Eficácia do Programa de Mindfulness no Bem Estar de crianças em contexto escolar: Revisão Integrativa da Literatura
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
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Resumo: | Enquadramento: O bem-estar das crianças é um indicador importante para o seu desenvolvimento, pelo que importa perceber a eficácia do mindfulness na promoção e/ou melhoria do bem-estar das mesmas. Objetivo: Mapear as evidências no que diz respeito à eficácia de programas de mindfulness no bem-estar de crianças entre os 5 e os 11 anos, em contexto escolar. Metodologia: A revisão baseou-se na metodologia do Joanna Briggs Institute. A pesquisa foi realizada nas bases de dados MEDLINE via PubMed e CINAHL via EBSCO, com a utilização das palavras-chave mindfulness, child e well-being e um limite temporal de abril de 2008 a abril de 2018. Resultados: Foram incluídos 3 estudos na revisão (n = 201). Verificou-se que em todos existiu melhoria das funções cognitivas das crianças e em dois dos estudos verificou-se uma melhoria do bem-estar sócio-emocional. Conclusão: A utilização de intervenções baseadas no mindfulness, para crianças em contexto escolar, evidenciou influências positivas na saúde mental, em várias dimensões do bem-estar sócio-emocional e nas funções cognitivas das mesmas. Palavras-chave: atenção plena; criança; bem-estar |
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