O impacto da realidade aumentada na perceção sensorial e intenção de compra do consumidor de cosméticos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/29615 |
Resumo: | Mestrado Bolonha em Marketing |
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O impacto da realidade aumentada na perceção sensorial e intenção de compra do consumidor de cosméticosRealidade AumentadaFluência de Imagens mentaisExperiência emocionalIntenção de compraPerceção sensorialAugmented RealityFluency of Mental ImageryEmotional experiencePurchase IntentionSensory perceptionMestrado Bolonha em MarketingNa indústria da beleza, a Realidade Aumentada permite a utilização de ferramentas try-on, através da qual os consumidores podem visualizar como os produtos se adaptam ao seu rosto e alteram a sua aparência. O objetivo deste tipo de ferramentas é reduzir os efeitos da intagibilidade do produto virtual, melhorando a capacidade do consumidor de se imaginar a utilizar o produto ao testá-lo virtualmente, e com isso, melhorar a experiência de escolha online, incentivando à compra. Neste contexto, o objetivo desta investigação é compreender como pode a utilização da Realidade Aumentada na venda online de um produto de cosmética afetar a perceção sensorial do produto e a sua intenção de compra. Simultaneamente a investigação pretende aprofundar o papel da fluência de imagens mentais e experiência emocional como mediadores da experiência de compra através de Realidade Aumentada, apurando o seu papel no imaginário do consumidor relativamente o produto cosmético. Para o presente estudo foi utilizado um contexto empírico real, o website da Kiko Cosmetics, e usado o método experimental. Foram recolhidas 244 respostas válidas. Os resultados obtidos neste estudo não permitiram tirar conclusões. São discutidas as limitações deste estudo e dadas pistas para futuras investigações.In the beauty industry, Augmented Reality allows the use of try-on tools, through which consumers can visualize how products adapt to their face and change their appearance. The objective of this type of tools is to reduce the effects of the intangibility of the virtual product, improving the consumer's ability to imagine themselves using the product when testing it virtually, and thus, improving the online choice experience, encouraging purchase. In this context, the objective of this research is to understand how the use of Augmented Reality in the online sale of a cosmetic product can affect the sensorial perception of the product and its purchase intention. Simultaneously, the research aims to deepen the role of the fluency of mental images and emotional experience as mediators of the shopping experience through Augmented Reality, investigating its role in the consumer's imagination regarding the cosmetic product. For the present study, a real empirical context was used, the Kiko Cosmetics website, and the experimental method was used. 244 valid responses were collected. The results obtained in this study did not allow conclusions to be drawn. The limitations of this study are discussed and clues for future investigations are given.Instituto Superior de Economia e GestãoOliveira, Sandra Miranda deRepositório da Universidade de LisboaFerreira, Ana Sofia Gonçalves2023-102023-10-01T00:00:00Z2025-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/29615porFerreira, Ana Sofia Gonçalves (2023). “O impacto da realidade aumentada na perceção sensorial e intenção de compra do consumidor de cosméticos”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T18:42:26Zoai:repositorio.ul.pt:10400.5/29615Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T18:42:26Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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