Brinquedos modelares de construção para cegos e ambliopes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Duarte Simões Crawford do
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/22417
Resumo: Dissertação de Mestrado em Design com a especialização em Design de Comunicação, dissertação apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.
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Os brinquedos modulares de construção possuem vários benefícios para o desenvolvimento de crianças. Esses benefícios podem ser observados nas mesmas áreas do desenvolvimento onde crianças cegas e amblíopes costumam mostrar atrasos. No entanto, este tipo de brinquedos não é inteiramente acessível para estas crianças da mesma forma que o é para crianças normovisuais, e assim, as duas não beneficiam da mesma forma. Ao longo desta investigação pretendeu-se perceber como se podem adaptar brinquedos modulares de construção para crianças cegas e com deficiências visuais, de forma a que estas consigam usufruir de todos os benefícios dos mesmos. Para isso, estudaram-se brinquedos modulares de construção existentes e outros brinquedos semelhantes criados especificamente para crianças com deficiências visuais, e percebeu-se a melhor forma de criar brinquedos para crianças cegas e amblíopes de forma a que estas consigam brincar da mesma maneira que uma criança normovisual. Consequentemente, foram criados protótipos de brinquedos modulares de construção, e foi desenvolvido um método de montagem que permita a construção de conjuntos específicos para crianças cegas e com baixa visão, o que resultou em novos produtos. No decorrer deste trabalho foi usada uma metodologia mista, intervencionista e não intervencionista. Como metodologia não intervencionista recorreu-se ao estudo de casos e a inquéritos, e como metodologia intervencionista recorreu-se à experiência, através da concepção de protótipos de estudo que posteriormente foram avaliados através de observação direta com um grupo de amostra e com recurso a entrevistas semiestruturadas de avaliação dos produtos desenvolvidos. No final do trabalho tem-se um conjunto de produtos que permite a construção autónoma destes brinquedos para todo o tipo de crianças - cegas, amblíopes ou normovisuais.ABSTRACT: Experts on the subject of child development recognize that the development of blind and visually impaired children is, usually, different from that of sighted children. It is common to notice delays in the development of blind children in areas like motor, cognitive, spatial and social skills, specially in children under the age of ten. However, these delays aren’t inevitable and there are ways to stimulate blind children so that their development is at least comparable with what is expected of a child in that age group. Modular building toys have various benefits to child development. Those benefits are often observed in the same areas of development that tend to show delays in blind and visually impaired children. Even so, these toys are not specially accessible for blind children the way they are for sighted ones, and therefore, both of them aren’t benefitting from them in the same manner. Throughout this investigation we aimed to understand how to adapt these types of toys so that blind and visually impaired children can enjoy all the benefits of modular building toys. To that end, different types of modular building toys and other toys made for blind children were studied to understand the best way to create toys for these children so that they can play with them in the same way sighted children do. Accordingly, prototypes of modular building toys were made together with the development of a new building method that allows the assembly of specific sets for blind and visually impaired children, which, in turn, resulted in the creation of new products. In the course of this work, a mixed interventionist and non-interventionist methodology was used. As a non-interventionist methodology we resorted to the study of cases and surveys, and as an interventionist methodology, experience was used through the design of study prototypes, which were later evaluated through direct observation with a sample group and using semi-structured interviews to evaluate the developed products. At the end of the project we have a set of products that allow the autonomous construction of these toys for all types of children - blind, visually impaired or sighted.Universidade de Lisboa, Faculdade de ArquiteturaAlmendra, Rita AssoreiraRepositório da Universidade de LisboaNascimento, Duarte Simões Crawford do2023-09-01T00:30:21Z2020-092020-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/22417porNASCIMENTO, Duarte Simões Crawford do - Brinquedos modelares de construção para cegos e ambliopes. - Lisboa : FA, 2020. 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