As universidades fundacionais e o New Public Management

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Pedro Gabriel Barrias
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/4760
Resumo: Desde os finais dos anos 70, os Estados têm implementado reformas na Administração Pública que alteraram o paradigma da prestação dos serviços e da relação das estruturas administrativas com os cidadãos. Esse conjunto de reformas foi designado New Public Management e foi marcado pela privatização de funções do Estado, com os governos a abdicarem das operações e serviços que podem ser melhor geridos por empresas privadas ou por agências públicas de matriz empresarial, pela descentralização de tarefas, pela introdução de uma cultura empresarial e por um aumento do necessidade de prestação de contas e demonstração de resultados. Esta dissertação analisa a forma como o New Public Management se concretizou no ensino superior e que influências teve no modelo de governação das universidades e institutos politécnicos. A dissertação analisa ainda a importância da autonomia institucional no ensino superior e os regimes legais criados que a possam favorecer, nomeadamente realçando o modelo de independent legal status. Em Portugal, esse modelo foi implementado através da criação das universidades fundacionais e esta dissertação concluirá que estas universidades passaram a evidenciar caraterísticas manageriais mais aprofundadas após a sua adesão ao regime fundacional.
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