Avaliação das Aprendizagens de Inglês no 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Maria Alfredo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Mourão, Sandie, Leslie, Carolyn, Monteiro, Estela
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/127374
Resumo: UID/ELT/04097/2013 UID/ELT/04097/2016 CEECIND/01822/2017 UID/ELT/04097/2019 UIDB/04097/2020 UIDP/04097/2020 UIDB/01661/2020 UIDP/01661/2020
id RCAP_d4dd32be43b1e2415d351939dd9ebedf
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/127374
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação das Aprendizagens de Inglês no 1º CEBAssessment in primary English educationA study in continental PortugalUm Estudo em Portugal ContinentalArts and Humanities (miscellaneous)EducationSDG 4 - Quality EducationUID/ELT/04097/2013 UID/ELT/04097/2016 CEECIND/01822/2017 UID/ELT/04097/2019 UIDB/04097/2020 UIDP/04097/2020 UIDB/01661/2020 UIDP/01661/2020Este relatório descreve os resultados de um estudo exploratório, de âmbito nacional, que investigou as práticas de avaliação no Ensino Primário de Inglês em Portugal. O estudo, organizado através do CETAPS, Universidade Nova de Lisboa, em colaboração com o CIEd da Universidade do Minho, decorreu entre outubro de 2017 e dezembro de 2019. Recorreu a um método misto, recolhendo informação de caráter quantitativo sobre as diretrizes dos agrupamentos em termos da avaliação e dados qualitativos relativos às perceções dos professores em torno das suas práticas. Foi utilizada uma grelha constituída por descritores para analisar documentos referentes ao processo de avaliação nos diferentes agrupamentos de escolas, e um inquérito online e entrevistas semiestruturadas para recolher dados sobre as perceções dos professore em torno das suas práticas de avaliação em sala de aula. Os resultados indicam que, em Portugal continental, as crianças que aprendem Inglês em escolas públicas do 1.º CEB são avaliadas, prioritariamente, nas competências de compreensão e produção escritas, o que não corresponde às recomendações nacionais, nem tão pouco às recomendações identificadas na literatura. Evidencia-se um foco excessivo em testes escritos e uma escassez de participação das crianças nos processos de avaliação. Isto deve-se a uma variedade de fatores, que incluem as culturas tradicionais de avaliação enraizadas no sistema educativo em todos os níveis de ensino; pressão parental para incluir testes; difíceis condições de trabalho no elevado número de turmas e alunos; isolamento profissional; precariedade e baixo estatuto profissional. Acresce ainda que a ausência de um programa curricular e de diretrizes nacionais para avaliar a disciplina de Inglês no 1.º Ciclo parece agravar os problemas descritos no relatório. Apontam-se seis recomendações para ultrapassar, pelo menos parcialmente, os constrangimentos identificados.Universidade Nova de LisboaCentro de Estudos Ingleses de Tradução e Anglo-portugueses (CETAPS)Departamento de Línguas, Culturas e Literaturas Modernas (DLCLM)RUNMoreira, Maria AlfredoMourão, SandieLeslie, CarolynMonteiro, Estela2021-11-08T23:20:58Z2021-10-182021-10-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/report75application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/127374por978-972-99724-7-8PURE: 34426594info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:07:24Zoai:run.unl.pt:10362/127374Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:46:07.046605Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação das Aprendizagens de Inglês no 1º CEB
Assessment in primary English educationA study in continental Portugal
Um Estudo em Portugal Continental
title Avaliação das Aprendizagens de Inglês no 1º CEB
spellingShingle Avaliação das Aprendizagens de Inglês no 1º CEB
Moreira, Maria Alfredo
Arts and Humanities (miscellaneous)
Education
SDG 4 - Quality Education
title_short Avaliação das Aprendizagens de Inglês no 1º CEB
title_full Avaliação das Aprendizagens de Inglês no 1º CEB
title_fullStr Avaliação das Aprendizagens de Inglês no 1º CEB
title_full_unstemmed Avaliação das Aprendizagens de Inglês no 1º CEB
title_sort Avaliação das Aprendizagens de Inglês no 1º CEB
author Moreira, Maria Alfredo
author_facet Moreira, Maria Alfredo
Mourão, Sandie
Leslie, Carolyn
Monteiro, Estela
author_role author
author2 Mourão, Sandie
Leslie, Carolyn
Monteiro, Estela
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Centro de Estudos Ingleses de Tradução e Anglo-portugueses (CETAPS)
Departamento de Línguas, Culturas e Literaturas Modernas (DLCLM)
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Maria Alfredo
Mourão, Sandie
Leslie, Carolyn
Monteiro, Estela
dc.subject.por.fl_str_mv Arts and Humanities (miscellaneous)
Education
SDG 4 - Quality Education
topic Arts and Humanities (miscellaneous)
Education
SDG 4 - Quality Education
description UID/ELT/04097/2013 UID/ELT/04097/2016 CEECIND/01822/2017 UID/ELT/04097/2019 UIDB/04097/2020 UIDP/04097/2020 UIDB/01661/2020 UIDP/01661/2020
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-08T23:20:58Z
2021-10-18
2021-10-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/127374
url http://hdl.handle.net/10362/127374
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-972-99724-7-8
PURE: 34426594
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 75
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nova de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nova de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138065349869568