedagogical InternshipEvaluationContinuous Formative AssessmentMobile DevicesEducational TechnologiesRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasEste trabalho incide sobre a utilização de dispositivos móveis durante o processo de avaliação formativa e como esses dispositivos podem desenvolvem outras competências nos alunos do século XXI, de forma a estarem preparados para as novas exigências que lhes são pedidas à saída da escolaridade obrigatória. O trabalho foi desenvolvido em duas turmas no ano letivo 2017/2018, durante o estágio pedagógico supervisionado no Colégio Bissaya Barreto.Começamos por apresentar tudo o que diz respeito à realização do estágio pedagógico, apresentando uma descrição da escola, uma caracterização da turma afeta, bem como as diferentes atividades desenvolvidas ao longo do estágio curricular. Depois abordaremos a investigação científica realizada, onde se aprofunda a temática escolhida, a avaliação formativa contínua. De seguida, aborda-se o estudo desenvolvido e aplicado, este foi delineado para cumprir dois grandes objetivos: um primeiro, associado ao desenvolvimento de estratégias que facilitem uma avaliação contínua mais frequente, permitindo, por um lado, que os estudantes identifiquem as suas dificuldades e, consequentemente, trabalhem para as superar e, por outro lado, que os professores encontrem estratégias que lhes permitam a realização dessa mesma avaliação quer de uma forma mais célere quer, e sobretudo, obtendo resultados de uma forma mais eficiente. Para além disso, o projeto desenvolvido procurou também a integração de metodologias digitais que fomentem o desenvolvimento de competências associadas ao "Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória", por exemplo, ao nível do trabalho colaborativo, da criatividade, da comunicação, da persistência e da adaptabilidade. Para tal, foi escolhido a app Plickers e os dispositivos móveis ActivExpression2 para se desenvolver o estudo, encontrando assim uma nova metodologia para realizar a avaliação formativa na Era Digital.The present work focuses on the use of mobile devices during the formative assessment process and how these devices can develop other skills in the students of the 21st Century, that way they will be prepare for the new requirements that are asked in the professional word. The work was developed in two classes in the 2017/2018 school year, during the teaching internship at “Bissaya Barreto College”.We begin by presenting everything that concerns the pedagogical internship, a description of the school, a characterization of the assigned class, as well as the different activities developed during the internship. After, we address the scientific research carried out, in which the chosen theme was the continuous formative assessment. And next, we approached the study developed and applied, which was designed to fulfill two main objectives: first, associated with the development of strategies that facilitate a more frequent continuous evaluation, allowing, on the one hand, students to identify their difficulties and consequently work to overcome them, and on the other hand, that teachers find strategies that allow them to carry out an evaluation more faster and efficiently, and above all, to obtain results in a more efficient way. The project also wanted the integration of digital methodologies that foster the development of skills associated with the "Profile of the Student Leaving Required Schooling", for example, in terms of collaborative work, creativity, communication, persistence and adaptability. To this end, the Plickers app and the mobile devices ActiveExpression2 were chosen to develop the study, finding a new methodology for conducting formative assessment in the Digital Age.2018-10-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/82819http://hdl.handle.net/10316/82819TID:202044220porFerreira, Beatriz Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2019-06-02T14:18:52Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/82819Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:04:41.369393Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização de dispositivos móveis na avaliação formativa: desenvolvimento de competências para o novo milénio
The use of mobile devices in formative assessment: development of skills for the new millenium
title A utilização de dispositivos móveis na avaliação formativa: desenvolvimento de competências para o novo milénio
spellingShingle A utilização de dispositivos móveis na avaliação formativa: desenvolvimento de competências para o novo milénio
Ferreira, Beatriz Pereira
Estágio Pedagógico
Avaliação
Avaliação Formativa Contínua
Dispositivos Móveis
Tecnologias Educacionais
Pedagogical Internship
Evaluation
Continuous Formative Assessment
Mobile Devices
Educational Technologies
title_short A utilização de dispositivos móveis na avaliação formativa: desenvolvimento de competências para o novo milénio
title_full A utilização de dispositivos móveis na avaliação formativa: desenvolvimento de competências para o novo milénio
title_fullStr A utilização de dispositivos móveis na avaliação formativa: desenvolvimento de competências para o novo milénio
title_full_unstemmed A utilização de dispositivos móveis na avaliação formativa: desenvolvimento de competências para o novo milénio
title_sort A utilização de dispositivos móveis na avaliação formativa: desenvolvimento de competências para o novo milénio
author Ferreira, Beatriz Pereira
author_facet Ferreira, Beatriz Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Beatriz Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Avaliação
Avaliação Formativa Contínua
Dispositivos Móveis
Tecnologias Educacionais
Pedagogical Internship
Evaluation
Continuous Formative Assessment
Mobile Devices
Educational Technologies
topic Estágio Pedagógico
Avaliação
Avaliação Formativa Contínua
Dispositivos Móveis
Tecnologias Educacionais
Pedagogical Internship
Evaluation
Continuous Formative Assessment
Mobile Devices
Educational Technologies
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/82819
http://hdl.handle.net/10316/82819
TID:202044220
url http://hdl.handle.net/10316/82819
identifier_str_mv TID:202044220
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133939065946112