Potencial didáctico dos sistemas de informação geográfica no ensino da Geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/3634 |
Resumo: | Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica |
id |
RCAP_d4b9b3d6dd2eb274c714b9556e37e55d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/3634 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Potencial didáctico dos sistemas de informação geográfica no ensino da GeografiaAprender fazendoAprendizagem construtivistaCompetênciasEnsinoEnsino experimentalGeografiaGestão flexível do currículoSistemas de informação geográfica (SIG)Learning by doingConstructivism learningSkillsTeachingExperimental teachingGeographyFlexible management of the curriculumGeographic information systems (GIS)Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ciência e Sistemas de Informação GeográficaA informação geográfica assume-se como o ponto de partida para compreendermos o mundo em que vivemos, estando presente nos curricula de várias disciplinas, entre as quais no da Geografia. A sua difusão através dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) tem a vantagem de fornecer aos alunos, uma visão integrada dos problemas, permitindo estimular a exploração individual da informação e em consequência, o desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico. Uma das prioridades actuais na utilização das novas tecnologias passa pela adaptação dos conteúdos à linguagem dos meios, isto é, pela elaboração de material e de estratégias educativas adequadas a um tipo de ensino que tende a recorrer cada vez mais à utilização de ferramentas informáticas. Este trabalho pretende dar a conhecer, através de uma metodologia educacional centrada no Aprender Fazendo, o potencial didáctico que a utilização dos SIG poderá ter no ensino da disciplina de Geografia no 3º Ciclo de Escolaridade. Neste sentido, foram seleccionados diversos conteúdos de dois temas do programa de Geografia para o referido nível de escolaridade e desenvolvidas várias actividades, tendo como recurso o programa informático de SIG para a Educação: ArcVoyager. A sua concretização encontra-se documentada através de um guião de utilização do software e de planificações de aula detalhadas, onde se incluem todos os procedimentos para exploração das actividades, os conceitos temáticos a reter e um conjunto diversificado de exercícios de aplicação. A apresentação destas actividades permite assim antever a possibilidade da utilização das ferramentas de SIG poderem ser exploradas noutros conteúdos curriculares, funcionando como elemento motivacional e facilitador das aprendizagens.Painho, Marco Octávio TrindadeRUNGomes, Nuno Filipe Lopes2010-05-28T13:34:25Z2006-05-122006-05-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/3634porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:33:22Zoai:run.unl.pt:10362/3634Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:15:24.764058Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Potencial didáctico dos sistemas de informação geográfica no ensino da Geografia |
title |
Potencial didáctico dos sistemas de informação geográfica no ensino da Geografia |
spellingShingle |
Potencial didáctico dos sistemas de informação geográfica no ensino da Geografia Gomes, Nuno Filipe Lopes Aprender fazendo Aprendizagem construtivista Competências Ensino Ensino experimental Geografia Gestão flexível do currículo Sistemas de informação geográfica (SIG) Learning by doing Constructivism learning Skills Teaching Experimental teaching Geography Flexible management of the curriculum Geographic information systems (GIS) |
title_short |
Potencial didáctico dos sistemas de informação geográfica no ensino da Geografia |
title_full |
Potencial didáctico dos sistemas de informação geográfica no ensino da Geografia |
title_fullStr |
Potencial didáctico dos sistemas de informação geográfica no ensino da Geografia |
title_full_unstemmed |
Potencial didáctico dos sistemas de informação geográfica no ensino da Geografia |
title_sort |
Potencial didáctico dos sistemas de informação geográfica no ensino da Geografia |
author |
Gomes, Nuno Filipe Lopes |
author_facet |
Gomes, Nuno Filipe Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Painho, Marco Octávio Trindade RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Nuno Filipe Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprender fazendo Aprendizagem construtivista Competências Ensino Ensino experimental Geografia Gestão flexível do currículo Sistemas de informação geográfica (SIG) Learning by doing Constructivism learning Skills Teaching Experimental teaching Geography Flexible management of the curriculum Geographic information systems (GIS) |
topic |
Aprender fazendo Aprendizagem construtivista Competências Ensino Ensino experimental Geografia Gestão flexível do currículo Sistemas de informação geográfica (SIG) Learning by doing Constructivism learning Skills Teaching Experimental teaching Geography Flexible management of the curriculum Geographic information systems (GIS) |
description |
Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-05-12 2006-05-12T00:00:00Z 2010-05-28T13:34:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/3634 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/3634 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137805207601152 |