Bem-estar e ambiente escolar em alunos do ensino profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Ana Beatriz Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/36745
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2018
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spelling Bem-estar e ambiente escolar em alunos do ensino profissionalEscolas profissionaisAmbiente escolarBem-estarEstereótipo (Psicologia)Teses de mestrado - 2018Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2018Numa perspetiva sociocognitiva, a presente investigação analisa o bem-estar subjetivo considerando variáveis pessoais, de carreira e de suporte social e académico, numa amostra 296 estudantes de seis escolas de três regiões do país, sendo 56.6% rapazes. Foram utilizadas as escalas de Autoeficácia Geral, Desenvolvimento e Bem-estar, de Ajustamento e Adaptação ao Ensino Profissional e de Avaliação do Ambiente Escolar (EAAE). O primeiro artigo inclui os dados relativos à EAAE, que foi desenvolvida para esta investigação. Os dados mostram uma estrutura de cinco fatores, extraídos em componentes principais com rotação varimax, que correspondem às dimensões teóricas Coesão de Turma, Coesão de Escola, Relação com Professores, Cooperação com Professores e Perceção Negativa do Ambiente Escolar. Os resultados sugerem as qualidades psicométricas positivas da medida e apontam para as suas potencialidades na intervenção e investigação, sobre fatores que caraterizam os ambientes psicopedagógicos e relacionais das escolas profissionais. No segundo capítulo foi analisado o bem-estar dos alunos, sendo o modelo de regressão múltipla linear, por stepwise, significativo (R2 = 0,32, F (7,22) =16,13, p=,001), e encontrando-se como fatores explicativos do bem-estar a autoeficácia geral, congruência com o curso, cooperação com professores, prestígio e empregabilidade, projetos de carreira e estereótipos associados ao ensino profissional (pela negativa). O terceiro capitulo inclui a discussão dos dados, nomeadamente as implicações para a intervenção nas escolas profissionais, que devem contemplar aspetos de natureza vocacional, o ambiente escolar e social e que podem ser desenvolvidas junto dos alunos, dos professores e da sociedade em geral.From a socio-cognitive perspective, the present research analyses subjective wellbeing considering both the personal, the career and the social support variables, in a sample of 296 students from six schools from three different geographical areas, in which 56.6% of the students were boys. The General Self-Efficacy Scale, the Development and Wellbeing, the Identification with School Scale, and the School Environment Evaluation Scale (EAAE) were used. The first article includes the data from EAAE, which was developed for this research. The data show a five factors structure, extracted in main components, with varimax rotation. Corresponding to the Class Cohesion, School Cohesion, Relationship with the Teachers, Cooperation with the Teachers, and Negative Perception of the school’s environment theoretical dimensions. The results suggest the psychometric qualities of the measure, pointing towards its potential for intervention and research on the factors that characterize the professional schools psych pedagogical and relational environments, aiming stereotypes relating to vocational education. In the 2nd chapter, the multiple regression model for well-being, by stepwise, is significative (R2 = 0,32, F (7,22) =16,13, p=,001), with wellbeing being explained by the general selfefficacy, class cohesion, identification with the school and study area, prestige and employment, relationship and cooperation with the teachers, and the stereotypes associated with professional schools. The 3rd chapter includes the data discussion, namely the implications for intervention in professional schools, which should include aspects of vocational nature, the scholar and social environment, and should be developed with the students, teachers and general society.Teixeira, Maria Odília, 1957-Repositório da Universidade de LisboaPinto, Ana Beatriz Rodrigues2019-01-30T09:54:24Z20182018-07-022018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/36745TID:202187500porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:33:30Zoai:repositorio.ul.pt:10451/36745Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:50:56.368209Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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