A Ilustração Atual e as suas Potencialidades Pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Mónica
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva, Brigite
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2147
Resumo: A ilustração atual caracterizada por um discurso multidisciplinar e transversal a diferentes áreas artísticas, tem vindo a assumir uma preponderância na construção da cultura visual, pela sua aproximação à arte contemporânea que pressupõe uma alfabetização do olhar para compreender visualmente o mundo em que estamos inseridos. A natureza heterogénea e interativa do texto imagético, como meio de comunicação artística, torna-se um elemento fundamental na educação da criança já que a desafia e a conduz simultaneamente ao (re)conhecimento de múltiplas conexões entre a realidade e a fantasia mediante a ativação dos sentidos, colocando-a como participante ativa da cultura que a nutre, permitindo-lhe ampliar os seus referenciais artísticos e consequentemente o desenvolvimento da sua sensibilidade estética e da sua forma de expressão e comunicação. A presente investigação partiu do pressuposto básico de que o livro de ilustração atual é um dispositivo pedagógico pertinente e com potencialidades educativas significativas para desenvolvimento global da criança. Este artigo assenta num estudo efetuado a 58 educadores, procurando perceber qual a importância que a educação pré-escolar tem vindo a conferir à ilustração atual e de que forma os educadores têm utilizado e potenciado a ilustração como recurso educativo.
id RCAP_d49c0da3dfcaf07072b344d6af3e7741
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2147
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Ilustração Atual e as suas Potencialidades PedagógicasArte contemporâneaIlustraçãoLivro de ilustração -- dispositivo pedagógicoLivro infantil -- imagemA ilustração atual caracterizada por um discurso multidisciplinar e transversal a diferentes áreas artísticas, tem vindo a assumir uma preponderância na construção da cultura visual, pela sua aproximação à arte contemporânea que pressupõe uma alfabetização do olhar para compreender visualmente o mundo em que estamos inseridos. A natureza heterogénea e interativa do texto imagético, como meio de comunicação artística, torna-se um elemento fundamental na educação da criança já que a desafia e a conduz simultaneamente ao (re)conhecimento de múltiplas conexões entre a realidade e a fantasia mediante a ativação dos sentidos, colocando-a como participante ativa da cultura que a nutre, permitindo-lhe ampliar os seus referenciais artísticos e consequentemente o desenvolvimento da sua sensibilidade estética e da sua forma de expressão e comunicação. A presente investigação partiu do pressuposto básico de que o livro de ilustração atual é um dispositivo pedagógico pertinente e com potencialidades educativas significativas para desenvolvimento global da criança. Este artigo assenta num estudo efetuado a 58 educadores, procurando perceber qual a importância que a educação pré-escolar tem vindo a conferir à ilustração atual e de que forma os educadores têm utilizado e potenciado a ilustração como recurso educativo.Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual (APECV)2015-05-18T14:45:09Z2014-01-01T00:00:00Z2014conference objectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2147por978-989-96384-6-4Oliveira, MónicaSilva, Brigiteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-04-18T06:57:09Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2147Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-04-18T06:57:09Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Ilustração Atual e as suas Potencialidades Pedagógicas
title A Ilustração Atual e as suas Potencialidades Pedagógicas
spellingShingle A Ilustração Atual e as suas Potencialidades Pedagógicas
Oliveira, Mónica
Arte contemporânea
Ilustração
Livro de ilustração -- dispositivo pedagógico
Livro infantil -- imagem
title_short A Ilustração Atual e as suas Potencialidades Pedagógicas
title_full A Ilustração Atual e as suas Potencialidades Pedagógicas
title_fullStr A Ilustração Atual e as suas Potencialidades Pedagógicas
title_full_unstemmed A Ilustração Atual e as suas Potencialidades Pedagógicas
title_sort A Ilustração Atual e as suas Potencialidades Pedagógicas
author Oliveira, Mónica
author_facet Oliveira, Mónica
Silva, Brigite
author_role author
author2 Silva, Brigite
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Mónica
Silva, Brigite
dc.subject.por.fl_str_mv Arte contemporânea
Ilustração
Livro de ilustração -- dispositivo pedagógico
Livro infantil -- imagem
topic Arte contemporânea
Ilustração
Livro de ilustração -- dispositivo pedagógico
Livro infantil -- imagem
description A ilustração atual caracterizada por um discurso multidisciplinar e transversal a diferentes áreas artísticas, tem vindo a assumir uma preponderância na construção da cultura visual, pela sua aproximação à arte contemporânea que pressupõe uma alfabetização do olhar para compreender visualmente o mundo em que estamos inseridos. A natureza heterogénea e interativa do texto imagético, como meio de comunicação artística, torna-se um elemento fundamental na educação da criança já que a desafia e a conduz simultaneamente ao (re)conhecimento de múltiplas conexões entre a realidade e a fantasia mediante a ativação dos sentidos, colocando-a como participante ativa da cultura que a nutre, permitindo-lhe ampliar os seus referenciais artísticos e consequentemente o desenvolvimento da sua sensibilidade estética e da sua forma de expressão e comunicação. A presente investigação partiu do pressuposto básico de que o livro de ilustração atual é um dispositivo pedagógico pertinente e com potencialidades educativas significativas para desenvolvimento global da criança. Este artigo assenta num estudo efetuado a 58 educadores, procurando perceber qual a importância que a educação pré-escolar tem vindo a conferir à ilustração atual e de que forma os educadores têm utilizado e potenciado a ilustração como recurso educativo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-05-18T14:45:09Z
dc.type.driver.fl_str_mv conference object
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2147
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-989-96384-6-4
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual (APECV)
publisher.none.fl_str_mv Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual (APECV)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817543298315714560