Eficácia do Programa de Mindfulness no Bem Estar de crianças em contexto escolar: Revisão Integrativa da Literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Sónia Cristina Sá Casimiro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://web.esenfc.pt/?url=F3ygraKI
Resumo: Enquadramento: O bem-estar das crianças é um indicador importante para o seu desenvolvimento, pelo que importa perceber a eficácia do mindfulness na promoção e/ou melhoria do bem-estar das mesmas. Objetivo: Mapear as evidências no que diz respeito à eficácia de programas de mindfulness no bem-estar de crianças entre os 5 e os 11 anos, em contexto escolar. Metodologia: A revisão baseou-se na metodologia do Joanna Briggs Institute. A pesquisa foi realizada nas bases de dados MEDLINE via PubMed e CINAHL via EBSCO, com a utilização das palavras-chave mindfulness, child e well-being e um limite temporal de abril de 2008 a abril de 2018. Resultados: Foram incluídos 3 estudos na revisão (n = 201). Verificou-se que em todos existiu melhoria das funções cognitivas das crianças e em dois dos estudos verificou-se uma melhoria do bem-estar sócio-emocional. Conclusão: A utilização de intervenções baseadas no mindfulness, para crianças em contexto escolar, evidenciou influências positivas na saúde mental, em várias dimensões do bem-estar sócio-emocional e nas funções cognitivas das mesmas. Palavras-chave: atenção plena; criança; bem-estar
id RCAP_d4cf7888b11d077580f5f6c8ec2a154d
oai_identifier_str oai:repositorio.esenfc.pt:11044
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Eficácia do Programa de Mindfulness no Bem Estar de crianças em contexto escolar: Revisão Integrativa da Literaturaatenção-plenacriança bem-estarEnquadramento: O bem-estar das crianças é um indicador importante para o seu desenvolvimento, pelo que importa perceber a eficácia do mindfulness na promoção e/ou melhoria do bem-estar das mesmas. Objetivo: Mapear as evidências no que diz respeito à eficácia de programas de mindfulness no bem-estar de crianças entre os 5 e os 11 anos, em contexto escolar. Metodologia: A revisão baseou-se na metodologia do Joanna Briggs Institute. A pesquisa foi realizada nas bases de dados MEDLINE via PubMed e CINAHL via EBSCO, com a utilização das palavras-chave mindfulness, child e well-being e um limite temporal de abril de 2008 a abril de 2018. Resultados: Foram incluídos 3 estudos na revisão (n = 201). Verificou-se que em todos existiu melhoria das funções cognitivas das crianças e em dois dos estudos verificou-se uma melhoria do bem-estar sócio-emocional. Conclusão: A utilização de intervenções baseadas no mindfulness, para crianças em contexto escolar, evidenciou influências positivas na saúde mental, em várias dimensões do bem-estar sócio-emocional e nas funções cognitivas das mesmas. Palavras-chave: atenção plena; criança; bem-estarSinais Vitais2019-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://web.esenfc.pt/?url=F3ygraKIporhttp://web.esenfc.pt/?url=F3ygraKIurn:isbn:2182-9764Pereira, Sónia Cristina Sá Casimiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2021-11-18T00:00:00Zoai:repositorio.esenfc.pt:11044Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:13:06.437500Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Eficácia do Programa de Mindfulness no Bem Estar de crianças em contexto escolar: Revisão Integrativa da Literatura
title Eficácia do Programa de Mindfulness no Bem Estar de crianças em contexto escolar: Revisão Integrativa da Literatura
spellingShingle Eficácia do Programa de Mindfulness no Bem Estar de crianças em contexto escolar: Revisão Integrativa da Literatura
Pereira, Sónia Cristina Sá Casimiro
atenção-plena
criança bem-estar
title_short Eficácia do Programa de Mindfulness no Bem Estar de crianças em contexto escolar: Revisão Integrativa da Literatura
title_full Eficácia do Programa de Mindfulness no Bem Estar de crianças em contexto escolar: Revisão Integrativa da Literatura
title_fullStr Eficácia do Programa de Mindfulness no Bem Estar de crianças em contexto escolar: Revisão Integrativa da Literatura
title_full_unstemmed Eficácia do Programa de Mindfulness no Bem Estar de crianças em contexto escolar: Revisão Integrativa da Literatura
title_sort Eficácia do Programa de Mindfulness no Bem Estar de crianças em contexto escolar: Revisão Integrativa da Literatura
author Pereira, Sónia Cristina Sá Casimiro
author_facet Pereira, Sónia Cristina Sá Casimiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Sónia Cristina Sá Casimiro
dc.subject.por.fl_str_mv atenção-plena
criança bem-estar
topic atenção-plena
criança bem-estar
description Enquadramento: O bem-estar das crianças é um indicador importante para o seu desenvolvimento, pelo que importa perceber a eficácia do mindfulness na promoção e/ou melhoria do bem-estar das mesmas. Objetivo: Mapear as evidências no que diz respeito à eficácia de programas de mindfulness no bem-estar de crianças entre os 5 e os 11 anos, em contexto escolar. Metodologia: A revisão baseou-se na metodologia do Joanna Briggs Institute. A pesquisa foi realizada nas bases de dados MEDLINE via PubMed e CINAHL via EBSCO, com a utilização das palavras-chave mindfulness, child e well-being e um limite temporal de abril de 2008 a abril de 2018. Resultados: Foram incluídos 3 estudos na revisão (n = 201). Verificou-se que em todos existiu melhoria das funções cognitivas das crianças e em dois dos estudos verificou-se uma melhoria do bem-estar sócio-emocional. Conclusão: A utilização de intervenções baseadas no mindfulness, para crianças em contexto escolar, evidenciou influências positivas na saúde mental, em várias dimensões do bem-estar sócio-emocional e nas funções cognitivas das mesmas. Palavras-chave: atenção plena; criança; bem-estar
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://web.esenfc.pt/?url=F3ygraKI
url http://web.esenfc.pt/?url=F3ygraKI
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://web.esenfc.pt/?url=F3ygraKI
urn:isbn:2182-9764
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Sinais Vitais
publisher.none.fl_str_mv Sinais Vitais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137233877336064