Avaliação das Aprendizagens de Inglês no 1º CEB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/127374 |
Resumo: | UID/ELT/04097/2013 UID/ELT/04097/2016 CEECIND/01822/2017 UID/ELT/04097/2019 UIDB/04097/2020 UIDP/04097/2020 UIDB/01661/2020 UIDP/01661/2020 |
id |
RCAP_d4dd32be43b1e2415d351939dd9ebedf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/127374 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliação das Aprendizagens de Inglês no 1º CEBAssessment in primary English educationA study in continental PortugalUm Estudo em Portugal ContinentalArts and Humanities (miscellaneous)EducationSDG 4 - Quality EducationUID/ELT/04097/2013 UID/ELT/04097/2016 CEECIND/01822/2017 UID/ELT/04097/2019 UIDB/04097/2020 UIDP/04097/2020 UIDB/01661/2020 UIDP/01661/2020Este relatório descreve os resultados de um estudo exploratório, de âmbito nacional, que investigou as práticas de avaliação no Ensino Primário de Inglês em Portugal. O estudo, organizado através do CETAPS, Universidade Nova de Lisboa, em colaboração com o CIEd da Universidade do Minho, decorreu entre outubro de 2017 e dezembro de 2019. Recorreu a um método misto, recolhendo informação de caráter quantitativo sobre as diretrizes dos agrupamentos em termos da avaliação e dados qualitativos relativos às perceções dos professores em torno das suas práticas. Foi utilizada uma grelha constituída por descritores para analisar documentos referentes ao processo de avaliação nos diferentes agrupamentos de escolas, e um inquérito online e entrevistas semiestruturadas para recolher dados sobre as perceções dos professore em torno das suas práticas de avaliação em sala de aula. Os resultados indicam que, em Portugal continental, as crianças que aprendem Inglês em escolas públicas do 1.º CEB são avaliadas, prioritariamente, nas competências de compreensão e produção escritas, o que não corresponde às recomendações nacionais, nem tão pouco às recomendações identificadas na literatura. Evidencia-se um foco excessivo em testes escritos e uma escassez de participação das crianças nos processos de avaliação. Isto deve-se a uma variedade de fatores, que incluem as culturas tradicionais de avaliação enraizadas no sistema educativo em todos os níveis de ensino; pressão parental para incluir testes; difíceis condições de trabalho no elevado número de turmas e alunos; isolamento profissional; precariedade e baixo estatuto profissional. Acresce ainda que a ausência de um programa curricular e de diretrizes nacionais para avaliar a disciplina de Inglês no 1.º Ciclo parece agravar os problemas descritos no relatório. Apontam-se seis recomendações para ultrapassar, pelo menos parcialmente, os constrangimentos identificados.Universidade Nova de LisboaCentro de Estudos Ingleses de Tradução e Anglo-portugueses (CETAPS)Departamento de Línguas, Culturas e Literaturas Modernas (DLCLM)RUNMoreira, Maria AlfredoMourão, SandieLeslie, CarolynMonteiro, Estela2021-11-08T23:20:58Z2021-10-182021-10-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/report75application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/127374por978-972-99724-7-8PURE: 34426594info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:07:24Zoai:run.unl.pt:10362/127374Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:46:07.046605Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação das Aprendizagens de Inglês no 1º CEB Assessment in primary English educationA study in continental Portugal Um Estudo em Portugal Continental |
title |
Avaliação das Aprendizagens de Inglês no 1º CEB |
spellingShingle |
Avaliação das Aprendizagens de Inglês no 1º CEB Moreira, Maria Alfredo Arts and Humanities (miscellaneous) Education SDG 4 - Quality Education |
title_short |
Avaliação das Aprendizagens de Inglês no 1º CEB |
title_full |
Avaliação das Aprendizagens de Inglês no 1º CEB |
title_fullStr |
Avaliação das Aprendizagens de Inglês no 1º CEB |
title_full_unstemmed |
Avaliação das Aprendizagens de Inglês no 1º CEB |
title_sort |
Avaliação das Aprendizagens de Inglês no 1º CEB |
author |
Moreira, Maria Alfredo |
author_facet |
Moreira, Maria Alfredo Mourão, Sandie Leslie, Carolyn Monteiro, Estela |
author_role |
author |
author2 |
Mourão, Sandie Leslie, Carolyn Monteiro, Estela |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Ingleses de Tradução e Anglo-portugueses (CETAPS) Departamento de Línguas, Culturas e Literaturas Modernas (DLCLM) RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Maria Alfredo Mourão, Sandie Leslie, Carolyn Monteiro, Estela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arts and Humanities (miscellaneous) Education SDG 4 - Quality Education |
topic |
Arts and Humanities (miscellaneous) Education SDG 4 - Quality Education |
description |
UID/ELT/04097/2013 UID/ELT/04097/2016 CEECIND/01822/2017 UID/ELT/04097/2019 UIDB/04097/2020 UIDP/04097/2020 UIDB/01661/2020 UIDP/01661/2020 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-08T23:20:58Z 2021-10-18 2021-10-18T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/127374 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/127374 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
978-972-99724-7-8 PURE: 34426594 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
75 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nova de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nova de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138065349869568 |