Desenvolvimento de sistema de tracção baseado em pilha de combustível
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/2115 |
Resumo: | O presente trabalho visa a implementação de um sistema de tracção baseado em pilha de combustível. Apresenta como objectivo principal a sua inclusão num veículo automóvel, cuja eficiência deverá ser o ponto fulcral. De facto, na origem da concepção deste veículo está a participação na prova de eficiência “Shell Eco Marathon”. Nesse sentido, foi necessário elaborar um estudo do estado de arte relativo às pilhas de combustível, de modo a definir uma tecnologia cujos requisitos se encontrem enquadrados com o sistema a desenvolver. Posteriormente, efectuou-se um estudo relativo aos motores eléctricos de acordo com as especificações. Desenhou-se um controlador electrónico capaz de efectuar o controlo do motor. Este proporciona o controlo da velocidade e rotação do mesmo. A gama de velocidade implementada varia desde os 250 rpm e os 3400 rpm. Ao longo desta dissertação são apresentados os conteúdos descritos anteriormente, bem como os principais resultados e conclusões retiradas da realização do trabalho. ABSTRACT: This work aims the implementation of a traction system based on fuel cells. Displays primary purpose for inclusion in a car, whose efficiency should be the focal point. Indeed, behind the design of this vehicle is the participation in the efficiency challenge called "Shell Eco Marathon”. Accordingly, it was necessary to prepare a study on the fuel cells state of the art in order to define a technology whose requirements are framed with the system to develop. Subsequently, a study of the electric motors in accordance with the specifications. Drew is an electronic controller able to check the engine. This provides the control of rotation speed and the direction of the motor. The range of speed implemented varies from 250 rpm and 3400 rpm. Throughout this dissertation are the contents described above, and the main results and conclusions drawn from the completion of work. |
id |
RCAP_d4daeada4bde395488f9ac59f223e860 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/2115 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenvolvimento de sistema de tracção baseado em pilha de combustívelEngenharia electrónicaPilhas de combustívelMotores eléctricosControladores eléctricosO presente trabalho visa a implementação de um sistema de tracção baseado em pilha de combustível. Apresenta como objectivo principal a sua inclusão num veículo automóvel, cuja eficiência deverá ser o ponto fulcral. De facto, na origem da concepção deste veículo está a participação na prova de eficiência “Shell Eco Marathon”. Nesse sentido, foi necessário elaborar um estudo do estado de arte relativo às pilhas de combustível, de modo a definir uma tecnologia cujos requisitos se encontrem enquadrados com o sistema a desenvolver. Posteriormente, efectuou-se um estudo relativo aos motores eléctricos de acordo com as especificações. Desenhou-se um controlador electrónico capaz de efectuar o controlo do motor. Este proporciona o controlo da velocidade e rotação do mesmo. A gama de velocidade implementada varia desde os 250 rpm e os 3400 rpm. Ao longo desta dissertação são apresentados os conteúdos descritos anteriormente, bem como os principais resultados e conclusões retiradas da realização do trabalho. ABSTRACT: This work aims the implementation of a traction system based on fuel cells. Displays primary purpose for inclusion in a car, whose efficiency should be the focal point. Indeed, behind the design of this vehicle is the participation in the efficiency challenge called "Shell Eco Marathon”. Accordingly, it was necessary to prepare a study on the fuel cells state of the art in order to define a technology whose requirements are framed with the system to develop. Subsequently, a study of the electric motors in accordance with the specifications. Drew is an electronic controller able to check the engine. This provides the control of rotation speed and the direction of the motor. The range of speed implemented varies from 250 rpm and 3400 rpm. Throughout this dissertation are the contents described above, and the main results and conclusions drawn from the completion of work.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:52:45Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/2115porCarvalho, Tiago Daniel Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:59:20Zoai:ria.ua.pt:10773/2115Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:38.745789Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de sistema de tracção baseado em pilha de combustível |
title |
Desenvolvimento de sistema de tracção baseado em pilha de combustível |
spellingShingle |
Desenvolvimento de sistema de tracção baseado em pilha de combustível Carvalho, Tiago Daniel Duarte Engenharia electrónica Pilhas de combustível Motores eléctricos Controladores eléctricos |
title_short |
Desenvolvimento de sistema de tracção baseado em pilha de combustível |
title_full |
Desenvolvimento de sistema de tracção baseado em pilha de combustível |
title_fullStr |
Desenvolvimento de sistema de tracção baseado em pilha de combustível |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de sistema de tracção baseado em pilha de combustível |
title_sort |
Desenvolvimento de sistema de tracção baseado em pilha de combustível |
author |
Carvalho, Tiago Daniel Duarte |
author_facet |
Carvalho, Tiago Daniel Duarte |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Tiago Daniel Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia electrónica Pilhas de combustível Motores eléctricos Controladores eléctricos |
topic |
Engenharia electrónica Pilhas de combustível Motores eléctricos Controladores eléctricos |
description |
O presente trabalho visa a implementação de um sistema de tracção baseado em pilha de combustível. Apresenta como objectivo principal a sua inclusão num veículo automóvel, cuja eficiência deverá ser o ponto fulcral. De facto, na origem da concepção deste veículo está a participação na prova de eficiência “Shell Eco Marathon”. Nesse sentido, foi necessário elaborar um estudo do estado de arte relativo às pilhas de combustível, de modo a definir uma tecnologia cujos requisitos se encontrem enquadrados com o sistema a desenvolver. Posteriormente, efectuou-se um estudo relativo aos motores eléctricos de acordo com as especificações. Desenhou-se um controlador electrónico capaz de efectuar o controlo do motor. Este proporciona o controlo da velocidade e rotação do mesmo. A gama de velocidade implementada varia desde os 250 rpm e os 3400 rpm. Ao longo desta dissertação são apresentados os conteúdos descritos anteriormente, bem como os principais resultados e conclusões retiradas da realização do trabalho. ABSTRACT: This work aims the implementation of a traction system based on fuel cells. Displays primary purpose for inclusion in a car, whose efficiency should be the focal point. Indeed, behind the design of this vehicle is the participation in the efficiency challenge called "Shell Eco Marathon”. Accordingly, it was necessary to prepare a study on the fuel cells state of the art in order to define a technology whose requirements are framed with the system to develop. Subsequently, a study of the electric motors in accordance with the specifications. Drew is an electronic controller able to check the engine. This provides the control of rotation speed and the direction of the motor. The range of speed implemented varies from 250 rpm and 3400 rpm. Throughout this dissertation are the contents described above, and the main results and conclusions drawn from the completion of work. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01T00:00:00Z 2009 2011-04-19T13:52:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/2115 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/2115 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137455228583936 |