Vídeo-Arte: Limites da Imagem Audiovisual
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21814/vista.4509 |
Resumo: | O presente artigo expõe uma reflexão sobre o vídeo enquanto meio de expressão artística e dos seus limites no campo da imagem audiovisual. Para tal, analisamos a sua evolução, sobretudo a partir dos finais do século XX, e a sua relação com outras práticas artísticas dos media art. Com efeito, debruçamo-nos sobre a ontologia da imagem, quer seja fílmica ou videográfica, tentando propor uma exploração territorial nos domínios da imagem audiovisual, perante a implicação dos avanços tecnológicos que alavancam os campos estéticos, concetuais e de representação. Pretende-se perceber a existência de convergências interdisciplinares e interculturais nos contextos das práticas artísticas da media art. Concentramo-nos nas possíveis distinções entre os média de vídeo, televisão e cinema, principalmente no cruzamento das fronteiras da classificação dos géneros de “média arte”, “cultura visual” ou “imagem digital média” e da expansão do espectro temático dos mesmos. Este trabalho sublinha algumas ideias em que o vídeo e a televisão partilham a ontologia da imagem e confere-se de que modo as implicações estéticas, técnicas e culturais foram relevantes para o resultado de algumas obras e para a interpretação visual das mesmas. Deste modo, articula-se oposição entre a produção sintética e o material estético. Mediante a seleção de alguns artistas, este estudo procura explorar a possibilidade de novas formas artísticas contribuírem para a configuração da imagem interativa e do seu papel na evolução do audiovisual. |
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Vídeo-Arte: Limites da Imagem AudiovisualVideo Art: Confines of the Audiovisual ImageArtigos TemáticosO presente artigo expõe uma reflexão sobre o vídeo enquanto meio de expressão artística e dos seus limites no campo da imagem audiovisual. Para tal, analisamos a sua evolução, sobretudo a partir dos finais do século XX, e a sua relação com outras práticas artísticas dos media art. Com efeito, debruçamo-nos sobre a ontologia da imagem, quer seja fílmica ou videográfica, tentando propor uma exploração territorial nos domínios da imagem audiovisual, perante a implicação dos avanços tecnológicos que alavancam os campos estéticos, concetuais e de representação. Pretende-se perceber a existência de convergências interdisciplinares e interculturais nos contextos das práticas artísticas da media art. Concentramo-nos nas possíveis distinções entre os média de vídeo, televisão e cinema, principalmente no cruzamento das fronteiras da classificação dos géneros de “média arte”, “cultura visual” ou “imagem digital média” e da expansão do espectro temático dos mesmos. Este trabalho sublinha algumas ideias em que o vídeo e a televisão partilham a ontologia da imagem e confere-se de que modo as implicações estéticas, técnicas e culturais foram relevantes para o resultado de algumas obras e para a interpretação visual das mesmas. Deste modo, articula-se oposição entre a produção sintética e o material estético. Mediante a seleção de alguns artistas, este estudo procura explorar a possibilidade de novas formas artísticas contribuírem para a configuração da imagem interativa e do seu papel na evolução do audiovisual.This paper outlines a reflection on video as a medium of artistic expression and its confines in the audiovisual image field. For such purpose, we analyse its evolution, especially since the late 20th century, and its relation with other media art practices. In fact, we focus on the ontology of the image, be it filmic or videographic, trying to propose a territorial exploration in the domains of the audiovisual image, considering the implication of technological advances that leverage the aesthetic, conceptual and representational fields. The aim is to understand the existence of interdisciplinary and intercultural convergences in the contexts of media art practices. We focus on the possible distinctions between the media of video, television and cinema, mainly on the intersection of the confines of the "media art", "visual culture", or "digital media image" genre classification and the expansion of their thematic spectrum. This work highlights some ideas in which video and television share the ontology of the image and examines how aesthetic, technical and cultural implications have been relevant to the outcome of some works and their visual interpretation. This way, the opposition between synthetic production and aesthetic material is articulated. By selecting some artists, this study seeks to explore the possibility of new artistic forms contributing to the configuration of the interactive image and its role in the evolution of the audiovisual.Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho2023-04-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/vista.4509por2184-1284Soares de Castro, Geraldo Eanesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-06T22:45:12Zoai:journals.uminho.pt:article/4509Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:50:00.455456Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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