Efeitos da prematuridade sobre a aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mariana Gauterio Tavares
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Jerusa Pires Pozzada, Augusto Duarte Faria, Rui Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10216/149107
Resumo: Considerando as relações encontradas na literatura sobre dificuldades de aprendizagem e nascimento prematuro, este estudo teve como objetivo avaliar as correlações entre indivíduos que nasceram muito prematuros e prematuros moderados/tardios com dificuldades de aprendizagem. Foi considerado o desempenho na realização de provas nas áreas de linguagem, aritmética, construção visuoespacial e leitura, além de variáveis como o peso, Apgar e tempo de internação em UTI Neonatal. Foram constituídos dois grupos de crianças entre 6 anos e 10 anos e 11 meses. Um grupo tinha histórico de nascimento entre 28 e 36 semanas de idade gestacional, e o outro de nascimento a termo (a partir de 37 semanas). Não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos em relação ao desempenho nas tarefas. As correlações apontaram que o baixo peso ao nascer e o tempo de internação em centro de terapia intensiva não aparentam ser fator de risco para dificuldades de aprendizagem em crianças muito prematuras a prematuras moderadas/tardias. Estes resultados são vistos de forma positiva, pois permitem confiança nas habilidades das destas crianças e podem ajudar a reduzir o estigma da prematuridade.
id RCAP_d4b57efec6d55bb87c57e52b9d5f8de6
oai_identifier_str oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/149107
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Efeitos da prematuridade sobre a aprendizagemConsiderando as relações encontradas na literatura sobre dificuldades de aprendizagem e nascimento prematuro, este estudo teve como objetivo avaliar as correlações entre indivíduos que nasceram muito prematuros e prematuros moderados/tardios com dificuldades de aprendizagem. Foi considerado o desempenho na realização de provas nas áreas de linguagem, aritmética, construção visuoespacial e leitura, além de variáveis como o peso, Apgar e tempo de internação em UTI Neonatal. Foram constituídos dois grupos de crianças entre 6 anos e 10 anos e 11 meses. Um grupo tinha histórico de nascimento entre 28 e 36 semanas de idade gestacional, e o outro de nascimento a termo (a partir de 37 semanas). Não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos em relação ao desempenho nas tarefas. As correlações apontaram que o baixo peso ao nascer e o tempo de internação em centro de terapia intensiva não aparentam ser fator de risco para dificuldades de aprendizagem em crianças muito prematuras a prematuras moderadas/tardias. Estes resultados são vistos de forma positiva, pois permitem confiança nas habilidades das destas crianças e podem ajudar a reduzir o estigma da prematuridade.20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/10216/149107por1413-356310.14295/vittalle.v32i2.9439Mariana Gauterio TavaresJerusa Pires PozzadaAugusto Duarte FariaRui Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-29T16:11:47Zoai:repositorio-aberto.up.pt:10216/149107Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:38:49.610335Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos da prematuridade sobre a aprendizagem
title Efeitos da prematuridade sobre a aprendizagem
spellingShingle Efeitos da prematuridade sobre a aprendizagem
Mariana Gauterio Tavares
title_short Efeitos da prematuridade sobre a aprendizagem
title_full Efeitos da prematuridade sobre a aprendizagem
title_fullStr Efeitos da prematuridade sobre a aprendizagem
title_full_unstemmed Efeitos da prematuridade sobre a aprendizagem
title_sort Efeitos da prematuridade sobre a aprendizagem
author Mariana Gauterio Tavares
author_facet Mariana Gauterio Tavares
Jerusa Pires Pozzada
Augusto Duarte Faria
Rui Alves
author_role author
author2 Jerusa Pires Pozzada
Augusto Duarte Faria
Rui Alves
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mariana Gauterio Tavares
Jerusa Pires Pozzada
Augusto Duarte Faria
Rui Alves
description Considerando as relações encontradas na literatura sobre dificuldades de aprendizagem e nascimento prematuro, este estudo teve como objetivo avaliar as correlações entre indivíduos que nasceram muito prematuros e prematuros moderados/tardios com dificuldades de aprendizagem. Foi considerado o desempenho na realização de provas nas áreas de linguagem, aritmética, construção visuoespacial e leitura, além de variáveis como o peso, Apgar e tempo de internação em UTI Neonatal. Foram constituídos dois grupos de crianças entre 6 anos e 10 anos e 11 meses. Um grupo tinha histórico de nascimento entre 28 e 36 semanas de idade gestacional, e o outro de nascimento a termo (a partir de 37 semanas). Não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos em relação ao desempenho nas tarefas. As correlações apontaram que o baixo peso ao nascer e o tempo de internação em centro de terapia intensiva não aparentam ser fator de risco para dificuldades de aprendizagem em crianças muito prematuras a prematuras moderadas/tardias. Estes resultados são vistos de forma positiva, pois permitem confiança nas habilidades das destas crianças e podem ajudar a reduzir o estigma da prematuridade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10216/149107
url https://hdl.handle.net/10216/149107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1413-3563
10.14295/vittalle.v32i2.9439
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136294783156224