Potencial didáctico dos sistemas de informação geográfica no ensino da Geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Nuno Filipe Lopes
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/3634
Resumo: Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica
id RCAP_d4b9b3d6dd2eb274c714b9556e37e55d
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/3634
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Potencial didáctico dos sistemas de informação geográfica no ensino da GeografiaAprender fazendoAprendizagem construtivistaCompetênciasEnsinoEnsino experimentalGeografiaGestão flexível do currículoSistemas de informação geográfica (SIG)Learning by doingConstructivism learningSkillsTeachingExperimental teachingGeographyFlexible management of the curriculumGeographic information systems (GIS)Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ciência e Sistemas de Informação GeográficaA informação geográfica assume-se como o ponto de partida para compreendermos o mundo em que vivemos, estando presente nos curricula de várias disciplinas, entre as quais no da Geografia. A sua difusão através dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) tem a vantagem de fornecer aos alunos, uma visão integrada dos problemas, permitindo estimular a exploração individual da informação e em consequência, o desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico. Uma das prioridades actuais na utilização das novas tecnologias passa pela adaptação dos conteúdos à linguagem dos meios, isto é, pela elaboração de material e de estratégias educativas adequadas a um tipo de ensino que tende a recorrer cada vez mais à utilização de ferramentas informáticas. Este trabalho pretende dar a conhecer, através de uma metodologia educacional centrada no Aprender Fazendo, o potencial didáctico que a utilização dos SIG poderá ter no ensino da disciplina de Geografia no 3º Ciclo de Escolaridade. Neste sentido, foram seleccionados diversos conteúdos de dois temas do programa de Geografia para o referido nível de escolaridade e desenvolvidas várias actividades, tendo como recurso o programa informático de SIG para a Educação: ArcVoyager. A sua concretização encontra-se documentada através de um guião de utilização do software e de planificações de aula detalhadas, onde se incluem todos os procedimentos para exploração das actividades, os conceitos temáticos a reter e um conjunto diversificado de exercícios de aplicação. A apresentação destas actividades permite assim antever a possibilidade da utilização das ferramentas de SIG poderem ser exploradas noutros conteúdos curriculares, funcionando como elemento motivacional e facilitador das aprendizagens.Painho, Marco Octávio TrindadeRUNGomes, Nuno Filipe Lopes2010-05-28T13:34:25Z2006-05-122006-05-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/3634porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:33:22Zoai:run.unl.pt:10362/3634Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:15:24.764058Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Potencial didáctico dos sistemas de informação geográfica no ensino da Geografia
title Potencial didáctico dos sistemas de informação geográfica no ensino da Geografia
spellingShingle Potencial didáctico dos sistemas de informação geográfica no ensino da Geografia
Gomes, Nuno Filipe Lopes
Aprender fazendo
Aprendizagem construtivista
Competências
Ensino
Ensino experimental
Geografia
Gestão flexível do currículo
Sistemas de informação geográfica (SIG)
Learning by doing
Constructivism learning
Skills
Teaching
Experimental teaching
Geography
Flexible management of the curriculum
Geographic information systems (GIS)
title_short Potencial didáctico dos sistemas de informação geográfica no ensino da Geografia
title_full Potencial didáctico dos sistemas de informação geográfica no ensino da Geografia
title_fullStr Potencial didáctico dos sistemas de informação geográfica no ensino da Geografia
title_full_unstemmed Potencial didáctico dos sistemas de informação geográfica no ensino da Geografia
title_sort Potencial didáctico dos sistemas de informação geográfica no ensino da Geografia
author Gomes, Nuno Filipe Lopes
author_facet Gomes, Nuno Filipe Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Painho, Marco Octávio Trindade
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Nuno Filipe Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Aprender fazendo
Aprendizagem construtivista
Competências
Ensino
Ensino experimental
Geografia
Gestão flexível do currículo
Sistemas de informação geográfica (SIG)
Learning by doing
Constructivism learning
Skills
Teaching
Experimental teaching
Geography
Flexible management of the curriculum
Geographic information systems (GIS)
topic Aprender fazendo
Aprendizagem construtivista
Competências
Ensino
Ensino experimental
Geografia
Gestão flexível do currículo
Sistemas de informação geográfica (SIG)
Learning by doing
Constructivism learning
Skills
Teaching
Experimental teaching
Geography
Flexible management of the curriculum
Geographic information systems (GIS)
description Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-05-12
2006-05-12T00:00:00Z
2010-05-28T13:34:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/3634
url http://hdl.handle.net/10362/3634
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137805207601152